Pesquisar este portal

16 dezembro, 2021

Taurus revoluciona e produz a primeira arma do mundo com grafeno

Placa comemorativa ao feito histórico para a indústria de armas

*LRCA Defense Consulting - 16/12/2021

Hoje (16), a Taurus Armas está comemorando o coroamento de uma grande revolução tecnológica na indústria de armamentos: a certificação da GX4 GRAF - primeira arma no mundo com grafeno na composição de seus componentes injetados e no tratamento superficial das peças metálicas.

A empresa responsável pela histórica certificação foi a T&A Brasil, que também foi o primeiro Organismo de Certificação de Produto (OCP) privado no Brasil, sendo após designada para exercer, em nome da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados  do Exército (DFPC/EB), as funções de Organismo de Certificação Designado (OCD).

Para marcar o feito inédito, Fabio Sianga Neto, Gerente Geral da T&A Brasil, entregou uma placa comemorativa ao CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e a seu Gerente de Engenharia, Jean Castanho.

Imagem meramente ilustrativa, já que a Taurus ainda não disponibilizou a da GX4 com grafeno

GX4M9 SR T.O.R.O. GRAF
Com o nome técnico de GX4M9 SR T.O.R.O. GRAF, a pistola microcompacta GX4 (ganhadora de dois dos mais importantes prêmios nos EUA) é a primeira arma no mundo a ter essa revolucionária e disruptiva tecnologia, caracterizando um grande e inédito feito da indústria brasileira no mercado mundial de armamento leve.

O desenvolvimento da nova tecnologia foi realizado pelo CITE - Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA da Taurus juntamente com a UCSGraphene, no bojo do convênio oficializado no dia 30 de junho com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para realizar pesquisa e desenvolvimento de armamentos com grafeno.

Por ser uma tecnologia disruptiva, o grafeno tende a competir com tecnologias existentes e substituir materiais com décadas de uso. Suas aplicações permitem desenvolver produtos mais leves e com alta resistência mecânica.

O uso do grafeno proporciona um melhor desempenho contra oxidação, evitando assim a corrosão e aumentando a vida útil, bem como potencializa as propriedades mecânicas, como resistência ao impacto e dissipação de calor, além de reduzir o peso da arma. Tais características, aliadas à também revolucionária concepção da GX4 e ao protocolo militar de fabricação, tornar-se-ão os seus grandes diferenciais para o promissor futuro que a Taurus traçou para ela e que será tratado em uma próxima matéria.

Conforme informou a empresa, o tratamento com grafeno tem um ínfimo impacto no custo e agrega um alto valor ao produto.

Segundo o CEO Global da Taurus, a utilização do grafeno na produção de armas de fogo será uma revolução neste mercado. "O desenvolvimento de aplicações de grafeno nas armas de fogo será um divisor, um fato muito relevante para o mercado mundial de armas curtas. O principal pilar estratégico da Taurus é a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Neste sentido, um dos grandes diferenciais é o nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia (CITE), que possibilita à empresa ter agilidade no desenvolvimento de produtos e tecnologia, sempre com foco nos desejos dos clientes e em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo. A aplicação do grafeno elevará ainda mais a qualidade e a eficiência na fabricação dos nossos produtos", afirmou Salesio.

De acordo com o coordenador da UCSGraphene, professor Diego Piazza, o grafeno é o futuro para inúmeras áreas, incluindo a indústria de armas. "Armamentos contendo grafeno em sua composição são mais leves e resistentes. Essa parceria da UCS com a Taurus abre portas para a pesquisa e fabricação de produtos muito mais modernos e tecnológicos", pontua Piazza. 

O lançamento da nova GX4 com grafeno, já na versão T.O.R.O. (pronta para a óptica), está previsto para o mês de janeiro de 2022.

 




8 comentários:

  1. Parabéns a Taurus pela iniciativa de ponta que coloca a empresa e o Brasil entre os grandes inovadores mundiais.

    ResponderExcluir
  2. Parabenuzo a Taurus Armamentos e a Universidade de Caxias do Sul por esse grande salto na conquista das inovações tecnologias sendo a expoente industria referencial no mundo inovando com material de alta durabilidade resistente e menor peso contribuindo para alcançar posição de destaque no Planeta em primeiro lugar com todos os méritos

    ResponderExcluir
  3. Quem tem qualidade não se discute..
    Só espera o melhor..

    ResponderExcluir
  4. Já se encontra no mercado?

    ResponderExcluir
  5. Já se encontra no mercado?

    ResponderExcluir
  6. Revolução no mercado mundial de armas com o grafeno.Meus parabéns a TAURUS.

    ResponderExcluir
  7. Queriamos o apoio da taurus para aprovar melhores leis para os atiradores no brasil. Mas parece que isso não é prioridade...

    ResponderExcluir
  8. Excelente notícia!! Torço para que os produtos Taurus continuem crescendo com QUALIDADE E CONFIANÇA do Operador!!Quando chegará no mercado??

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque