*LRCA Defense Consulting - 05/11/2025
O Governo do Paraná firmou um protocolo de intenções com o Comando do Exército Brasileiro para o desenvolvimento conjunto de pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial (IA), cibersegurança e tecnologias quânticas. A assinatura do acordo, realizada no Palácio Iguaçu no dia 27 de outubro, contou com a presença do vice-governador Darci Piana e representantes das secretarias estaduais e Instituto Synapse, consolidando uma parceria inédita entre setores civis e militares para avançar em tecnologias estratégicas.
Essa colaboração visa fortalecer o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), posicionando o Paraná como um polo tecnológico nacional de destaque. A iniciativa prevê a execução de projetos simultâneos em pesquisa, formação de pesquisadores e inovação, beneficiando tanto a defesa nacional quanto o setor produtivo e empresarial. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou a troca de expertise e infraestrutura entre o Estado e o Exército, enfatizando o potencial para resultados que impactem o país como um todo.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou a convergência de experiências entre o Exército, que desenvolve trabalhos em computação quântica, IA e defesa cibernética, e o Estado do Paraná, referência nessas áreas, especialmente com universidades e empresas locais. A parceria planeja reuniões técnicas quinzenais para definir plano de trabalho e priorização das linhas de pesquisa, alinhadas às políticas estaduais e nacionais de defesa e inovação.
Um dos projetos estratégicos anexos é a formação da Rede Estadual de Computação de Alto Desempenho, com a implantação de oito supercomputadores nas universidades estaduais e uma máquina otimizada para IA no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Em parceria com a empresa indiana Centre for Development of Advanced Computing (C-DAC), esta rede fortalecerá a pesquisa acadêmica, a indústria nacional de tecnologia e a formação profissional, impulsionando avanços em IA e tecnologias quânticas.
O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Hertz Pires do Nascimento, destacou que o acordo pretende aproveitar plenamente o potencial das universidades paranaenses e do parque científico local para projetos de uso dual, que atendam tanto à defesa quanto à sociedade. Já o vice-governador Darci Piana concebe esse protocolo como um marco para a ciência e tecnologia do Paraná, capaz de garantir segurança, soberania e sustentabilidade para o Estado e o Brasil.
Ao longo dos próximos cinco anos — prazo inicial do acordo — serão delineados entregáveis concretos fruto dessa cooperação entre o Governo do Paraná, o Exército e o Instituto Synapse, que também coordenará ações para conectar pesquisas às demandas do setor privado. A iniciativa é vista como um passo decisivo para integrar tecnologia e defesa, com impacto direto na inovação e no desenvolvimento científico nacional.
Participaram ainda da cerimônia autoridades das secretarias estaduais, Fundação Araucária, Tecpar, Ipardes, Associação Comercial do Paraná, além de representantes do Exército e do Instituto Synapse. Neste momento, não há transferência financeira vinculada, mas o compromisso de colaboração entre as instituições é um avanço significativo para a promoção da inovação de uso dual no Brasil.
Esta parceria inovadora reafirma o protagonismo do Paraná em CT&I, focando em tecnologias emergentes que moldarão o futuro da defesa e do mercado tecnológico brasileiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).