Pesquisar este portal

22 fevereiro, 2022

Taurus lança nos EUA a pistola G3XL


*LRCA Defense Consulting - 22/02/2022

A Taurus Armas S.A. lançou hoje nos Estados Unidos o seu modelo mais recente da crescente linha de pistolas de defesa pessoal da série G - uma elegante arma para transporte diário oculto (EDC) 9mm projetada para oferecer a precisão e a confiança de uma pistola de tamanho normal em uma configuração ideal para transporte velado confortável. 

A nova Taurus G3XL carrega o conjunto de ferrolho e cano de tamanho normal da G3. Este ferrolho todo em aço apresenta um acabamento durável preto fosco Tenifer para resistir ao desgaste e à corrosão do transporte diário e abriga um cano de aço inoxidável usinado com precisão. O cano de quatro polegadas, trabalhando com o longo raio de visão do ferrolho, fornece a precisão que os atiradores sérios exigem em uma arma defensiva e maximiza a velocidade da bala para aumentar o desempenho terminal. 

Movendo-se para o quadro, a G3XL distingue-se com um punho compacto que se esconde facilmente quando guardado no cós ou enquanto carrega como OWB (Fora da Faixa da Cintura) sob roupas casuais. Para garantir a tração e o reposicionamento suaves, os engenheiros da Taurus simplificaram o receptor de polímero da G3XL, reduzindo o comprimento do trilho de acessórios e eliminando a alavanca de segurança manual. 

A G3XL vem com carregador de 2 x 12 cartuchos para aumentar o tamanho e o perfil discretos da pistola. Se for desejada maior capacidade, a G3XL aceitará carregadores de 15 e 17 cartuchos disponíveis. 

De acordo com a reputação da série Taurus G em ter uma relação custo/desempenho líder da classe, a nova G3XL apresenta um preço sugerido de apenas $ 342,98 nos Estados Unidos - o equilíbrio final entre potência, desempenho e preço.


Veja abaixo a matéria da Shoot On a respeito do novo modelo:

Primeiro olhar: Taurus G3XL 9mm

*Shoot On, por Rob Reaser - 22/02/2022

Foi há apenas um mês que informamos sobre a última arma da linha Taurus G-series, a G3X. O colaborador Bob Campbell deu ao novo polímero 9mm um shakedown completo e ficou intrigado com o conceito.

Muitos atiradores com mãos maiores às vezes têm dificuldade com pistolas compactas e subcompactas, mas exigem armas curtas para suas necessidades de transporte oculto. O pessoal da Taurus decidiu que uma solução poderia ser encontrada combinando as dimensões de aderência de sua G3 9mm de tamanho normal com o ferrolho e quadro mais curtos da compacta G3c da empresa. Com a G3X, atiradores com luvas robustas podem desfrutar de controle aprimorado de armas de fogo em uma plataforma confortável e conveniente para transporte diário oculto (EDC).

Acontece que a Taurus tinha outra variante híbrida esperando nos bastidores – desta vez pegando o mesmo conceito híbrido, mas aplicando-o ao contrário.

Huh?

Digite: Taurus G3XL.

Em contraste com a multidão de mão pesada, a maioria dos atiradores se sente confortável em manusear uma pistola compacta, encontrando poucos problemas com o aperto encurtado. O cano diminuto e o raio de visão da guarnição, por outro lado, muitas vezes deixa os atiradores desejando aqueles grupos mais apertados que normalmente acompanham pistolas de tamanho normal.

A solução? Mesclar um quadro compacto com um conjunto de ferrolhos de comprimento total.

Devo admitir que, quando a Taurus nos alertou pela primeira vez que um modelo de teste avançado estava vindo em nossa direção e li as especificações, meu primeiro pensamento foi: “Isso está parecendo muitas variações de um tema”. Como se viu, a G3XL não é um caso de “um a mais”. Na verdade, uma vez que tive a chance de carregá-la e colocá-la no alcance, fez muito sentido.

Vamos começar com a armação de polímero.


A G3XL é construída em torno do mesmo quadro que a G3c compacta de segurança não manual. Isso significa que a G3XL é mais curta no comprimento total e na altura do punho do que a G3 de tamanho normal, embora a maioria dos atiradores possa envolver confortavelmente três dedos sob o guarda-mato. Como tal, a G3XL é uma 12-rounder de pilha dupla, assim como a G3c. A marca registrada (e mais excelente) Taurus pontilhada no punho, almofadas de memória, controles operacionais e ergonomia pontual são todos mantidos. Ao contrário da G3c, no entanto, a G3XL não é oferecida com segurança manual - essa função é relegada à segurança do gatilho e ao bloqueio do atacante.


A G3XL utiliza o mesmo carregador de 12 tiros que a G3c. O escalonamento entre o punho e a placa do piso está lá para ajudar a retirar um carregador hesitante, embora nunca tenhamos tido esse problema com nenhuma pistola Taurus da série G. Na verdade, os mags geralmente saltam assim que você pressiona o seu botão de liberação.

O gatilho quebra um pouco nitidamente. Overtravel e reset não são o que você chamaria de “curto” se você estiver familiarizado com os gatilhos do mercado de reposição, mas eles são bons para uma arma defensiva como essa.

Onde a G3XL se afasta da G3C é na configuração de ferrolhos. A G3XL emprega o mesmo cano e ferrolho de 4 polegadas que a G3 para um comprimento total comum de 7,28 polegadas, com uma exceção. Para acomodar o comprimento mais curto do receptor, a Taurus projetou uma cobertura estendida para cobrir a haste guia e o conjunto da mola e preencher a lacuna entre a extremidade do slide e a extremidade do receptor. Uma espécie de clássico de 1911, olha, nós pensamos.

Embora não tenhamos recebido nada além de elogios à precisão inerente da G3c e da GX4 ainda menor, o simples fato é que quanto maior o cano e quanto maior o raio de visão (distância entre as miras frontal e traseira), mais precisa é a arma, tudo o mais sendo igual. Medimos o raio de visão da G3XL em 5-15/16 polegadas, comparado aos 5-3/16 polegadas da G3c. Pode não parecer muito, mas como qualquer atirador experiente lhe dirá, um raio de visão adicional de 3/4 polegadas é muito importante para a precisão.


Atirando de uma posição de combate a 30 pés, alcançamos o melhor grupo de cinco tiros de 1,7 polegadas com a G3XL, cortesia do JHP de 124 grãos de Fiocchi . Os grupos de dez jardas e cinco tiros de outras munições testadas funcionaram…

  • Barnaul FMJ de 115 grãos: 2,495 polegadas
  • Black Hills Honey Badger subsônico 125 grãos: 2,563 polegadas
  • NovX Engagement Extreme 65 grãos: 2,659 polegadas

Qualquer um deles está na zona para uma arma de defesa pessoal, mas os números claramente favoreceram a munição de Fiocchi neste teste.


Para desmontar a G3XL, certifique-se de que o carregador foi removido e que não há munição na câmara. Puxe levemente o carregador para trás e puxe para baixo a alavanca de liberação deste. Enquanto continua a pressionar a alavanca de liberação, solte-o e puxe o gatilho. O carregador agora pode ser removido do receptor. Como você pode ver, a G3XL se divide em componentes familiares.

Uma coisa que queremos mencionar é que a G3XL vem com dois carregadores de 12 tiros. Se você estiver inclinado, pode comprar carregadores opcionais de 15 e 17 tiros para aumentar sua capacidade de carga. Isso pode ser ótimo para parte do dia, mas anula a intenção de portar a pistola de forma velada (CCW/EDC).

Com a G3XL, a Taurus conclui o experimento híbrido que começou com a G3X, e nós a saudamos. Esta arma é um caso forte para si mesma, uma vez que imprime, quando usada em IWB (por dentro da faixa da cintura / por dentro da calça), como uma pistola compacta, mas oferece o cano estendido e o raio de visão mais longo que contribui para um atirador preciso. Vencer e vencer.

Especificações da Taurus G3XL

Calibre: 9mm Luger
Capacidade: 12 rodadas
Carregadores: 2
Sistema de tiro: atacante (striker)
Tipo de ação: ação única com re-ataque
Visão frontal: aço fixo
Visão traseira: drift ajustável
Segurança: bloco do atacante, segurança do gatilho, indicador de câmara carregada
Tamanho do quadro: compacto
Material do punho: polímero
Material da corrediça: liga de aço
Acabamento deslizante: preto fosco Tenifer
Comprimento do cano: 4 pol.
Comprimento total: 7,28 pol.
Altura Geral: 5,1 pol.
Largura total: 1,2 pol.
Peso: 24,4 onças.



4 comentários:

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque