Pesquisar este portal

09 dezembro, 2020

Com 8 meses de pedidos em carteira e preços mais competitivos, Taurus também será beneficiada pela isenção do imposto de importação

 

*LRCA Defense Consulting - 09/12/2020 (atualizado às 12:33)

Em face da notícia publicada hoje de que a CAMEX editou resolução zerando a alíquota de 20% do Imposto de Importação de Armas para revólveres e pistolas a partir de 01/01/2021, a multinacional Taurus Armas S.A., em Comunicado ao Mercado, esclareceu que o impacto dessa resolução em seus negócios não causará efeito significativo na sua operação. 

O mercado doméstico/nacional é inferior a 15% de suas vendas, cujas margens são inferiores às das exportações. Além do que, como uma multinacional com fábrica nos EUA e com uma futura operação na Índia, será beneficiada pelas mesmas vantagens da resolução da CAMEX.

Vale ressaltar, ainda, que essa resolução não altera a incidência de outros impostos sobre as importações de armas, tais como: ICMS, PIS/COFINS e IPI.

Nos últimos três anos, a Taurus passou por uma forte reestruturação focada na redução de custos que lhe permite, mesmo com essa isenção, manter seus preços, no mercado brasileiro, mais atrativos frente a seus concorrentes internacionais.

Conforme divulgado anteriormente, a empresa possui mais de 1,1 milhão de pedidos em carteira no mercado americano, o que representa oito meses de vendas.

Por outro lado, a companhia acrescenta que, lamentavelmente,  essa medida irá acelerar o processo de priorização de investimentos nas fabricas nos EUA e na Índia, em detrimento aos investimentos que iriam gerar empregos e riqueza no Brasil. Isso é ruim para o Brasil e para os brasileiros, em especial nesse momento de grande crise econômica, pois afetará a geração de empregos e a arrecadação de impostos e, por outro lado, irá prejudicar os clientes, em especial os CACs, que no limite, terão que fazer um processo de importação para adquirir uma arma Taurus, que poderia ser adquirida aqui no mercado brasileiro.

Por fim, a Taurus esclarece que essa medida não muda os planos anunciados na Apimec em, 03/12/2020. Pelo contrário, afirma que continua forte e que mantém seus planejamentos de investimento nas empresas do grupo, com o objetivo de se tornar a maior fabricante de armas leves do mundo.

Redirecionamento de recursos

Esta Consultoria acredita que, em virtude do novo cenário e com vistas a alcançar seu objetivo maior, a empresa poderá rapidamente redirecionar recursos que seriam investidos no Brasil, levando-os para os Estados Unidos, a fim de aumentar ainda mais a produção da unidade americana e torná-la responsável pela fabricação de todo ou quase todo o portfólio de pistolas e revólveres da Taurus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque