Pesquisar este portal

07 abril, 2021

Taurus: com novas possibilidades na Índia, empresa altera estratégia inicial para esse país


*LRCA Defense Consulting - 07/04/2021

A joint venture entre a Taurus Armas e a indiana Jindal Defense mudou a estratégia inicial anteriormente traçada, que era a de, no primeiro ano, só produzir armas para uso civil, passando agora a ênfase para o mercado militar e de segurança.

Acredita-se que a mudança tenha sido ocasionada, principalmente, pela premência que a Índia tem para dotar suas tropas com armamento leve (fuzis, submetralhadoras e pistolas) moderno e eficiente, já que a maioria do que está em uso é antigo, obsoleto e, em muitos casos, apresenta problemas. 

É relevante ressaltar que a prioridade do país asiático é que a produção normal dessas armas aconteça dentro das duas grandes diretrizes estabelecidas para a Área de Defesa: Make in India (Fazer na Índia) e Atmanirbhar Bharat (Índia Autossuficiente).

No entanto, o Exército da Índia tem extrema urgência para substituir os fuzis CQB (mais curtos, para combate aproximado) em uso pelas tropas que guarnecem as fronteiras com a China e com o Paquistão e, para tanto, lançou uma grande licitação para aquisição emergencial de 93.985 fuzis, onde a Taurus irá disputar com seus fuzis T4 5,56mm. 

Uma curiosidade sobre o Fuzil T4 é que ele - além de ser uma arma moderna, leve, versátil e de fácil operação/manutenção - segue o rígido e exigente protocolo militar de fabricação, que lhe permite maior durabilidade, rusticidade e resistência às mais diversas condições de combate (água, lama, poeira, temperaturas máximas e mínimas extremas, etc.). 

Para se ter uma ideia, seu cano é fabricado para resistir até 12 mil tiros, enquanto o cano de um fuzil AR-15 americano de plataforma semelhante (M4), mas fabricado para uso civil (como a maioria nos EUA), só resiste a cerca de 2 a 3 mil tiros.

Essas características fazem com que o Fuzil T4 seja o preferido das forças de segurança brasileiras e de alguns outros países, como a Gendarmeria Nacional do Senegal e a Polícia Real de Omã, que já o adotam como arma padrão. 

Ideal também para o uso militar, o Fuzil T4 foi o escolhido para dotar o Exército das Filipinas, após ter vencido uma histórica e recente licitação internacional onde concorreu com armas fabricadas pelas grandes empresas mundiais do setor. É histórica porque foi a primeira vez que o Exército Filipino adquiriu um fuzil fabricado fora dos Estados Unidos.

Na entrevista ao Poder360, divulgada em 30 de março, Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, referindo-se ao protocolo militar de fabricação do Fuzil T4, afirmou que "é a mesma arma que eu vendo, por exemplo, para o Exército das Filipinas ou que eu vou produzir na Índia quando a gente tiver com a fábrica lá, para a área de defesa da Índia". 

Essa foi a primeira vez que a Taurus afirmou publicamente que produzirá o Fuzil T4 na unidade fabril desse país.


Um comentário:

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque