Pesquisar este portal

04 dezembro, 2021

WEG fornece Powertrain para ônibus elétrico da Marcopolo

WEG fornece Powertrain para ônibus elétrico da Marcopolo


*LRCA Defense Consulting - 04/12/2021

A WEG anunciou que é um dos parceiros da Marcopolo para o desenvolvimento do Attivi, primeiro ônibus elétrico com chassis próprio da fabricante de carrocerias de ônibus.

A versão que circula no ABC Paulista desde outubro em caráter experimental, por exemplo, tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé) e autonomia de cerca de 250 quilômetros, o Marcopolo Attivi possui Powertrain WEG, formado por um motor central trifásico de 395 kW de potência e 2.800 Nm de torque e um inversor de frequência. A proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.

Desenvolvido no Brasil, com tecnologia nacional e importada, o Attivi é um marco para a mobilidade elétrica global, segundo Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação. “Estamos protagonizando o mercado da mobilidade elétrica nacional com tecnologia predominantemente brasileira, testada, aprovada e em constante inovação. Em conjunto com a Marcopolo, e outros importantes fornecedores da cadeia de eletrificação, temos condições de construir um nicho estratégico, de forte tecnologia industrial, capaz de atender a demanda nacional e vender para o mundo todo”, explica o executivo.

O Attivi, além de reunir toda a experiência que WEG e Marcopolo detêm na produção de soluções para mobilidade, garante a emissão zero de gases de efeito estufa, atendendo às normas globais de segurança.

“Há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável”, comenta James Bellini, CEO da Marcopolo.

O novo modelo já está sendo testado e será exposto durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Brasília de 3 a 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque