Pesquisar este portal

03 novembro, 2021

Grupo EDGE (Emirados Árabes Unidos) pode ter interesse em mísseis e grafeno do Brasil (atualizada em 04/11)


*LRCA Defense Consulting - 02/11/2021 (atualizada em 04/11, às 16h12)

A direção do Parque Tecnológico São José dos Campos (Pqtec) recebeu, no dia 27 de outubro, representantes do Grupo EDGE, da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília e do Ministério da Defesa para uma rodada de negócios com empresas ligadas ao Pqtec, fortalecendo sua missão de gerar negócio e desenvolver a Indústria de Defesa nacional.

O Grupo EDGE, formado por 24 empresas, é a maior companhia de defesa dos Emirados Árabes Unidos, sendo considerado um grupo de tecnologia avançada para a defesa e para além dela. O Grupo está criando oportunidades em serviços de aviação, fabrico de precisão aeronáutica, capacidades autônomas, energia dirigida, sistemas ciberfísicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes, com inteligência artificial incorporada nos seus produtos e serviços. O EDGE planeja também utilizar suas tecnologias disruptivas para transformar a indústria aeroespacial e de defesa.

No início do ano, durante a International Defence Exhibition And Conference (IDEX 2021), em Abu Dhabi, foi feita a assinatura de um memorando de entendimentos entre a empresa paulista Avionics Services e a GAL, uma subsidiária do Grupo EDGE, que pode resultar em parcerias e negócios com outras empresas e países na região.

No mesmo evento, o Grupo Edge  revelou o míssil antinavio HAS-250 como um sistema lançado terrestre desenvolvido por sua divisão de armas guiadas Halcon. “O HAS-250 é um míssil superfície-superfície projetado e desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos, capaz de viajar a velocidades de até Mach 0,8, com um alcance de mais de 250 km”, disse a Edge em um comunicado à imprensa. “Durante sua fase terminal, ele pode voar em direção ao seu alvo a uma altitude sea-skimmer de 5 m.”


Parcerias em sistemas de mísseis com o Brasil?

A foto principal da notícia postada em uma mídia social sobre a visita, mostra os visitantes e membros do Pqtec com um míssil da SIATT ao fundo. 

Como, via de regra, tais fotos dicilmente são feitas ao acaso, é possível especular sobre uma eventual parceria entre o Grupo EDGE e a SIATT no campo de mísseis, haja vista que esta última empresa participou da IDEX 2021 e da Milipol Qatar expondo seus produtos em busca de parcerias na região.

A SIATT é especializada em armamentos inteligentes e integração de sistemas de alto teor tecnológico. Em seu portfólio estão o Míssil Antinavio Nacional de Superfície MANSUP e o Míssil Superfície-Superfície, Anticarro MSS 1.2 AC.

infografico
Míssil Antinavio Nacional de Superfície MANSUP


   

829bb0_f40a0d5663b94cbdad5a0cb924023dac_mv2
Míssil Superfície-Superfície, Anticarro MSS 1.2 AC


Grafeno?

Uma outra fotografia do encontro mostra, ao fundo, uma tela de projeção com o síbolo da empresa UCSGRAPHENE, de Caxias do Sul (RS), que possui a maior planta de produção de grafeno na América do Sul e está se destacando na pesquisa desse revolucionário material, inclusive na sua utilização em armamentos.

Atualização: hoje (04), a UCSGRAPHE publicou em seu perfil no Instagram a imagem acima com a legenda: "Estivemos reunidos com representantes do Ministério da Defesa e do Grupo Edge em discussões sobre as oportunidades de mercado".


Atualização de 04/11, às 16h12:

Comitiva dos Emeridos Árabes visita o Estado-Maior do Exército

No dia 25 de outubro, o Estado-Maior do Exército (EME) recebeu em suas dependências a delegação do conglomerado estatal de defesa dos Emirados Árabes Unidos (Grupo EDGE), e o evento teve como principais objetivos discutir necessidades atuais do Exército, bem como possibilidades de investimentos para o Brasil e oportunidades de negociações com os Emirados Árabes Unidos.

A comitiva do Grupo EDGE, integrada pelo Presidente do Setor de Mísseis e Armas do Grupo, Sr. Hamad Al Marar, pelo Chefe do Escritório de Programas de Aquisição, Sr. Omar Al Zaabi, e pelo Vice-presidente do Setor de Programas Estratégicos, Mísseis e Armas, Sr. Ahmed Al Khoori, estava acompanhada pelo Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD), Sr. Marcos Rosas Degaut Pontes, pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito e pelo Assessor Militar do Departamento de Promoção Comercial, Coronel Milton José de Mello. A comitiva foi recepcionada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos.

No prosseguimento, o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Flavio Marcus Lancia Barbosa, realizou uma apresentação iniciada por um panorama sobre o Exército Brasileiro e, posteriormente, explanou sobre o Portfólio Estratégico do Exército, com ênfase no Programa ASTROS, e ainda, discorreu sobre a nacionalização de Produtos Controlados pelo Exército, Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura para as Forças Armadas e Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).

Na oportunidade, o Presidente do Setor de Mísseis e Armas do Grupo destacou a expressiva gama de materiais que os Emirados Árabes Unidos possuem e têm condições de oferecer ao Brasil, como radares, mísseis e SARP, e manifestou o interesse em estabelecer negociações com o Brasil.


Grupo EDGE
Em 2014, foi realizada uma fusão de 11 divisões de empresas de investimento estatais: Mubadala Development, Tawazun Holding e Emirates Advanced Invest Group e criada a EDIC - Emirates Defense Industries Company, uma holding de indústrias de defesa com propriedade conjunta da Mubadala Development Company, um fundo de investimento da Emirado de Abu Dhabi, e Tawazun Holding. Em novembro de 2019, a holding foi absorvida pelo Grupo EDGE, uma nova holding da indústria de defesa de propriedade também da Governo dos Emirados Árabes Unidos.

Em dezembro de 2020, com dados do Sipri - Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo, o Grupo EDGE tornou-se a primeira empresa do Oriente Médio a alcançar os 25 maiores produtores de armas, em 22º lugar.

Saiba mais sobre o Grupo EDGE:
- "Quando a vitrine começa a rachar" - Le Monde Diplomatique

- "Grupo EDGE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque