Pesquisar este portal

11 fevereiro, 2021

Taurus Armas: algumas considerações sobre o valuation da empresa


 *LRCA Defense Consulting - 11/02/2021

Embora a análise sobre o valuation (valoração) de uma empresa não faça parte dos propósitos desta Consultoria, em atenção às diversas solicitações recebidas e considerando o excepcional turnaround que a equipe que assumiu a Taurus Armas S.A. (B3: TASA3 e TASA4) está imprimindo na companhia desde 2017, é explanada abaixo a visão que se tem sobre a empresa nesse quesito.

Para tanto, é preciso considerar:
- o Projeto Estratégico de Expansão da Taurus para os próximos cinco anos;
- a joint venture com a Joalmi para a fabricação de carregadores;
- o início da produção da JV na Índia;
- o interesse da Índia no Fuzil T4 para uma licitação de até 500 mil fuzis;
- a venda de mais de mais de 12 mil fuzis para o Exército das Filipinas (a primeira para um exército);
- a possível aquisição de (ou JV com) uma empresa internacional de armas táticas;
- os lançamentos de 2021 que, por entrarem em segmentos onde a Taurus não atuava e alguns serem absolutamente revolucionários, deverão impulsionar muito as vendas (GX4, TX22 Competition, rifle de ferrolho com três canos/calibres, novos revólveres "canhões" em vários altos calibres e tamanhos de cano, a mais compacta submetralhadora militar, fuzis T4 e T10 em outros calibres, etc.);
- o inédito e promissor Memorando de Entendimentos (MoU) com a IMBEL;
- a demanda recorde por armas nos EUA (e também no Brasil) que levou a empresa a estar (hoje) com cerca de 12 meses de pedidos à frente (backorders);
- o equacionamento completo da dívida, fazendo a empresa voltar a ter Patrimônio Líquido positivo e a pagar dividendos já em 2022;
- a firme determinação da Taurus em ser a maior fabricante de armamento leve do mundo.

Valor de mercado da Taurus Armas (final de exercício financeiro, exceto 2020), por Christian Lima

Após serem colocadas tais considerações, uma comparação simples com os demais players mundiais de armamento (com ações em bolsas de valores) permite verificar que o múltiplo Valor de Mercado / Ebitda da Taurus Armas está muito mais atrativo que o de empresas como Ruger (NYSE: RGR) e Smith & Wesson (NASDAQ: SWBI), que foram antigos parâmetros para ela e que hoje mostram números inferiores aos seus. Esse fato, aliado aos de a companhia ter conquistado uma governança corporativa superior à exigida pelo Nível 2 da B3, aos robustos números operacionais e financeiros que vem apresentando e às excelentes perspectivas para curto, médio e longo prazos, evidencia que o valor de suas ações está muito descontado, ou seja, estão baratas e podem ainda se valorizar bastante.

Todos esses fatores geram expectativas sobre a empresa que vão bem além do termo "positivas".

Perante tais considerações, vale acrescentar ainda que, embora tenha causado surpresa e até incredulidade para muitos o fato de a casa de análises internacional Simply Wall St estar projetando hoje um valor justo de R$ 135,94 para as ações preferenciais da Taurus Armas, esse valor é, teoricamente, possível de ser alcançado se forem mantidos ou melhorados os robustos resultados que a empresa vem apresentando, especialmente com relação à geração de caixa.

TASA4 - Gráfico mensal, por Investing.com

No entanto, é forçoso entender que tal possibilidade é prevista dentro de um horizonte de médio ou longo prazo, como propõe seu método de análise, e em linha com o acontecido em 2007, quando a companhia estava em seu auge (mas com um valor de mercado menor que o de hoje) e suas ações chegaram a valer mais de 30 dólares, o que corresponderia a cerca de R$ 160,00 em valores atuais.

Dentro de suas limitações analíticas nesse assunto, essa é a visão desta Consultoria sobre o valuation da Taurus Armas S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque