Pesquisar este portal

09 julho, 2021

Iveco Veículos de Defesa fornecerá blindados 6×6 Guarani ao Exército de Gana


*Zona Militar - 09/07/2021

Recentemente, a Elbit Systems confirmou a venda de um lote de veículos blindados de rodas (VCBR) para a República de Gana. No total, serão fornecidas 19 unidades ao Exército de Gana para serem utilizadas no transporte de tropas, missões de reconhecimento e combate ao terrorismo, bem como outras ameaças que incidem na fronteira com o Burkina Faso.

O lote de 19 unidades é dividido em duas versões na configuração 6 × 6 e 8 × 8. No caso da primeira, a Elbit Land Systems fornecerá o VBTP-MR Guarani fabricado pela Iveco Defense Vehicles em sua fábrica em Sete Lagoas (MG), Brasil. Os veículos blindados serão equipados com a estação de controle remoto de armas REMAX, projetada e fabricada pela empresa brasileira Ares.

O modelo e a versão do resto dos veículos na configuração 8 × 8 não foram confirmados. No entanto, provavelmente irá equipar algumas das soluções que a Elbit Land Systems oferece no segmento. Nesse sentido, vale destacar a torre não tripulada UT30MK2, projetada para uso em veículos blindados de transporte de pessoal.

Ao longo de 2020, diversos meios de comunicação noticiaram as negociações entre as autoridades ganenses e representantes da empresa israelense. Informavam que a venda, recentemente confirmada, seria realizada por meio de um empréstimo oferecido pelo Banco de Desconto de Israel ao governo de Gana, exigindo seu tratamento e aprovação do Parlamento. A operação, que giraria em torno de US$ 74 milhões, teria o apoio da Corporação Israelense de Seguros de Riscos de Comércio Exterior, agência estatal cujo objetivo é reduzir os riscos econômicos e políticos para aumentar as exportações do Estado de Israel.

Com a confirmação da operação pela Elbit Systems, a República de Gana acrescentará ao Exército o VBTP-MR Guarani, de fabricação brasileira. Atualmente, além do Brasil como principal usuário, deve se juntar as Filipinas, que confirmou a aquisição de 28 unidades da Guarani em fevereiro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque