Pesquisar este portal

14 novembro, 2025

Embraer KC-390 Millennium e Gripen E concluíram com sucesso voos de certificação de reabastecimento em voo

 


*LRCA Defense Consulting - 14/11/2025

A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e a Saab, em cooperação com a Força Aérea Brasileira (FAB), concluíram com sucesso a campanha de testes de voo para certificação do reabastecimento em voo do caça Gripen E pela aeronave multimissão KC-390 Millennium.

Realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, onde se localiza o Centro de Testes de Voo do Gripen, a campanha foi coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB e reuniu engenheiros e pilotos de teste da Saab, Embraer e da FAB. Durante os testes, uma gama de configurações de voo, velocidades e altitudes foram avaliadas e a precisão durante o reabastecimento em voo foi confirmada. Os sistemas fly-by-wire de última geração de ambas as aeronaves contribuíram para o sucesso da operação, com o KC-390 proporcionando um rastro favorável e o Gripen demonstrando boa capacidade de resposta em voo.

A campanha de testes de voo consistiu em dois objetivos. O primeiro envolveu qualificar o Gripen E como receptor para reabastecimento em voo — uma etapa fundamental para validar o desempenho, a estabilidade e a integridade estrutural do caça durante toda a operação. O segundo focou na verificação da compatibilidade de ambas as aeronaves em toda a faixa de voo do KC-390, para reabastecimento em alta velocidade tanto em condições diurnas quanto noturnas. O reabastecimento em voo do Gripen E pelo KC-390 aprimora ainda mais a interoperabilidade entre essas duas aeronaves de última geração altamente avançadas.

“Este importante marco confirma as qualidades inigualáveis do KC-390 como aeronave de reabastecimento em voo e fortalece ainda mais nossa parceria com a Saab e a Força Aérea Brasileira. Além disso, a capacidade multimissão exclusiva oferecida pelo KC-390, que permite que a aeronave seja convertida em um reabastecedor em questão de horas, oferece flexibilidade inigualável para as Forças Aéreas em todo o mundo”, disse Walter Pinto Júnior, Diretor de Operações da Embraer Defesa e Segurança.

“Essa conquista reflete o alto nível de integração entre as equipes envolvidas. A verificação do reabastecimento em voo é um marco técnico muito significativo para nossa empresa, pois demonstra que o Gripen E atingiu um novo patamar de alcance operacional. O sucesso desta campanha reforça ainda mais a parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia e o papel do Brasil no ecossistema global do programa Gripen”, afirmou Mikael Olsson, chefe de testes de voo da Saab.

“A verificação do reabastecimento em voo entre o KC-390 e o F-39 Gripen representa o sucesso de uma cooperação que transcende fronteiras. É o resultado de um esforço conjunto que combina tecnologia sueca, engenharia brasileira e a excelência operacional da Força Aérea Brasileira”, concluiu o Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira.

A Autoridade Sueca de Aviação Militar (SE-MAA) agora poderá analisar as evidências de verificação da capacidade de reabastecimento em voo do Gripen E como parte de seu processo de certificação. Em seguida, o Instituto de Promoção e Coordenação Industrial (IFI) da FAB realizará o processo de certificação. Essas instituições são responsáveis pela análise técnica e validação dos resultados, garantindo que ambas as aeronaves atendam aos mais exigentes padrões internacionais.

Denominada Operação Samaúma pela FAB, esta campanha de testes envolveu cerca de 40 militares e coloca o Brasil entre os poucos países capazes de desenvolver, testar e verificar completamente sistemas de reabastecimento em voo utilizando tecnologia nacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque