Pesquisar este portal

31 agosto, 2021

Ministro da Defesa de Guiné-Bissau quer ampliar parcerias com Indústria de Defesa brasileira

Presidente brasileiro e Presidente da Guiné-Bissau

*LRCA Defense Consulting - 31/08/2021

Em visita ao Brasil no dia 24, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que o país africano quer ampliar e diversificar a cooperação com o Brasil e intensificar as relações econômica e empresarial entre os dois países. Embaló está em visita ao Brasil e se reuniu na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro.

Em declaração à imprensa, ele explicou que o Brasil foi um dos primeiros países que reconheceu a independência de Guiné-Bissau, em 1974, e, desde então, nunca deixou de assistir o país. "O Brasil tem tudo que a Guiné-Bissau mais precisa nesse momento, por exemplo, para modernizar a agricultura, a área da saúde e etc. Tem tecnologias muito importantes que são capazes de apoiar a formação da Guiné-Bissau para podermos desenvolver nosso país", disse, sugerindo a criação de comissões mistas em diferentes áreas.

A relação bilateral entre os dois países é marcada pela cooperação técnica em áreas como saúde, agricultura, educação, formação profissional e fortalecimento das instituições do Estado. A cooperação prestada pelo Brasil ao país africano ocorre tanto bilateralmente quanto multilateralmente, por meio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Para o presidente Bolsonaro, o país é uma porta de entrada para o comércio na região da África Ocidental. O intercâmbio comercial bilateral, composto, majoritariamente, de bens exportados pelo Brasil, foi de cerca de US$ 4 milhões em 2020.

Segundo Bolsonaro, durante o encontro reservado, os dois conversaram rapidamente sobre questões como agricultura, saúde e defesa. "Temos muito a colaborar com a Guiné-Bissau e eles também na questão da segurança no Atlântico Sul", disse, contando ainda que aceitou o convite para, oportunamente, visitar o país africano.

25.08.21.jpg
Ministros da Defesa do Brasil e de Guiné-Bissau

No mesmo dia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu, em seu gabinete, a visita do Ministro da Defesa da Guiné-Bissau, General Sandji Fati. Na oportunidade, debates estratégicos relacionados à área da Defesa e iniciativas de cooperação entre os dois países nortearam as conversas.

Ao destacar a Indústria de Defesa Brasileira, o General Sandji Fati também considerou que é relevante ampliar parcerias no setor, além de fomentar a cooperação no aperfeiçoamento de militares. O Ministro Braga Netto convidou o seu homólogo a conhecer as escolas militares de formação brasileiras e empresas da Base Industrial do País.

Prestigiaram a reunião o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD), Sérgio José Pereira; o Assessor Especial Militar do MD, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; e o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himario Brandão Trinas.

 

*Fontes: Agência Brasil e CCOMSOD

Um comentário:

  1. ....Vale a pena..... O aís tem muitas oportunidades e carências também

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque