Pesquisar este portal

09 fevereiro, 2021

IMBEL reafirma parceria com a SIG Sauer, mas ainda há dúvidas


*LRCA Defense Consulting - 09/02/2021

O site Relatório Reservado (https://bit.ly/3oT8Pv0) publicou, no último dia 03 de fevereiro, matéria dando conta que a parceria entre a SIG Sauer e a IMBEL teria fracassado. A empresa americana teria recuado devido à precária situação financeira da estatal brasileira.

Em virtude de o próprio site ter afirmado que o fato ainda não havia sido confirmado pelo Exército Brasileiro, esta Consultoria dirigiu mensagem ao Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) questionando sobre a veracidade da referida notícia.

Diferentemente de outras oportunidades, quando a IMBEL repassava os e-mails ao CCOMSEX para que o Exército os respondesse, desta feita quem respondeu foi o Coronel R/1 Marcos Souto de Lima, Chefe da Assessoria de Comunicação Institucional - ACI / Sede Brasília da empresa:

"Atendendo à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica, de 7 de fevereiro de 2021, a Assessoria de Comunicação Institucional da IMBEL® - Indústria de Material Bélico do Brasil - informa que a Empresa está focada na prospecção, desenvolvimento e obtenção de capacitações produtivas estratégicas e inovadoras, de interesse da Defesa e Segurança.

Assim, a busca pela modernização de seus parques fabris, dos seus processos produtivos e de seu portfólio de produtos são constantes devidamente impostas pelo seu Plano Estratégico, as quais poderão alcançar êxito por intermédio de parcerias com players nacionais e internacionais (grifo do editor). Obtida a capacitação estratégica necessária para atender às demandas institucionais e, ainda, possibilitar ofertas consistentes ao mercado privado, cria-se um ambiente de oportunidades que podem conduzir a um melhor desempenho comercial da Empresa.

A autonomia, obtida pela parceria com a empresa americana SIG SAUER® Inc, alinhada com o aperfeiçoamento do seu portfólio de produtos e serviços, por intermédio do desenvolvimento de ações científicas, de pesquisa, e da capacitação científica, tecnológica e inovação, surge como uma grande alternativa para contribuir com o desempenho da Empresa.

Assim, as negociações com a SIG SAUER/USA, que resultaram em um Plano de Nacionalização, tiveram início na LAAD SECURITY 2018, considerada a maior feira especializada do mercado brasileiro.

O supramencionado Plano de Nacionalização apresentado pela IMBEL teve a sua anuência concedida pelo Comando do Exército, em Despacho Decisório - C Ex Nº 164, de 9 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial da União de  17/12/2020, Edição: 241, Seção: 1, Página: 87.

Atualmente, a IMBEL aguarda os trâmites administrativos por parte da SIG SAUER nos Estados Unidos".

Em síntese, a resposta da IMBEL permite inferir que, para a empresa, a parceria com a SIG Sauer/USA continua ativa até esse momento. No entanto, ao afirmar que "aguarda os trâmites administrativos por parte da SIG SAUER nos Estados Unidos" e não explicar quais seriam estes, a companhia deixa margem a dúvidas, que podem, em tese, estar relacionadas com a matéria publicada pelo Relatório Reservado.

Por outro lado, o inédito e surpreendente Memorando de Entendimentos (MoU) assinado com a Taurus Armas no dia 02, justamente no período em que a parceria IMBEL/SIG Sauer se encontra em fase de definição final, deixou alguns analistas e o público interessado sem entender bem onde, quando e como todas essas peças se encaixarão.

Seja como for, os próximos dias deverão trazer à luz as informações que poderão situar todos os players no contexto dos novos negócios. Possivelmente, a partir de então, a indústria nacional de armamento leve apresente uma nova configuração, haja vista que Taurus e IMBEL são os maiores fabricantes brasileiros desse tipo de armamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque