Pesquisar este portal

07 janeiro, 2021

Parceria entre Embraer e EDP visa a realização de pesquisas para a elaboração de avião elétrico

*Portal Solar - 07/01/2021

Com protótipo em desenvolvimento e primeiro voo planejado para 2021, a Embraer e a EDP se tornaram parceiras na elaboração de um avião elétrico, usando como modelo de testes uma aeronave modelo EMB-203 Ipanema da Embraer.

O modelo utilizado é um monomotor de pequeno porte, havendo uma análise inicial das tecnologias de eletrificação. Esses testes são realizados na Unidade da Embraer, em Botucatu, no interior de São Paulo. O primeiro voo irá ocorrer na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, também em São Paulo.

A EDP, em seu segmento EDP Smart, divulgou uma contribuição financeira para a aquisição da tecnologia necessária para o armazenamento e recarga do avião. Em conjunto com a Embraer, a empresa assinou um acordo de cooperação com o objetivo de fomentar as pesquisas sobre esse tipo de tecnologia, a qual é vista como principal obstáculo do projeto.

“O histórico de realização de parcerias estratégicas por meio de mecanismos ágeis de cooperação faz da Embraer uma das empresas brasileiras que mais estimula redes globais de conhecimento que permitem um significativo aumento de competitividade do país”, relatou Luís Carlos Affonso, vice-presidente de engenharia e estratégia corporativa da Embraer.

“É uma satisfação poder contar agora também com a EDP nessa frente de pesquisa científica para a construção de um futuro sustentável. A inovação é um dos pilares da nova estratégia da Embraer para os próximos anos”, completou o executivo.

O projeto de avanços tecnológicos para eletrificação aeronáutica foi inicialmente formalizado em uma parceria da Embraer e WEG, em maio de 2019. Já na colaboração com a EDP, o centro dos estudos será a aplicabilidade de baterias de alta tensão, completando as pesquisas que já estavam sendo produzidas pela Embraer.

Além disso, as pesquisas realizadas irão examinar outras características específicas desse tipo de aeronave, como eficiência, peso, qualidade de energia, gerenciamento e controle térmico, descarregamento, ciclagem de carregamento e segurança de operação.

Esse processo de eletrificação carrega diversos esforços por parte da Embraer e outras empresas, as quais buscam garantir a sustentabilidade – o que já vem sendo feito com a utilização de combustíveis renováveis.

Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil, ressaltou a importância dessa parceria, uma vez que a empresa deseja protagonizar essa substituição energética, reduzindo a emissão de carbono. “A parceria com a Embraer no desenvolvimento do seu primeiro avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica representa uma nova fronteira do nosso investimento em mobilidade elétrica, contribuindo para posicionar o Brasil como um player de ponta neste mercado.”

De acordo com a Embraer, essas parcerias visam a um maior entendimento acerca das tecnologias envolvidas no uso e integração de baterias/motores elétricos, aumentando o rendimento energético dos sistemas propulsivos do avião.

A EDP não só prevê eletrificar toda a sua frota até 2030, como também produzir soluções e ofertas que estimulam tal transição. Os incentivos para essas propostas são frutos de investimentos do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento, de recursos próprios e de parceiros, conforme aprovado em Chamada Pública da Aneel. O investimento total destinado aos projetos será de aproximadamente R$ 50 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque