Pesquisar este portal

21 novembro, 2025

Defesa e inovação: Embraer amplia cooperação estratégica com empresas holandesas e avança na Europa

Imagem meramente ilustrativa

*LRCA Defense Consulting - 21/11/2025

A Embraer elevou a cooperação com os Países Baixos no setor de defesa ao firmar novos acordos estratégicos com três importantes empresas holandesas: TNO, OPT/NET e ILIAS. Estes acordos fazem parte do Acordo de Participação Industrial com o Ministério da Economia holandês e consolidam a integração da Embraer ao ecossistema de defesa local, ampliando a colaboração tecnológica e operacional.

A TNO, criada em 1932 por legislação específica, é uma organização de pesquisa independente focada em inovação aplicada nas ciências técnicas, naturais e sociais para o bem comum. Atuando globalmente em indústria e governo, a TNO impulsiona a competitividade sustentável e o desenvolvimento tecnológico. A Embraer colaborará com a TNO em sistemas multiagentes e gerenciamento de dados para missões de vigilância, visando melhorar a capacidade de resposta operacional.

A OPT/NET é especialista em sistemas avançados baseados em inteligência artificial, com amplo know-how em proteção de infraestruturas críticas e apoio decisório em operações militares complexas. Sua expertise transforma grandes volumes de dados em informações práticas para manutenção da vantagem operacional. A parceria com a Embraer visa fortalecer a aplicação de tecnologias de IA para apoiar a tomada de decisões em operações militares.

Já a ILIAS Solutions oferece, há mais de 30 anos, soluções de software comerciais voltadas ao setor de defesa, com uma plataforma robusta que orquestra logística, manutenção, treinamento e operações em terra, mar e ar. Reconhecida mundialmente pela capacidade de integrar sistemas militares complexos, a ILIAS provê ferramentas essenciais para gestão de frotas e operações expedicionárias, contribuindo para a prontidão e eficiência das forças armadas.

Os acordos preveem o aprofundamento em projetos de vigilância, aprimoramento da tomada de decisão em operações militares e soluções em tempo real para gestão de frota, apoiando as forças de defesa holandesas com tecnologia de ponta. A própria Embraer, por meio da Atech, reforçará essas iniciativas com sua expertise em sistemas de comando, controle e análise de inteligência, promovendo o desenvolvimento conjunto de tecnologias avançadas no setor de defesa entre Brasil e Países Baixos.

O desenvolvimento de uma plataforma comum e a integração de apoio logístico e operacional estão na agenda, além do intercâmbio de conhecimentos técnicos entre os parceiros. Essa iniciativa integra uma estratégia maior de fortalecimento das capacidades industriais e tecnológicas na Europa, como ressaltado por Frederico Lemos, vice-presidente da Embraer Defesa e Segurança.

Avanço na presença da Embraer na Europa
No cenário mais amplo, esses acordos sinalizam um avanço na presença da Embraer na Europa, especialmente na área de defesa, contribuindo para o aumento das exportações e fortalecimento do setor aeroespacial brasileiro no mercado internacional. A cooperação com entidades tradicionais como a TNO garante inovação contínua e competitividade global para ambos os países.

Segundo Jan Christiaan Dicke, Comissário de Produção Militar do Ministério da Economia holandês, a colaboração fortalece o ecossistema industrial de defesa da Holanda, promovendo conhecimento, tecnologia e capacidade industrial. Frederico Lemos destacou que essas parcerias são marcos importantes que reafirmam o compromisso da Embraer com soluções inovadoras e parcerias confiáveis no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque