*LRCA Defense Consulting - 01/07/2025
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebra com orgulho a aprovação unânime do satélite SelenITA na etapa de Revisão de Definição do Sistema (Delta-SDR), realizada entre os dias 10 e 12 de junho.
A avaliação técnica contou com uma comissão internacional presidida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com representantes da NASA, NOAA, FINEP, INPE e do US Southern Command. O foco da análise foi o Orbitalizador, sistema sob responsabilidade brasileira no contexto da missão.
Durante dois dias, os alunos do ITA apresentaram — com excelência técnica e domínio conceitual — propostas nas áreas de mecânica orbital, controle, comunicações Terra-Lua, projeto térmico, propulsão, gerenciamento técnico, entre outros aspectos críticos do projeto. Também foram apresentados cinco instrumentos científicos que compõem a carga útil, sendo três deles concebidos no próprio ITA.
A missão SelenITA representa a contribuição brasileira ao Programa Artemis, da NASA, com o objetivo de estudar campos magnéticos e fenômenos eletrostáticos na crosta lunar. O projeto é uma iniciativa estruturante do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2022–2031) e reforça o compromisso do ITA com a pesquisa de ponta e com a formação de profissionais preparados para atuar nos maiores desafios da engenharia aeroespacial.
Com apoio da AEB, FINEP, instituições internacionais e universidades parceiras, o SelenITA avança com solidez e inovação — atributos que fazem parte do DNA do ITA desde sua fundação.
*Com informações do ITA
Leitura complementar
- ITA avança em projeto de microssatélite com aplicações em ciência e defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).