Pesquisar este portal

05 julho, 2021

Na 1ª Feira Brasileira do Grafeno, Taurus estará expondo a primeira arma com este material no mundo

 

*LRCA Defense Consulting - 05/07/2021

De 9 a 16 de julho, no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul (RS), ocorrerá a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, uma iniciativa da Fundação UCS, UCS, UCSGraphene, Zextecnano e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A visitação para o público se dará de 12 a 16 de julho, das 14 às 20 horas, com entrada gratuita mediante inscrição prévia no site ucsgraphene.com.br,  através do link: www.ucs.br/1-feira-brasileira-do-grafeno

A oportunidade possibilitará que o público conheça o material que está revolucionando a indústria mundial, pois o grafeno é considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço e o mais fino que existe, entre outras propriedades. 

Taurus estará expondo a primeira arma leve do mundo com grafeno
A Taurus Armas S.A. - uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de armamento leve do mundo e que se caracteriza pela qualidade, inovação e alta tecnologia de seus produtos - será uma das empresas que estarão expondo na Feira. Recentemente, a companhia informou ao público que firmou uma parceria com a UCS para desenvolver armamento leve utilizando o grafeno.

Conforme adiantou hoje a colunista Babiana Mugnol, do jornal O Pioneiro, "o acordo foi oficializado há poucos dias, mas os avanços já vão permitir ter um modelo de arma fabricado com grafeno em exposição nesta sexta-feira (9) na UCSGraphene, quando o presidente Jair Bolsonaro estará em Caxias do Sul para conhecer os projetos que estão sendo feitos na Serra.

Juntos com a Taurus, os pesquisadores farão a apresentação dos produtos que serão desenvolvidos. Interlocutores ouvidos pela coluna adiantam que os testes já estão sendo feitos e com bons resultados. Vencidas as etapas iniciais, afirmam que o potencial de negócio de armas com grafeno é gigante. O coordenador da UCSGraphene, Diego Piazza, exemplifica como o material pode trazer benefícios ao setor de armamento.

— O uso do grafeno pode contribuir em produtos com melhor desempenho contra oxidação, para evitar a corrosão, bem como potencializar propriedades mecânicas, como resistência ao impacto, além de reduzir o peso da arma — elenca Piazza". 


Presidente Bolsonaro fará a inauguração da Feira

Para a abertura oficial, na sexta-feira, dia 9 de julho, é aguardada a vinda do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, além de diversas outras autoridades. Na ocasião, o Presidente e o Ministro farão a inauguração oficial da UCSGraphene, a  primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina. 

A UCSGraphene, em operação desde abril de 2020, atua na prestação de serviços tecnológicos inovadores voltados à produção, caracterização e aplicação de grafeno e/ou seus derivados, possuindo a expertise da Universidade de Caxias do Sul em mais de 17 anos de pesquisa avançada em nanomateriais.

A Zextecnano, uma divisão da Zextec, empresa especializada em melhorias de processos industriais, em operação desde 2010 em Caxias do Sul, atua em ações de produção e comercialização de grafeno, e na intermediação de projetos de desenvolvimento de produtos. A parceria entre a UCSGraphene e a Zextecnano visa promover e potencializar a aplicação do grafeno e/ou seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento da matriz econômica nacional.  

Empresas expositoras


2 comentários:

  1. Parabéns à Taurus e à Universidade de Caxias do Sul pelo avanço tecnológico!!!!

    ResponderExcluir
  2. inovação e geração de emprego apoiamos esta causa JORNAL TV BR por um futuro melhor

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque