Pesquisar este portal

29 outubro, 2020

EUA - Uma nação dividida concorda em uma coisa: muitas pessoas querem uma arma

Os compradores de armas dizem que são motivados por uma nova sensação desestabilizadora que os leva a comprar armas pela primeira vez ou, se já as têm, a comprar mais.


*The New York Times, por Dionne Searcey e Richard A. Oppel Jr. - 27/10/2020

Como muitos americanos, duas mulheres a mil milhas uma da outra estão preocupadas com o estado incerto da nação. Suas razões são totalmente diferentes. Mas eles encontraram um terreno comum e um senso de certeza em uma compra recente: uma arma.

Ann-Marie Saccurato rastreou sua compra até a noite em que estava jantando em um restaurante na calçada não muito tempo atrás em Delray Beach, Flórida, quando uma marcha Black Lives Matter passou e sua mente começou a divagar.

É preciso apenas uma pessoa para provocar um tumulto quando as emoções estão altas, ela se lembra de ter pensado. E se a polícia for derrotada e não puder controlar a multidão?

Ashley Johnson, em Austin, Texas, se preocupa com as imagens que viu nas últimas semanas de milícias armadas comparecendo a comícios e fazendo planos para sequestrar governadores. O resultado da eleição, ela pensa, será devastador para algumas pessoas, independentemente do vencedor.

“Talvez eu esteja apenas olhando demais as notícias, mas há indícios de guerra civil dependendo de quem vence”, disse Johnson. “É muito para processar.”

Na América, os picos nas compras de armas costumam ser causados ​​pelo medo. Mas, nos últimos anos, essa ansiedade se concentrou na preocupação de que os políticos passassem por controles mais rígidos de armas . Os tiroteios em massa geralmente geram mais vendas de armas por esse motivo, assim como as eleições dos democratas liberais.

Muitos compradores de armas agora estão dizendo que são motivados por um novo senso desestabilizador que está levando até mesmo as pessoas que se consideravam anti-armas a comprar armas pela primeira vez - e as pessoas que já as têm a comprar mais.

A nação está no caminho certo em 2020 para estocar em taxas recorde, de acordo com grupos que monitoram verificações de antecedentes a partir de dados do FBI. Em todo o país, os americanos compraram 15,1 milhões de armas nos sete meses deste ano, de março a setembro, um salto de 91 por cento em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com estimativas de vendas de armas de fogo ajustadas sazonalmente do The Trace, uma organização de notícias sem fins lucrativos que se concentra em armas. O FBI também processou mais verificações de antecedentes para compras de armas apenas nos primeiros nove meses de 2020 do que em qualquer ano anterior, mostram os dados do FBI.

Dados do FBI mostram que as vendas dispararam no início deste ano, à medida que o medo do vírus se espalhou . E aumentos bruscos nas vendas estão aparentemente ocorrendo em todos os lugares: os estados com o menor salto nas vendas em setembro, por exemplo, foram Alasca e Dakota do Norte, cada um com aumento de cerca de um terço em comparação com setembro de 2019. Os estados com os maiores ganhos incluíram Michigan, até 198 por cento em relação a setembro de 2019, e New Jersey, um aumento de 180 por cento, de acordo com estimativas do The Trace .

É difícil saber exatamente quem está comprando armas em um determinado momento na América. Proprietários de lojas de armas, grupos de defesa dos direitos de armas e grupos de lobbying de armas disseram que agora estão vendendo mais armas do que o normal para compradores negros, e para mulheres em particular, e mais armas para proprietários de armas de primeira viagem em geral.

“O ano de 2020 foi apenas um longo anúncio de por que alguém pode querer ter uma arma de fogo para se defender”, disse Douglas Jefferson, vice-presidente da National African American Gun Association, que teve o maior aumento no número de membros este ano desde o grupo foi formado em 2015.

O afluxo de novas armas nos lares americanos é preocupante em um momento em que muitas pessoas estão sob incrível estresse com empregos e picos de casos de coronavírus, disse Kris Brown , que é presidente do Centro Brady para Prevenir a Violência com Armas e que observou que suicídio e violência doméstica a violência está em alta.

Sobre a questão do controle de armas, a divisão há muito é partidária. Leis de porte oculto, proibição de revistas (carregadores) de alta capacidade e permissão para professores portarem armas na escola separaram muitos republicanos dos democratas. Uma pesquisa do Pew Research Center em 2017 descobriu que os republicanos e independentes que defendem o republicano têm duas vezes mais probabilidade do que os democratas e independentes que acreditam que os democratas possuem uma arma.

Mas quando se trata de posse de armas, há algo exclusivamente americano que atravessa filiações partidárias e fronteiras sociais - deixando liberais e conservadores lutando por munição porque querem se preparar para o que vier a seguir.

“Esta é uma sala gigante de 'nunca se sabe'”, disse Bert Davis, olhando para as pessoas que circulavam dentro de um salão de convenções na Virgínia para examinar o armamento no início deste mês no Nation's Gun Show, um dos maiores eventos do gênero.

O Sr. Davis estava cercado por mesas exibindo rifles semiautomáticos AR-15, soqueiras em forma de coelho, pistolas gravadas com bandeiras americanas e o rosto do presidente Trump, livretos com títulos como "Esteja pronto para qualquer coisa".

Um funcionário de recursos humanos da cidade de Richmond, Virgínia, Davis, tinha ido ao show com sua irmã Toni Jackson, que estava tendo dificuldade em encontrar munição 9 milímetros em lojas de armas locais; elas estavam todos esgotados.

No show, rodadas douradas reluzentes estavam à venda aos milhares.

“Todo mundo está se armando contra seu vizinho”, disse Jackson, olhando para a diversidade de outros compradores, alguns empurrando carrinhos de bebê e cadeiras de rodas, um com uma máscara Black Lives Matter, um com uma máscara Keep America Great e um linha para verificação de antecedentes que serpenteava ao longo da sala. “Isso alimenta o separatismo do país.”

A Sra. Jackson comprou sua primeira arma há cerca de três anos, uma pequena pistola calibre .380, porque seu trabalho de administração de propriedade exigia que ela manuseie grandes quantias de dinheiro. Recentemente, ela deu entrada em uma pistola de 9 milímetros mais potente que ela acha que oferecerá melhor proteção.

“O que está acontecendo no país agora, tenho medo de sair sozinha como uma mulher negra”, disse Jackson, descrevendo a agitação em sua cidade de Richmond e além. “Há muitas pessoas que não estão necessariamente animadas com a retirada dos monumentos confederados.”

Outros compradores disseram que compraram uma arma porque temiam que as chamadas para retirar o dinheiro da polícia fossem atendidas. Alguns disseram que estavam com medo da polícia. Alguns ficaram com medo de que Joseph R. Biden Jr. se tornasse presidente. Outros estavam com medo de mais quatro anos de presidente Trump.

Don Woodson estava supervisionando a mesa da Trojan Arms and Tactical com dezenas de armas semiautomáticas 9 milímetros pretas, rosa e turquesa da Tiffany. Ele estimou que 70 por cento de suas vendas na feira foram para novos proprietários de armas, muitos dos quais lhe disseram que têm medo de manifestantes.

“Pessoas que nunca teriam tido armas antes”, disse ele. “Agora, eles estão procurando por segurança.”

Dois corredores adiante estava Larry Burns, vestindo uma máscara Keep America Great e uma camiseta Trump 2020. Ele disse que entraria em ação se visse os manifestantes saindo do controle.

“Se eles começarem a machucar as pessoas, vou machucar de volta”, disse Burns, que possui duas espingardas. “Eu vivi minha vida. Vou me sacrificar pelos meus netos.”

“Cada pessoa que chega diz que não sei o que está acontecendo no mundo”, disse DeRosa, que oferece treinamento de segurança com armas. “As pessoas estão apenas nervosas e procuram algum tipo de segurança. ”

É um sentimento que estava pesando na mente da Sra. Saccurato quando ela estava jantando e a marcha Black Lives Matter passou.

Ela tinha visto notícias de violência explodindo nas cidades enquanto os manifestantes se reuniam. Ela entendeu por que as pessoas estavam marchando e achou a morte de George Floyd horrível. Mas a violência que se seguiu, os danos, a raiva contra os policiais, disse ela, “foi ainda mais nojenta”. A Sra. Saccurato, 43, que treina atletas para viver, é branca e tem amigos na aplicação da lei. Eles são boas pessoas, disse ela, e não estão recebendo o respeito que merecem.

“Eles estão sendo colocados em situações em que não conseguem lidar com as coisas com a eficiência e eficácia que desejam”, disse Saccurato. “E se isso está acontecendo com eles, onde isso me coloca?”

Assistindo aos manifestantes naquela noite, ela decidiu que era hora de obter uma licença e comprar uma arma . Sua nova arma: uma pistola Sig Sauer p365-XL de 9 milímetros .

A Sra. Johnson não cresceu em uma casa com armas.   Há cerca de um ano ela se mudou para Austin, o que ela considerou um passo ousado para alguém que nunca viveu longe de sua família na Carolina do Norte.

Na primavera, quando o vírus começou a se espalhar, ela se viu sozinha em uma cidade relativamente nova, enquanto todos os outros moravam com suas famílias. E, como compradora de uma mercearia, ela estava sofrendo com a devastação que todo o pânico de compras causou na cadeia de suprimentos.

“Eu vi em primeira mão”, disse ela.

Depois que Floyd foi morto pela polícia em maio, Johnson decidiu participar dos protestos que estavam varrendo o país. A única marcha em que participou neste verão foi em plena luz do dia, mas ela estava ansiosa.

“Eu compreendo sinceramente que você queira proteger o seu negócio”, disse ela, sobre as pessoas que condenam os danos à propriedade nos protestos. “Como uma pessoa negra, eu sou como uma janela quebrada versus uma vida?”

Não muito tempo depois, um amigo a convidou para um campo de tiro para uma aula de segurança com armas. Ela estava nervosa segurando uma arma pela primeira vez. Assuma o controle, o instrutor disse a ela.   Não deixe ninguém te apressar. Ela disparou. Ela voltou várias vezes ao intervalo.

Então ela assistiu ao primeiro debate presidencial e ouviu o Sr. Trump se recusar a repudiar os supremacistas brancos.

“Eu só pensei que se ele perder esta eleição, algo vai acontecer e eu só preciso ser protegida”, disse ela.

Em uma tarde de domingo recente, entre uma corrida ao supermercado para encher sua nova panela elétrica e assistir futebol na TV, a Sra. Johnson passou pela loja de armas e comprou uma pistola semiautomática Ruger SR22 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque