Pesquisar este portal

20 novembro, 2020

Brasil se tornou o maior exportador de armas leves para os Estados Unidos

Empresa gaúcha Taurus Armas passou a ser a marca de armas leves mais importada pelos consumidores norte-americanos

*LRCA Defense Consulting, com a colaboração de Christian Lima - 20/11/2020

Os dados oficiais sobre produção, venda, exportação e importação de armas de fogo nos Estados Unidos são fornecidos pelo Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF). O ATF compila os dados enviados e os divulga com atraso de um ano, para cumprir a Lei de Segredos Comerciais.

Foi pelo relatório do ATF 2019 que esta Consultoria descobriu que, em 2018, o Brasil havia se tornado o segundo maior exportador de armas leves para os EUA.

No dia 17 passado, o ATF divulgou, então, seu Relatório de 2020, com os dados referentes a 2019, onde se pode constatar que o Brasil havia galgado uma posição, superando a Áustria e se tornando o maior exportador de armas leves para aquele país.

É importante ressaltar que, quando se fala em Áustria, deve ser entendido a empresa Glock Ges.m.b.H. , que se dedica à fabricação de pistolas, já que o número de outras armas leves exportadas por esse país (7.682) é muito pequeno.

Por outro lado, as exportações brasileiras para os EUA se resumem, quase que totalmente, às efetuadas pela empresa gaúcha Taurus Armas S.A., já que as demais são também quase que inexistentes. Desta forma, é possível afirmar que a Taurus é a marca mais importada pelos consumidores norte-americanos.

No item "handguns" (pistolas e revólveres), a Glock ainda lidera, mas com exportações em ritmo decrescente, enquanto que as da Taurus se encontram em ritmo crescente, como pode ser visto nos gráficos abaixo.

Esta Consultoria acredita que, a persistirem as tendências verificadas em 2019, reforçadas pelos lançamentos das pistolas G3/G3c e dos revólveres de grosso calibre, seja lícito esperar que a Taurus possa desbancar a Glock também na linha de handguns, no próximo ano ou no seguinte.

Vale também lembrar que as duas empresas possuem unidades fabris nos EUA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque