Pesquisar este portal

10 janeiro, 2022

SPAC Zanite ajuda empresa de mobilidade aérea urbana Eve a decolar


*Crain's Cleveland Business - 09/01/2022

A Zanite Acquisition Corp., empresa de aquisição de propósito específico (SPAC) que foi lançada em Cleveland em 2020 com o objetivo de se fundir e abrir o capital de um negócio de aviação promissor, deriva seu nome de uma variação da tanzanita, uma pedra preciosa rara.

Depois de avaliar cerca de 200 empresas no ano passado, os fundadores da Zanite estão confiantes de que descobriram a joia que procuravam.

Em 21 de dezembro de 2021, a Zanite, que arrecadou US $ 232 milhões em uma oferta pública inicial de novembro de 2020, anunciou uma combinação com a Eve, que é descrita como um negócio de mobilidade aérea urbana (UAM).

Desmembrada da fabricante aeroespacial brasileira global Embraer SA no outono de 2020, o foco da Eve é o desenvolvimento de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) ecologicamente corretos que poderiam ter uma variedade de usos em viagens aéreas pessoais e comerciais de curta distância.

As aeronaves sofisticadas e elegantes que a Eve está desenvolvendo são movidas por baterias recarregáveis ​​e parecem uma mistura de tecnologia extraída de helicópteros, aviões e drones.

Uma versão pilotada pode acomodar quatro passageiros. Um futuro conceito autônomo poderia acomodar seis. Uma viagem de 20 milhas no primeiro pode custar cerca de US $ 47 por assento, de acordo com uma apresentação para investidores.

A Zanite é liderado pelos co-CEOs Steven Rosen, que fundou a empresa de private equity Resilience Capital Partners em Cleveland em 2001, e Kenneth Ricci, diretor da Directional Aviation Capital of Cleveland, que possui várias empresas. O portfólio da Directional Aviation inclui empresas como Corporate Wings, Flexjet e Nextant Aerospace.

"Este será um mercado muito, muito grande. Quer venha em dois, três, quatro ou mais anos a partir de agora, está chegando", disse Rosen. "Estes (eVTOLs) são silenciosos, menos perturbadores para as comunidades e cidades e muito, muito mais seguros do que os helicópteros tradicionais em muitos aspectos."

Rosen vê aeronaves elétricas como o que a Eve está desenvolvendo como a próxima evolução em veículos elétricos. Ele disse que havia céticos - "chamem-nos de pessimistas" - daqueles antes de Tesla se enraizar no mercado.

Mas assim como a Tesla se tornou pioneira nesse espaço e as montadoras tradicionais correram para alcançá-la, Rosen está apostando que a Eve, com o apoio da Embraer - que será acionista de 82% da Eve após a fusão - pode causar um grande impacto no setor eVTOL.

"Este é um enorme mercado endereçável. Estudos feitos por empresas como a KPMG mostram um mercado de três quartos de um trilhão de dólares entre agora e 2040", disse Jerry DeMuro, co-CEO da Eve. "Ele atende a algumas necessidades sociais em termos de economia de tempo das pessoas e de congestionamento em ambientes urbanos. Esses fatores tornam esse mercado muito atraente."

A tecnologia, os imperativos sociais e a economia disso convergiram neste momento para criar uma proposta atraente, disse ele.

A Eve não é a única empresa a trabalhar neste espaço.

A Airline Weekly Corp. relata que o "mercado nascente eVTOL está atraindo a atenção - e bilhões de dólares - de companhias aéreas, empresas de mobilidade urbana e departamentos de defesa".

"A inovação está acontecendo em um ritmo recorde em todos os setores, e a aviação não é diferente", disse Rosen. "Será mais verde, menos poluente. Se você acredita nisso, pensa em quem será o vencedor no mercado. E você tem que pensar que a Embraer será um participante significativo no mercado."

A vantagem do parceiro
Muitas das vantagens da Eve, dizem os interessados, remetem à parceria com a Embraer.

De acordo com os termos da fusão da SPAC, a Embraer emprestará seus recursos de manufatura e sua força de trabalho de engenharia e aeroespacial para a Eve. Ela também traz consigo um histórico de obtenção das certificações necessárias para diferentes tipos de aeronaves.

Obter essas certificações será uma das principais necessidades para esse negócio, disse Robert W. Mann Jr., engenheiro aeronáutico e especialista no setor de aviação que fornece serviços de consultoria para o setor de aviação por meio de sua empresa, RW Mann & Co. em Nova York.

"Tudo isso levanta muitas questões", disse Mann. Por exemplo, quem os segura? Quem os certifica? Quais operadoras serão certificadas para operá-los? Quando eles serão integrados ao sistema de segurança de controle de tráfego aéreo?

Mann reconhece que o apoio da Embraer e a expertise do conselho da Zanite são algumas das vantagens de Eve. Essa combinação é o que ajudou a convencer a Eve a se associar com a Zanite, disse DeMuro.

"O que isso me diz é que há ideias muito interessantes. Mas, como o carro voador, vamos falar sobre isso daqui a 10 anos, talvez 20 anos a partir de agora. Nesse ponto, as tecnologias se aglutinam para tornar tudo viável?", adiciona Mann. “Não é 'Os Jetsons'. Mas será viável e econômico do ponto de vista do operador? Esse é o problema final. A menos que seja econômico, você não pode realmente criar um mercado que faça isso funcionar."

Existem, sem dúvida, algumas colinas para escalar, disse Mann, que prevê que a Eve terá uma longa pista pela frente para alcançar a viabilidade e pode precisar levantar capital adicional.

Mas voar sobre essas lombadas é o que Eva está se posicionando para fazer. E muitos no mercado estão acreditando nisso.

A transação com a Zanite, prevista para ser concluída no segundo trimestre, avalia a Eve em US $ 2,4 bilhões e fornece mais de meio bilhão de dólares - incluindo US $ 237 milhões em dinheiro levantado pela Zanite e um PIPE (investimento privado em capital público) de US $ 305 milhões, a $ 10 por ação - para desenvolver ainda mais os veículos UAM da Eve. Além disso, no fechamento do negócio, a Zanite mudará seu nome para Eve Holding Inc. e será listada na Bolsa de Valores de Nova York sob os novos símbolos "EVEX" e "EVEXW".

O negócio do PIPE inclui alguns grandes nomes corporativos no espaço da aviação, incluindo Azorra Aviation, BAE Systems, Bradesco BBI, Falko Regional Aircraft, Republic Airways, Rolls-Royce e SkyWest Inc.

Enquanto isso, a Eve disse que tem uma carteira de pedidos de cerca de US $ 5,2 bilhões, que é "composta por 1.735 pedidos de veículos, por meio de cartas de intenção não vinculantes, de 17 clientes de lançamento, incluindo operadores de asa fixa e helicópteros, locadores de aeronaves e parceiros de plataforma de compartilhamento de carona."

Tempo é essencial. Mas, de acordo com os materiais dos investidores, a Eve está projetando obter as certificações necessárias e ver a entrada em serviço em 2026.

"Este mercado levará algum tempo para amadurecer e provavelmente amadurecerá mais rapidamente fora dos Estados Unidos", disse DeMuro. "Mas no final do dia, acho que a Embraer, e a Eve como o spinout, serão um dos jogadores mais proeminentes. Elas têm as ferramentas e o apoio de um OEM para chegar à linha de chegada."

O que vem por aí para Zanite?
Os acionistas e fundadores da Zanite terão uma participação combinada de 10% na Eve quando a fusão for concluída. Ricci também entrará para o conselho da Eve nessa época.

A sede da Eve nos Estados Unidos não será em Cleveland, disse Rosen, mas provavelmente em algum lugar na Flórida, possivelmente em Melbourne.

Enquanto esta iteração atual do Zanite se transforma em Eve com a fusão, Rosen já está pensando em uma Zanite 2.0.

"Ainda não foi determinado, mas a Zanite continuará crescendo no mercado de SPAC", disse Rosen. "Esse ainda será baseado em Cleveland e semelhante a Zanite. Esperamos construir uma franquia Zanite daqui para frente."

Isso significa ser possível levantar dinheiro para um segundo negócio em algum momento no futuro.

Nesse ínterim, Rosen está ansioso para ver o que acontece com a Eve.

"Como alguém que simplesmente aprecia ideias inteligentes, talentosas e inovadoras que perturbam as indústrias, isso é tão empolgante quanto qualquer coisa em que estive envolvido", disse ele. "Pensar em fazer parte do futuro da aviação no que se refere a este mercado é uma oportunidade incrível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque