Pesquisar este portal

09 janeiro, 2021

Nos EUA, restrições às armas enfrentam batalha difícil, mesmo sob Biden

Qualquer esperança de que Joe Biden dê início a uma nova era de restrições a armas de fogo é altamente improvável


*abc News - 09/01/2021

O debate sobre armas na América logo entrará em um novo capítulo com um democrata na Casa Branca, após quatro anos sob o presidente Donald Trump, em que os defensores do controle de armas desenvolveram uma longa lista de desejos de reforma em meio a uma enxurrada de assassinatos em massa em lugares como Las Vegas, El Paso e Parkland, Flórida.

Mas qualquer esperança de que Joe Biden dê início a uma nova era de restrições a armas de fogo é altamente improvável, devido à mesma polarização em Washington que atrapalhou esforços semelhantes em administrações anteriores.

Os itens da agenda - em grande parte relegados à prateleira política nos últimos anos - incluem a renovação da proibição de rifles AR, verificações universais de antecedentes, restrições a revistas de alta capacidade e uma lei federal de bandeira vermelha projetada para prevenir pessoas em risco de ferir para si próprios ou para terceiros na compra de uma arma de fogo.

Mas virtualmente todos eles exigirão que o Congresso aja. E, independentemente do resultado em duas disputas para o Senado na Geórgia, que determinarão qual partido detém a maioria nessa câmara, será difícil conseguir a maioria dos legisladores a bordo.

Um dos principais motivos é porque os problemas se tornaram muito polarizados. Anos atrás, a política de armas ultrapassou as linhas partidárias e era mais fácil para republicanos e democratas encontrarem um terreno comum.

"Costumava ser uma questão transversal, costumava haver democratas que eram muito pró-armas e legisladores democratas que conquistaram distritos em parte por suas opiniões pró-armas", disse Matt Grossmann, professor associado da Michigan State University e diretor do Instituto de Políticas Públicas e Pesquisa Social que acompanha a política de armas. "E você simplesmente não tem mais isso."

Clique aqui e leia a íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque