Pesquisar este portal

16 setembro, 2021

Academia Militar das Agulhas Negras fortalece parcerias com a Base Industrial de Defesa


*LRCA Defense Consulting - 16/09/2021

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), segue fortalecendo as parcerias com a sociedade. E isso se concretiza por meio de projetos com instituições governamentais e empresas privadas de renome.

Neste sentido, no dia 9 de setembro de 2021, a AMAN foi alvo da visita de representantes de empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança que lá foram para participar da cerimônia de despedida do Exército do General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito - Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa, bem como para inaugurar salas com materiais e equipamentos por elas doados. 

A visita foi acompanhada pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel; pelo Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Hermeson Nóbrega Barros de Oliveira; pelo Diretor de Material do COLOG, General de Brigada Everton Pacheco da Silva; e pelo Diretor-Presidente da IMBEL, General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli.

Após as cerimônias militares de praxe, ocorreram as cerimônias de inaugurações das novas salas de instrução e espaços de aprendizados construídos, mobiliados e customizados em parceria com diferentes empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança do País (BIDS). Estas novas instalações dão continuidade à parceria do Exército Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa (MD), com as empresas da BIDS, as quais investem na produção de novas tecnologias e produtos na área de Defesa.

IMBEL, Nitroquímica do Brasil e SIATT
A primeira inauguração foi da nova sala de Propelentes e Pólvoras para munições, mísseis, foguetes e bombas, que foi desenvolvida em parceria com a IMBEL e com a Nitroquímica do Brasil, além de contar com doação de um míssel anticarro MSS 1.2 da SIATT. Esta sala conta com todos os tipos de pólvoras, munições e propelentes desenvolvidos pela IMBEL e pela Nitroquímica, além de toda preparação anti-chamas para a condução das instruções dos cadetes no que há de mais moderno em termos de tecnologia de mísseis, foguetes, explosivos e munições. Nessa oportunidade o Sr Gen Mattioli, Diretor Presidente da IMBEl e o Sr Marcus Cruz, Diretor Geral da Nitroquímica, discursaram sobre a importância dessas parcerias das indústrias de defesa com a AMAN, berço de formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro. 


ARES e FTP Industrial/Iveco Defence Vehicles
Na sequência, os presentes foram convidados à se dirigirem ao Laboratório de Motores, onde foi inaugurado um novo espaço de aprendizado em parceria com a ARES Aeroespacial e com a FPT / IVECO. 

A ARES realizou a montagem de um espaço com o simulador STARMAX, que possibilita realizar instruções de simulação da nova torre REMAX que mobilia as viatura blindadas Guarani. Neste contexto, esses novos espaços, somados ao já existente simulador de operação do Guarani, irão proporcionar aos cadetes do Curso de Material Bélico uma formação em motomecanização de blindados com o que há de mais moderno no mercado brasileiro e no mundo, tanto na área de motores como dos sistemas de armas.


A FPT Industrial, pertencente à CNH Industrial promove, continuamente, a cessão de motores para o universo acadêmico. O incentivo ao conhecimento do amanhã e um futuro verde estão entre os seus objetivos, o que também vai ao encontro da filosofia de trabalho da AMAN.

Assim, a Academia recebeu um motor FPT Cursor 9 da marca, que move o conjunto de força da família de veículos blindados anfíbios Guarani VBTP 6x6, para ser utilizado nas aulas dos cadetes do curso de Material Bélico. Atualmente, o curso conta com jovens dos segmentos masculino e feminino e, em 2021, irá formar as primeiras mulheres oficiais combatentes da linha de ensino bélica.

O motor doado, reconhecido pela robustez em diferentes tipos de missão e preparado para uso extremo na aplicação militar, contribuirá para as instruções de moto mecanização do laboratório de motores do curso, além de auxiliar os militares no treinamento sobre os sistemas fundamentais das viaturas sobre rodas.

“A doação do motor para o curso nos proporciona um salto de qualidade para os futuros oficiais de Material Bélico. Desta forma, poderão ter acesso à nova tecnologia de moto mecanização da mais nova viatura blindada de transporte do Exército Brasileiro, o Guarani, o que irá possibilitar a esses futuros oficiais chegarem em suas novas unidades com conhecimentos modernos”, afirma o comandante do curso de Material Bélico, Major Figueiredo.


Já o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel, destaca o compromisso da FPT para com a formação humana e sempre presente na capacitação em instituições de ensino, como a Academia Militar das Agulhas Negras. “Na FPT Industrial, incentivamos a formação de futuros especialistas. Acreditamos que criatividade, boas ideias e soluções são valores essenciais. Necessitamos de tecnologia de ponta e pessoas preparadas para desenvolver a locomotiva do futuro”, afirma.

Comando de Operações Terrestres e SENAI/FIRJAN

Foi apresentado também aos cadetes e a todos os presentes, o novo simulador do Fuzil IA2, desenvolvido em parceria do Comando de Operações Terrestres e o SENAI/FIRJAN do Rio de Janeiro,  que possibilitará o estudo do novo fuzil de assalto do Exército por meio de aplicativo de smartphones, tablets ou computadores e que irá reformular o estudo dos armamentos leves. Este simulador, somado ao novo software de estudo do funcionamento dos armamentos leves adquirido pelo Curso com o patrocínio do Clube da Graxa, possibilitará uma nova era no ensino-aprendizagem dos armamentos leves e na qualidade do conhecimento dos futuros oficiais de Material Bélico. 

Fuzil de Assalto 7,62 IMBEL IA2 é homologado pelo Exército – Defesa Aérea &  Naval

Michelin
Por fim, foram inauguradas três instalações em parceria com a Michelin, no novo Pavilhão Escola de Manutenção: uma borracharia escola, um laboratório de pneus e uma sala de instrução customizada para o aprendizado de pneus de viaturas leves e pesadas. A nova borracharia escola foi totalmente mobiliada com equipamentos modernos doados pela Michelin, enquanto que o novo laboratório de deteccção de falhas em pneus foi mobiliado com exemplos de todas as falhas possíveis de acontecer em pneus, tendo estes exemplos sido reunidos no laboratório após análise técnica da Michelin.


Encerrando as atividades do dia, o curso de Material Bélico prestou justa homenagem ao seu eterno comandante, Gen Duizit Brito, na Sala Tenente Lopes Reis, que foi reformada por este Oficial General quando comandou Curso no ano de 2001. Na ocasião, foi apresentado um vídeo realizado em conjunto pelos cadetes do curso, familiares e amigos do Gen Duizit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque