Pesquisar este portal

23 janeiro, 2022

“Deus fez o homem e a mulher, mas Sam Colt os igualou” - posse de armas nos EUA está se diversificando

 


*The Economist - 22/01/2022

A imagem de um pistoleiro e Annette Evans provavelmente não se associam na mente. Ela é sino-americana, mora nos subúrbios da Filadélfia e se identifica como socialmente liberal – não o arquétipo conservador do homem branco rural. No entanto, ela possui mais de uma dúzia de rifles, pistolas e espingardas (“uma para cada ocasião, como bolsas ou sapatos”) e ministra cursos de autodefesa para mulheres. Sua raça e gênero a colocam em risco, diz ela. “Pode ser uma pequena chance de eu encontrar alguém que vai me matar, mas sem uma arma, eu vou morrer.”

Mais donos de armas, especialmente os novos, se parecem com a Sra. Evans. Dos 7,5 milhões de americanos que compraram armas de fogo pela primeira vez entre janeiro de 2019 e abril de 2021 – à medida que a compra de armas aumentou em todo o país – metade era do sexo feminino, um quinto negro e um quinto hispânico, de acordo com um estudo recente de Matthew Miller, da Northeastern University e seus coautores. A proporção de adultos negros que se juntaram às fileiras de posse de armas, 5,3%, foi mais que o dobro dos adultos brancos. Isso é novo: em uma pesquisa anterior, em 2015, novos compradores tendiam para brancos e homens, embora fossem mais politicamente liberais do que os de longa data. No geral, os proprietários de armas de hoje ainda são em grande parte brancos (73%) e homens (63%). Mas eles estão se diversificando.

A cultura das armas ampliou seu apelo. Décadas atrás, a maioria das pessoas comprava armas para caça e tiro recreativo. Agora eles fazem isso principalmente para autodefesa, que é uma preocupação universal. As pessoas que se sentem vulneráveis ​​ao crime ou têm menos fé na polícia são mais propensas a se armarem.

O aumento das taxas de homicídio em 2020 e 2021 aumentou essas ansiedades (os negros são as vítimas mais prováveis). A adesão à National African American Gun Association cresceu em 2020 em mais de 25%, para 40.000. Os negros têm uma longa história de posse de armas: Harriet Tubman as carregava, Martin Luther King as mantinha em casa. Mas essa tradição foi “sub-reptícia” por muito tempo, diz Aqil Qadir, um atirador de terceira geração que dirige um centro de treinamento de armas de fogo no Tennessee.

Muitos dos novos proprietários de armas veem as armas de fogo como um equalizador – um remédio para a vulnerabilidade que sentem. The Pink Pistols, um grupo lgbt, proclama que “queers armados não são espancados”. “Deus fez o homem e a mulher, mas Sam Colt os igualou”, diz a máxima de uma atiradora. A posse de armas pelas mulheres sempre seguiu isso entre os homens: as mulheres tendiam a atirar porque os homens da família o faziam. Mas Robyn Sandoval, chefe de A Girl and a Gun, um grupo de tiro, vê cada vez mais mulheres comprando armas por iniciativa própria: um terço dos novos membros de sua organização em 2021 disse que eram os únicos atiradores de sua família.

A ampliação da tendência é boa para os fabricantes e ruim para os defensores do controle de armas. Os proprietários são mais politicamente ativos em questões de armas do que os não proprietários. Já pode ter surtido efeito. De acordo com uma pesquisa da Gallup, em 2021 o apoio a leis mais rígidas caiu cinco pontos percentuais, para o menor nível em sete anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque