Pesquisar este portal

23 setembro, 2025

EUA - Taurus GX2: um novo padrão de acessibilidade e modernidade

Amigável ao usuário, confiável e repleta de recursos a um preço acessível, a Taurus marcou todos os pontos com a GX2.

Foto de Forrest MacCormack.

*American Rifleman - 16/09/2025

De carros a telefones celulares, à medida que um produto se torna mais sofisticado, geralmente também se torna mais caro. E, à medida que as pistolas modernas se tornam mais modulares e prontas para miras ópticas (red dots), seus preços tendem a subir. Às vezes, você deseja simplicidade, mas não à custa da qualidade ou funcionalidade. A minimalista Taurus G2c tem sido uma das pistolas compactas mais populares do mercado, com mais de 1 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos até o momento. Com a GX2, a Taurus busca oferecer recursos mais modernos, melhor usabilidade e maior confiabilidade, mantendo o preço que contribuiu para a popularidade da G2c.

A GX2 é uma pistola semiautomática operada por recuo, no calibre 9 mm Luger. Uma pistola de tamanho "compacto", ela possui um comprimento total de 15,57 cm, uma altura de 12,39 cm e pesa 595 gramas, descarregada, tornando-a ligeiramente menor que a G2c. Assim como a GX4 da empresa, ela utiliza um sistema de percussor lançado (striker-fired) e possui um chassi modular de controle de disparo que é a "arma de fogo" propriamente dita, pois contém o número de série, visível através de uma janela na parte traseira do módulo da empunhadura. Tanto na série GX4 quanto na pistola GX2, este chassi modular é usado para conveniência na fabricação moderna, uma vez que o manual não recomenda que o proprietário remova o chassi, e módulos de empunhadura de reposição (aftermarket) ainda não foram desenvolvidos.

Assim como a GX4, a GX2 utiliza um gatilho serrilhado de face plana que não possui a capacidade de segundo disparo (restrike) da G2c. Enquanto a GX4 não é oferecida com uma trava de segurança manual externa, a GX2 segue o exemplo da G2c e está disponível apenas com uma trava de segurança de polegar. Isso se soma à trava de segurança do gatilho e ao bloqueio do percussor.

O módulo de empunhadura em polímero da GX2 (disponível em oito cores) segue o perfil da GX4, exceto por usar um padrão de texturização (stippling) exclusivo e pela ausência de recortes para pegada do carregador e de dorsos de empunhadura intercambiáveis. Sua textura proporciona uma empunhadura firme sem ser excessivamente agressiva. O design do carregador da GX2, que é de coluna dupla/alimentação única, permite uma circunferência pequena na parte superior da empunhadura. Isso não apenas proporciona uma pegada confiante para o tiro, mas também permite que a maioria dos usuários alcance o botão de liberação do carregador sem precisar reposicionar a mão. Embora o retém do carregador seja reversível, todos os outros controles (retém do ferrolho e alavanca da trava de segurança manual) são apenas para o lado esquerdo. O guarda-mão da GX2 possui um trilho Picatinny M191310 moldado com três ranhuras para montagem de luzes táticas e lasers.


A Taurus GX2 desmonta por meio de uma alavanca de desmontagem. Ela usa miras compatíveis com Glock11 (inserção) – sendo a alça de mira um entalhe quadrado em rabo de andorinha com uma face serrilhada e a massa de mira um poste com um ponto branco – e o ferrolho não é usinado para aceitar uma mira óptica (red dot). Um chassi modular de aço inoxidável (acima), que é a "arma de fogo" serializada propriamente dita, contém os componentes de controle de disparo da pistola.

O design do conjunto do ferrolho e do cano, bem como seu perfil, também imita a GX4, com chanfros superiores e frontais para facilitar o porte velado12 da GX2 e serrilhados profundos no ferrolho, tanto na parte frontal quanto traseira. O cano de 3,25 polegadas (8,25 cm) é feito de aço inoxidável e recebe um acabamento fosco natural; um entalhe na parte traseira da câmara do cano serve como um indicador visual de câmara carregada13. As miras são de metal e consistem em uma massa de mira fixa tipo poste com um ponto branco e uma alça de mira entalhada em rabo de andorinha com uma face serrilhada. O ferrolho da GX2 não é usinado para uma mira óptica.

Sua capacidade de carregador de 13 munições posiciona a GX2 entre os carregadores de 11 munições de montagem nivelada da GX4 e GX4XL e a GX4 Carry de 15 munições. Embora o design do carregador da GX2 seja idêntico ao da GX4, o comprimento e a base dos carregadores de 11 e 13 munições da GX4 impedem seu uso na GX2. A Taurus está oferecendo um carregador estendido de 15 munições para a GX2 como acessório. Os carregadores da GX2 também são fabricados internamente pela Taurus, ao contrário dos carregadores da GX4 fabricados pela Mec-Gar.

Quão confiante a Taurus está na GX2? Confiante o suficiente para fazer dela o primeiro produto da empresa lançado na renomada Gunsite Academy. Por dois dias, um grupo de escritores especializados em armas testou a pistola exaustivamente nos estandes de tiro da Academia, uma tarefa que a GX2 provou ser capaz de suportar. Essa experiência foi espelhada em nossos testes formais de precisão e confiabilidade com uma amostra de produção meses depois. O gatilho da GX2 possui o curso inicial típico de um sistema striker-fired antes de atingir uma "parede sólida" e quebrar de forma limpa com um peso de 2,83 kg15; seu reset foi curto e positivo. Embora a GX2 possa ser descarregada com a trava de segurança manual acionada, o ferrolho não pode ser recuado o suficiente para alimentar uma nova munição com a trava acionada.

A Taurus destaca um procedimento de desmontagem mais amigável ao usuário como um dos atributos da GX2. Enquanto a GX4 requer o uso de uma chave de fenda para girar o pino de desmontagem, a GX2 possui uma alavanca de desmontagem externa. Após confirmar que a pistola está descarregada, a alavanca de desmontagem é girada para frente e o gatilho é puxado para permitir que o conjunto do ferrolho seja removido da armação.

A Taurus garantiu que o mercado de coldres estivesse pronto para dar suporte à GX2 em seu lançamento. Durante nossos testes, a pistola alternou entre um PHLster Skeleton IWB e um UM Tactical Qualifier OWB17. O tamanho geral da GX2 proporciona um equilíbrio perfeito entre portabilidade e facilidade de tiro/manuseio.

Com um preço de varejo sugerido (MSRP) de apenas $310 para a versão com ferrolho preto, a GX2 tem um preço cerca de $175 mais baixo que a GX4 Carry.

Amigável ao usuário, confiável e repleta de recursos a um preço acessível, a Taurus marcou todos os pontos com a GX2. Uma digna herdeira natural da G2c, é mais um exemplo da empresa atualizando sua linha de armas de fogo de uma forma que torna a "proteção acessível a todos os americanos".


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque