Pesquisar este portal

09 janeiro, 2022

Republic Airways e Rolls-Royce se inscrevem como investidores no esforço de mobilidade aérea


*Indianapolis Business Journal - 07/01/2021

A Republic Airways Holdings Inc. e a Rolls-Royce assinaram contrato como investidores e parceiros em um esforço inicial para lançar uma rede de mobilidade aérea urbana que transportaria passageiros dentro de cidades ao redor do mundo.

A Republic e a Rolls-Royce, com sede e presença significativa em Indianápolis, estão entre sete investidores estratégicos que prometeram um investimento combinado de $ 105 milhões na Eve UAM LLC, um spinoff da fabricante de aeronaves baseada no Brasil, Embraer S.A.

O objetivo geral: nos próximos anos, desenvolver e operar uma frota de aeronaves elétricas de elevação vertical projetada para passageiros que estão dispostos a pagar um valor extra para atravessar a cidade mais rapidamente.

A Eve disse aos investidores no mês passado que o mercado global de mobilidade aérea urbana pode totalizar US $ 760 bilhões entre 2025 e 2040 - e pretende obter uma parte dessa receita.

“A mobilidade aérea urbana é um evento transformador na aviação e uma oportunidade geracional para interromper os setores de transporte terrestre e helicópteros”, disse o co-CEO Gerard DeMuro aos investidores no mês passado.

Tanto a Republic quanto a Rolls-Royce também são identificadas como entre mais de 30 entidades que assinaram memorandos de entendimento não vinculativos ou cartas de intenção para trabalhar com a Eve de outras maneiras. Uma apresentação para investidores identifica a Rolls-Royce como um parceiro de tecnologia e a Republic como um dos seus parceiros operadores de aeronaves de asa fixa.

Em um comunicado à imprensa emitido em 21 de dezembro, a Eve anunciou que ela e a Republic formaram uma parceria na qual a Republic compraria até 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical de Eve. As duas partes também planejam “explorar oportunidades adicionais” com a LIFT Academy da Republic, uma escola de Indianápolis onde a Republic treina pilotos comerciais e técnicos de manutenção.

Eve e Republic trabalharão no “desenvolvimento de uma rede de implantação em todos os mercados da costa central e leste dos Estados Unidos, com foco inicial nos mercados de Boston, Nova York e Washington, DC”, disse o comunicado à imprensa.

A Republic, companhia aérea regional que opera voos para a American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines, já possui bases de operações nessas três cidades, entre outras.

A Eve também anunciou parcerias semelhantes com outras empresas. Ao todo, a Eve diz que tem acordos não vinculantes com empresas que podem comprar até 1.735 aeronaves com um valor combinado de US $ 5,2 bilhões.

A Eve diz que também formou parcerias com várias empresas americanas e internacionais para desenvolver outras coisas que dariam suporte à aeronave, incluindo estações de recarga e tecnologia de manutenção.

A Embraer criou a Eve e a lançou como uma empresa independente em outubro de 2020. A Eve, com sede em Melbourne, Flórida, está em processo de abertura de capital por meio de uma fusão com a Zanite Acquisition Corp., uma empresa de aquisição de propósito específico com sede em Cleveland, Ohio . O negócio, que avalia a Eve em US $ 2,4 bilhões, deve ser fechado no segundo trimestre. Além dos US $ 105 milhões vindos da Republic, da Rolls-Royce e dos demais investidores estratégicos, a Embraer investirá US $ 175 milhões no empreendimento.

Para uma viagem típica de 20 milhas, a Eve diz que um voo em uma aeronave Eve pilotada custaria US $ 100, em comparação com US $ 78 para uma viagem de Uber e US $ 12 se o passageiro dirigisse seu veículo pessoal movido a gasolina. Um vôo de 20 milhas em uma aeronave autônoma Eve custaria US $ 50. A Eve disse que espera lançar aeronaves autônomas por volta de 2030.

Como exemplo de seus planos, a Eve disse que uma rede de serviços aéreos em Miami pode ter 88 rotas e 32 locais de decolagem e pouso. Os passageiros da Eve poderiam ir do bairro de South Beach ao Aeroporto Internacional de Miami (uma viagem de cerca de 11 milhas) em cerca de 7 minutos, em comparação com 45-90 minutos no tráfego moderado a pesado.

Claro, o sucesso do esforço é incognoscível neste ponto - só no início de 2026 que a Eve espera ter aeronaves em serviço - e ainda há muitas incertezas.

Em comunicações com os investidores, a Eve divulga uma longa lista de fatores de risco potenciais. Entre eles: O mercado de mobilidade aérea urbana pode não ser tão grande quanto o previsto, os clientes em potencial podem não estar dispostos a pagar um prêmio pelo serviço aéreo e certas localidades podem não permitir operações verticais de aeronaves devido a problemas de segurança percebidos ou outros riscos. Nenhuma das aeronaves ainda foi fabricada e eles podem não ter um desempenho de acordo com as expectativas.

A Republic e a Rolls-Royce se recusaram a comentar sobre seu envolvimento porque o projeto está em um estágio preliminar.

A Rolls-Royce projeta e fabrica tecnologia que permite que as aeronaves decolem e pousem verticalmente, e parte desse trabalho ocorre em Indianápolis. Mas a Rolls-Royce disse que é prematuro saber se o projeto Eve pode trazer algum trabalho para suas instalações locais.

E a Republic disse no início desta semana que ainda não estava preparada para falar sobre seu envolvimento no projeto Eve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque