Pesquisar este portal

26 agosto, 2021

Programa COBRA: AEL Sistemas participa de avaliação operacional do sistema de comando e controle (C2)


*LRCA Defense Consulting - 26/08/2021

Os sistemas desenvolvidos pela AEL Sistemas para o Programa Sistema Combatente Brasileiro (COBRA) visam aprimor a operacionalidade das tropas no nível tático. A solução é composta por diversos equipamentos e sensores que possibilitam uma ampla consciência situacional em missão, facilitando a tomada de decisões, aumentando a capacidade operacional do soldado e garantindo a superioridade no campo de batalha.

Assim, durante o mês de julho, a empresa participou de uma avaliação operacional do sistema de comando e controle (C2) para o Programa Sistema Combatente Brasileiro (COBRA), organizada pelo Exército Brasileiro. 

A ação teve como objetivo avaliar os rádios e o sistema de apoio à decisão que compõem o Sistema TORCH-X Dismounted. 

O trabalho foi conduzido pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), juntamente com militares do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). 

Para operacionalizar a missão, foram selecionadas duas organizações militares: o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1° BIS), sediado em Manaus/AM, e o 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena, SP. 


TORCH-X Dismounted
O TORCH-X Dismounted é uma solução modular e flexível, oferecendo várias configurações, desde os soldados aos comandantes de pelotão, atiradores e observadores avançados, permitindo a integração com diferentes tipos de sensores, e possibilitando a configuração de acordo com os objetivos de cada missão. O sistema está em uso em Forças de Defesa de vários países, inclusive no Brasil.

A solução oferece um sistema avançado em rede que aumenta a eficácia do combate e a capacidade de sobrevivência de combatentes próximos a pé. A suíte Warrior inclui componentes de hardware integrados, aplicativos C4I e um sistema avançado de transporte de carga desenvolvido pela Elbit Systems. 

A solução melhora a letalidade e a capacidade de sobrevivência do soldado, integrando os sensores e efetores de todos os soldados à rede. O soldado que estiver conectado tem a vantagem de poder usar todos os sensores e efetores conectados à rede, encurtando drasticamente o ciclo sensor para a tomada de decisão.

Projetado para enfrentar os desafios da guerra de múltiplos domínios, o Torch-X Dismounted oferece consciência situacional em tempo real com disseminação automática de dados com base em hierarquia e geografia. A solução aprimora os recursos para todos os membros do pelotão, incluindo Rastreamento da Força Azul, rastreamento do inimigo (vermelho), relatórios, planejamento de missão, navegação, análise de terreno, realidade aumentada e visualização 3D.

O Torch-X Dismounted apresenta ferramentas de suporte à decisão baseadas em IA (inteligência artificial) para reduzir a carga cognitiva dos soldados. Essas ferramentas recomendam rotas de navegação, postos de observação e rotas CASEVAC (evacuação de vítimas).

O Torch-X Dismounted coleta e armazena automaticamente os dados fisiológicos dos soldados e alerta o soldado e a cadeia de comando quando um combatente está se aproximando do limite de eficácia fisiológica do combate.

A solução Torch-X Dismounted compreende dispositivos de rede avançados e add-ons para recursos aprimorados:
- Raptor ™: unidade de computação tática compacta, robusta, tudo-em-um, vestível;
- Rádio de soldado E-LynX ™: um poderoso rádio pessoal SDR, sem dependência de GPS para serviços de rede. O rádio IP oferece recursos de rede ad-hoc, incluindo serviços multi-hop para voz e dados;
- HattoriX-M: Sistema de aquisição de alvo a laser e passivo CAT-1 integrado;
- Aplicativo Torch-X desmontado: solução integrada de combate de guerreiros em rede para maior eficácia de combate e capacidade de sobrevivência de forças especiais e infantaria em todos os escalões;
- SmarTrack: Rastreamento de localização confiável de vestível de soldado, link de dados e navegação para ambientes com GPS negado;
- SmartEye: óculos inteligentes de soldado para aumentar a consciência situacional;
- Transporte de carga e proteção (LCP): mobilidade aprimorada do soldado, compreendendo proteção de armadura oculta, colete avançado de transporte de carga e bolsas e sistema de hidratação;
- SmartSight: complemento digital de realidade aumentada transparente para vistas do dia para melhorar a consciência situacional;
- Smart WristView: um computador compacto vestível e tela que serve como um poderoso dispositivo tático para o soldado desmontado;
- SmartNVG: acessório de navegação montável em capacete e head-up display C2 para óculos de visão noturna, proporcionando realidade aumentada tática;
- Torch-X RAS: Veículo de suporte tático multi-missão autônomo, robusto e leve com alta mobilidade e capacidade de manobra em todo o terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque