Pesquisar este portal

14 abril, 2021

Atech e Avibras participam do maior e mais complexo exercício de defesa cibernética do mundo


*LRCA Defense Consulting - 14/04/2021

No período de 13 a 16 de abril, as Empresas Estratégicas de Defesa brasileira Atech e Avibras participam do Exercício Locked Shields 2021, o maior e mais complexo exercício de defesa cibernética do mundo.

O evento, organizado pelo Centro de Excelência de Defesa Cibernética Cooperativo da OTAN (CCD COE), é uma oportunidade única para os ciberdefensores praticarem a proteção de sistemas nacionais de TIC, civis e militares, e de infraestruturas críticas.

O exercício é conduzido sob condições de intensa pressão, com as equipes atuando contra uma sofisticada série de ataques cibernéticos. Além disso, o ambiente é completo e possibilita o exercício dos diferentes níveis de tomada de decisão: operacional, tático e estratégico.

Este ano, o exercício destaca a necessidade de os ciberdefensores e tomadores de decisões estratégicas compreender as inúmeras interdependências entre os sistemas nacionais de TI, destacando novamente a necessidade crescente de um melhor entendimento funcional entre vários especialistas e níveis de tomada de decisão.

A importância e a relevância dos Locked Shields podem ser avaliadas a partir da gama de ameaças cibernéticas que preocupam as nações, e o exercício testará sua capacidade de proteger serviços vitais e infraestrutura crítica.

Os organizadores integram jogos técnicos e estratégicos, permitindo que as nações participantes pratiquem toda a cadeia de comando no caso de um grave incidente cibernético. Isso inclui a tomada de decisões em nível estratégico e operacional, visano a defesa de infra-estruturas e capacidades civis e militares.

De acordo com o cenário criado, um país insular fictício, Berylia, está passando por uma situação de segurança cada vez pior. Uma série de eventos hostis coincidiu com ataques cibernéticos coordenados contra os principais sistemas militares e civis de Tecnologia da Informação berilianos.

Em iterações anteriores do Locked Shields, os organizadores do exercício se reuniram em Tallinn, Estônia, com as equipes azuis participantes se juntando remotamente por acesso online seguro de sua base. No entanto, em 2021, o exercício é diferente porque a maioria dos organizadores também estará contribuindo remotamente de seus países de origem. Esse novo formato fará com que o Locked Shields seja o maior exercício de defesa cibernética com fogo real conduzido globalmente.

Os participantes estão divididos em cinco grupos que atuam nas seguintes frentes: infraestrutura do país fictício (Green Team), ataque (Red Team), defesa (Blue Team), monitoramento das atividades (Yellow Team) e controle de todo o exercício (White Team).

A Avibras e a Atech, como representantes da indústria de defesa do Brasil, integram o Green Team, que atua na infraestrutura de Berylia, colaborando na coordenação das atividades e fornecendo para o cenário um Sistema de Defesa Antiaérea.

Um grupo de engenheiros da Avibras está alocado no Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) no Parque Tecnológico São José dos Campos para se dedicar à competição.

O Locked Shields 2021 é organizado pela CCDCOE em cooperação com a Agência de Comunicações e Informação da OTAN, o Ministério da Defesa da Estônia, as Forças de Defesa da Estônia, Siemens, Ericsson, TalTech, CR14, Bittium, Clarified Security, Arctic Security, Cisco, Stamus Networks, SpaceIT, Sentinel, Centro de Análise e Compartilhamento de Informações de Serviços Financeiros (FS-ISAC), Unidade de Inovação em Defesa dos EUA, Microsoft, Atech, Avibras, SUTD iTrust Singapura, Centro Europeu de Excelência para Combater Ameaças Híbridas, Centro de Excelência em Comunicações Estratégicas da OTAN, Agência de Defesa Europeia, Space ISAC, Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA, STM, VTT Technical Research Center of Finland Ltd, OTAN M&S COE e redes PaloAlto.

O Gerente de Vendas da Atech, Cláudio Nascimento, comentou que o objetivo do exercício é verificar a capacidade dos times em reagir a um ataque cibernético de grandes proporções. A participação e colaboração da Atech nesta iniciativa, fortalece sua presença nos mercados nacional e internacional, para o fornecimento de sistemas de defesa e cibernética.

Para o engenheiro Fernando Arantes, da Avibras, é uma grande oportunidade de mostrar a capacidade de desenvolvimento de sistemas de sua empresa em um ambiente com grande visibilidade internacional. “O sucesso obtido até aqui é resultado de uma equipe focada no conceito Security by Design e dedicada exclusivamente a este projeto”, declarou.

Um comentário:

  1. Muito importante e relevante a participação da Atech em evento de tamanha magnitude do segmento de defesa cibernética.

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque