Pesquisar este portal

09 agosto, 2021

Taurus tem arma homologada em tempo recorde pela nova sistemática


*LRCA Defense Consulting - 09/08/2021

A Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados do Exército (DFPC) publicou hoje em seu portal que o Exército "emitiu hoje a primeira autorização de fabricação de Produtos Controlados, empregando Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) civil, conforme normas previstas na Portaria nº 189 do Estado-Maior do Exército, dando celeridade a todo o processo de certificação e sua consequente fabricação e comercialização, apoiando assim a indústria nacional brasileira".


Considerando que o processo laboratorial de certificação levou menos de um mês para ser feito pela T&A Brasil, e que a homologação pela DFPC demorou menos de 60 dias, é possível afirmar que, do início da certificação à publicação da homologação, o processo todo foi feito em um prazo menor que 90 dias. Se for considerado também que o processamento interno da DFPC ainda está sendo ajustado a essa nova sistemática e que deve ter sofrido um compreensível atraso, é crível estimar que os próximos prazos sejam ainda menores daqui para frente.

O fato é um avanço significativo para a Taurus e para as demais empresas da Base de Defesa e Segurança (BIDS), já que os prazos anteriores se estendiam por meses e até anos.

Dois produtos poderão ser certificados a cada semana
Segundo a Taurus, a partir de agora será possível certificar dois produtos por semana. Na prática, isso significa que a empresa não necessita mais submeter seus novos produtos, ou modificações em outros já existentes, à certificação nos laboratórios do Exército Brasileiro, podendo fazê-lo no seu próprio por meio do OCP contratado, cabendo à DFPC apenas a homologação final do processo após a aceitação dos certificados de conformidade emitidos pelo OCP.

Com isso, a empresa ganhará muito em agilidade e flexibilidade no desenvolvimento e no lançamento de produtos, equiparando-se às demais grandes empresas do setor com as quais concorre nos mercados nacional e internacional.

Entendendo a questão
No dia 17 de junho, a Taurus Armas S.A. informou que um fuzil T4 Calibre 5,56mm com cano de 14,5 polegadas foi o primeiro PCE (Produto Controlado pelo Exército) a ser certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) privado no Brasil.

O fato foi considerado histórico e muito importante para as empresas do setor, pois sinalizou que o entrave regulatório a que estavam sujeitas até agora, dependendo somente dos demorados testes nos laboratórios do Exército para certificar seus produtos, está chegando ao fim.

O OCP em questão é a empresa T&A Brasil, contratada pela Taurus, que recebeu designação para exercer, em nome da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados  do Exército (DFPC/EB), as funções de Organismo de Certificação Designado (OCD). Como o OCP contratado não tem um laboratório próprio, está utilizando o que foi montado para este fim dentro das instalações da Taurus, contando com funcionários específicos e não envolvidos com as atividades de desenvolvimento dos produtos, a fim de que haja total independência e lisura no processo de certificação.


3 comentários:

  1. Ainda temos muito terreno pela frente até sair da escravidão burocrática do país. Temos muito trabalho pela frente, precisamos de um código penal duro com quem erra e por ai vai.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ver matérias desse tipo... A coisa fluindo, sem "burrocracia", o Brasil dando certo

    ResponderExcluir
  3. Virgilio
    E os testes que eram feitos pelo Exército na Restinga Marambaia, continuarão???

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque