Pesquisar este portal

02 junho, 2022

EUA: ações de armas de fogo disparam após tiroteios em massa; investidores descartam endurecimento das leis de armas


*The Conversation - 31/05/2022

Um dia depois que um jovem armado de 18 anos entrou na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, e matou 19 crianças e dois professores, os preços das ações dos fabricantes de armas e armas dispararam.

Uma semana depois, após o último tiroteio em massa não diminuiu, o rali do mercado de ações de empresas de armamentos. No fechamento do pregão em 31 de maio de 2022, o preço das ações da fabricante de armas Sturm Ruger subia mais de 6,6% desde 23 de maio, um dia antes do tiroteio. Para a Smith & Wesson, o salto foi ainda mais acentuado, com as ações subindo mais de 12% em relação ao preço das ações antes do assassinato em massa em Uvalde.

Mas essa relação – um tiroteio em massa seguido por um aumento nas ações da indústria de armas – nem sempre foi o caso. Meu colega Anand Gopal e eu estudamos  o impacto de 93 tiroteios em massa no preço das ações de empresas de capital aberto de 2009 a 2013. Descobrimos que, ao contrário do que acontece agora, os tiroteios em massa naquele período foram seguidos por uma queda no preço das ações de Smith & Wesson e Sturm Ruger, as duas empresas de armas ainda listadas publicamente nos EUA

Então por que isso mudou? A resposta pode estar em como as esperanças de legislação sobre restrições mais rígidas à venda de armas diminuíram na última década. A conclusão é que os investidores não parecem mais se preocupar tanto com as chances de endurecer a regulamentação de armas de fogo ao avaliar a viabilidade de longo prazo dos fabricantes de armas após os tiroteios em massa.

Vejamos os fatores que influenciam a avaliação de tais ações após tiroteios em massa. Primeiro você tem uma demanda crescente por armas. A pesquisa mostrou que as vendas de armas aumentam após um tiroteio de alto nível, à medida que os americanos “se armam”, tanto por uma preocupação percebida com sua segurança, quanto pelo medo de restrições mais rígidas.

O pensamento é simples: “É melhor eu comprar armas de fogo enquanto ainda posso, antes que a legislação torne mais difícil para mim fazê-lo”. Esse aumento da demanda, por si só, estimularia o preço de mercado dos fabricantes de armas e munições, fornecendo um ganho financeiro inesperado.

Mas então você tem o fator contrário: qualquer conversa sobre regras mais rígidas sobre a venda de armas coloca em risco a viabilidade de longo prazo das empresas ao reduzir os fluxos de caixa futuros. O modelo de negócios dos fabricantes de armas, afinal, é vender um número crescente de armas de fogo ao público. Qualquer proibição ou restrição sobre quais tipos de armas você pode comprar – ou mesmo quem pode comprar uma arma de fogo – limitaria sua capacidade de aumentar os lucros.

No período que analisamos, os investidores pareciam se inclinar mais para esse medo da legislação futura, como visto na avaliação reduzida de empresas de armas de fogo de capital aberto após tiroteios em massa. Nossa pesquisa mostrou que os tiroteios em massa de 2009 a 2013 resultaram em uma penalidade imposta às ações de armas de fogo em uma janela de dois, cinco e 10 dias. Ou seja, um tiroteio em massa seria seguido por uma queda anormal cumulativa no preço das ações durante esse período. A penalidade funcionou para cerca de 1,25% em um período de cinco dias.

Curiosamente, mesmo ao longo dos anos que analisamos, as coisas começaram a mudar. A resposta negativa do mercado de ações aos tiroteios em massa diminuiu nos últimos anos de nosso estudo, sugerindo que a ameaça de quaisquer medidas regulatórias não foi tão sentida pelos investidores.

A inação sobre o controle de armas em nível federal – e o afrouxamento das regulamentações entre alguns estados – nos anos desde que nosso trabalho aparentemente levou a um reequilíbrio dos dois principais fatores em jogo. Sim, ainda há um aumento na demanda por vendas de armas após tiroteios em massa. Mas o medo sobre possíveis regulamentações sobre a venda de armas aparentemente diminuiu.

O aumento no preço das ações da Smith & Wesson e da Sturm Ruger após o tiroteio na escola de Uvalde fornece uma forte evidência correlacional de que as ações de armas de fogo agora aumentam após esses eventos. Um efeito semelhante foi visto após o tiroteio em massa de 2018 na Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, Flórida.

Mas há um problema quando se trata de dizer abertamente que existe um link. Uma das coisas mais assustadoras é que o modelo estatístico que usamos em nossa pesquisa não funciona mais. O motivo: há simplesmente muitos tiroteios em massa nos EUA. Eles ocorrem com tanta frequência que não podemos mais implementar esse tipo de análise olhando para o efeito de incidentes isolados e o efeito do mercado de ações nas empresas de armas.

De fato, de acordo com o Gun Violence Archive, houve mais 18 tiroteios em massa nos EUA nos sete dias após o tiroteio em Uvalde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque