Pesquisar este portal

26 agosto, 2021

Efeito Talibã poderá fazer a Índia ter maior urgência na aquisição de armamentos leves


*LRCA Defense Consulting - 26/08/2021

Em recente matéria intitulada "A indústria brasileira de defesa e a questão do Afeganistão", esta Consultoria escreveu que "A renovada ameaça mundial, configurada agora com a criação do Emirado Islâmico do Afeganistão sob o domínio do Talibã, tende a elevar a preocupação de muitos países com sua segurança interna e externa, especialmente aqueles que possuem relações mais próximas com os Estados Unidos e com outras potências ocidentais, o que pode levá-los a acelerar a compra de armamentos modernos para suas forças armadas e policiais. Nesse caso, encontram-se, por exemplo, países como Índia, Filipinas e Bangladesh, além de outros do Oriente Médio e da África. No caso da Índia, a preocupação é dupla, pois a separá-la do Afeganistão, está seu arqui-inimigo atômico Paquistão, cujas ligações com o Talibã são historicamente fortes". 

No instrutivo e didático vídeo do canal "Hoje no Mundo Militar", sob o título "'O nosso próximo alvo é a Índia! Libertaremos a Caxemira para o Paquistão!', Talibãs" (abaixo), é possível entender as graves questões envolvendo a Índia, o Paquistão, o Afeganistão, o Talibã e a China.

É possível também presumir que a nova situação do Afeganistão leve a Índia a redobrar sua urgência em modernizar o armamento leve de suas Forças Armadas, especialmente fuzis/carabinas CQB, submetralhadoras e pistolas, armamentos que poderão vir a ser fornecidos por meio da joint venture Jindal Taurus, celebrada entre a Taurus Armas e a Jindal Defense, que começará a produzir em janeiro de 2022. 

As expectativas mais próximas da Taurus estão na megalicitação fast track (aquisição rápida e desburocratizada) de 93.895 carabinas CQB, que pretende ter um desenlace ainda em 2021, e em outra muito maior, que poderá variar entre 350.000 e 500.000 fuzis/carabinas CQB, ambas para suas unidades de Infantaria, especialmente as que atuam nas regiões de fronteira, onde há a possibilidade de serem travados combates aproximados com chineses, paquistaneses e talibãs.

Leia mais:
- Além de fuzis, Taurus poderá vender submetralhadoras e pistolas para a Índia

- Taurus segue na disputa pelas bilionárias licitações indianas de fuzis CQB

- Com vacina, Taurus está mais próxima de enviar equipes à Índia

- Joint venture da Taurus na Índia começará a produzir em setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque