Pesquisar este portal

10 março, 2021

Mesmo trabalhando a pleno em 3 turnos, CBC alerta para dificuldades no suprimento de alguns produtos


*LRCA Defense Consulting - 11/03/2021

Diretores da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e da Liga Nacional de Tiro ao Prato reuniram-se no dia 05 de março. O encontro aconteceu na cidade de Balneário Camboriú (SC) e contou com a presença do Vice-presidente da Liga Nacional, Acir Edling, do Diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes, do Gerente Nacional de Vendas da CBC, Rafael Bettarello de Lima, além dos representantes da CBC no estado de Santa Catarina, Reinaldo Massarelli e Fabrício Bim.

Na ocasião foram alinhados diversos assuntos, tais como prazo de entrega de munições, dificuldades de importação de insumos para produção dos cartuchos, a conjuntura mundial do segmento de munições neste momento de pandemia de Covid-19, além de novos projetos e planejamentos da CBC em apoio ao esporte do Tiro ao Prato.

A CBC ressaltou o comprometimento em aproximar ainda mais seus representantes em cada estado dos atletas, clubes de tiro e demais entidades ligadas ao esporte. Também informou algumas mudanças nas políticas corporativas e comerciais da companhia, bem como a expectativa de que estas mudanças possam impulsionar ainda mais o esporte do Tiro ao Prato, clubes e atletas filiados na Liga Nacional.

Correspondência a lojistas e fornecedores
No dia 09, a CBC dirigiu correspondência a lojistas e revendedores comunicando que:

"A CBC, em resposta à alta histórica na demanda por armas e munições que afetou de forma significativa o mercado mundial, em função dos constantes investimentos em tecnologia e modernização que tem realizado ao longo dos anos, conseguiu, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, aumentar de forma expressiva sua produção. 

Estamos operando em capacidade máxima, com todas as linhas de produção trabalhando em 3 turnos, 24 horas por dia e direcionando todos nossos esforços para atender prioritariamente o mercado nacional.

Desta forma, a CBC está cumprindo, inclusive, com seu papel de Empresa Estratégia de Defesa e de Segurança Nacional na disponibilização de suprimentos necessários ao exercício dos serviços públicos das atividades essenciais relativas à segurança pública e privada, e atividades de defesa nacional e de defesa civil.

Neste contexto, lembramos que como mais uma das frentes para abastecimento do mercado civil brasileiro, complemento de portfólio e atendimento da demanda de nossos clientes, a CBC também trabalhou intensamente em parcerias internacionais para realizar a importação de produtos para revenda.

Graças à soma de todos estes esforços, não tivemos até o momento um cenário de desabastecimento de munições no mercado brasileiro, corno tem ocorrido nos Estados Unidos, com lojas do segmento totalmente vazias e operando em horários reduzidos por falta de mercadoria, conforme tem sido noticiado na mídia.

Porém, ainda assim, em função das questões acima pontuadas, é fato que nossos prazos de atendimento foram fortemente afetados. Neste contexto, compartilhamos que tal situação encontra-se atualmente agravada, entre outros fatores, em função das restrições logísticas no transporte marítimo, aumento de custo em commodities, especialmente do cobre, e crescente demanda por matéria-prima básica de insumos nos mercados internacionais.

Como este cenário afeta a oferta de componentes para recarga?
Neste contexto, compartilhamos também que a CBC já investiu mais de 100 milhões de dólares no Brasil nos últimos 5 anos, e está mais uma vez aumentando sua capacidade de produção no País com novos investimentos. Este panorama, apesar de positivo e necessário, especialmente neste complexo momento de mercado, invariavelmente deve refletir na necessidade inerente de maior consumo de componentes para nossa produção própria, principalmente pólvoras e espoletas.

Assim, até que a situação esteja mais normalizada, a partir da data de hoje, será necessário suspendermos a venda de componentes de munições para recarga (por hora, pólvoras e espoletas) ao varejo/lojistas. Compartilhamos ainda que todos os pedidos em carteira serão atendidos e a produção de munições não será impactada. No caso de CACs e Entidades de Tiro, manteremos neste momento os fornecimentos diretos de forma racionada e controlada, objetivando reduzir os impactos sobre as atividades e compromissos esportivos de atletas e praticantes de modalidades de tiro. Infelizmente, estas são medidas mandatárias, impostas pela situação atual.

Continuaremos trabalhando nas diversas frentes de atuação para mitigar os impactos gerados pelo cenário atual e lhes manteremos atualizados dos desdobramentos deste tema. Agradecemos sua confiança e compreensão, desejando que em breve esta situação possa estar normalizada. Aproveitamos para reforçar nossos sinceros votos de SAÚDE a você e seus familiares".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque