*LRCA Defense Consulting - 03/11/2025
No último mês de outubro, o Exército Brasileiro concretizou um novo avanço tecnológico em seu processo de modernização ao realizar a primeira instalação prática do Sistema Gerenciador de Plataforma (SGP), parte do projeto PROTEUS, na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MSR) 6x6 Guarani. Entre os dias 27 e 30, equipes da Diretoria de Fabricação (DF) trabalharam no 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, onde também ministraram treinamento para a tropa sobre a utilização da nova tecnologia.
O projeto PROTEUS simboliza um salto em tecnologia ao integrar diversos sistemas eletrônicos da viatura, ampliando as capacidades de consciência situacional, apoio à decisão e inteligência logística. O SGP permite ao comandante uma visualização integrada das câmeras do veículo e sistema de armas, acesso essencial a informações e alertas do veículo, controle do sistema de comunicações via rádio e acesso a um Gerenciador de Campo de Batalha, facilitando a tomada de decisões em tempo real no campo de combate.
Esta inovação representa um esforço para modernizar a infantaria mecanizada do Brasil com tecnologia de ponta baseada em padrões abertos e modulares, garantindo interoperabilidade e atualizações futuras, além de fortalecer a autonomia tecnológica nacional. A cooperação efetiva com o 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado foi fundamental para incorporar as reais necessidades do usuário final, evidenciando o compromisso das Forças Armadas com a excelência e a evolução contínua dos meios de defesa.
A VBTP-MSR Guarani, produzida no Brasil em parceria com a indústria nacional, é peça-chave na estratégia de mobilidade e proteção da tropa, e com o PROTEUS passa a contar com um sistema que eleva seu potencial operacional para os desafios da guerra na Era da Informação.
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).