Pesquisar este portal

14 junho, 2022

Guarda Municipal de Porto Alegre recebe 310 armas Taurus para renovar armamento da corporação


*Prefeitura Municipal de Porto Alegre - 14/06/2022

A Guarda Municipal recebeu nesta terça-feira, 14, um grande reforço para fortalecer o combate à criminalidade em Porto Alegre. A prefeitura entregou à corporação 300 pistolas, modelo 9 milímetros e dez carabinas. As armas de fabricação nacional, da marca Taurus, foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Segurança e integram o planejamento de atualizar os equipamentos da corporação. A cerimônia ocorreu na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre.

Foram investidos R$ 1.467.685,30 para compra dos armamentos por meio de pregão eletrônico. Os recursos são oriundos do projeto POA Segura voltado para qualificação, reestruturação e investimentos tecnológicos para área da segurança pública. As novas armas contam ainda com carregadores, coldre e sistema de segurança contra disparos acidentais.

“A chegada destes novos armamentos irá reforçar, tanto a segurança do agente, que atua diretamente no combate à criminalidade, quanto da população. Além disso, seguiremos trabalhando na renovação dos equipamentos da Guarda Municipal e no fortalecimento e valorização da corporação como um todo”, destaca o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Desde 2019, os agentes têm porte para usar todos os tipos de armas previstas na lei federal. Atualmente, a Guarda Municipal atua com revólver calibre 38, pistola .380 e espingarda calibre 12. “Esta é mais uma importante entrega que traduz os esforços da administração municipal em acelerar o crescimento institucional da Guarda Municipal. As novas armas também proporcionam a continuidade do desenvolvimento técnico e profissional do agente que atua na ponta”, diz o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

Também foram incorporadas à Guarda Municipal, 200 lanternas táticas para auxiliar as operações em ambientes de baixa luminosidade. O instrumento dispõe de sinalizador de localização, capaz de iluminar a uma distância de até 250 metros. O dispositivo possui lâmpada led com 100 mil horas de vida útil.

POA Segura -  O projeto POA Segura conta com investimento de R$ 60 milhões. Os recursos serão aplicados em equipamentos, infraestrutura e qualificação dos órgãos de segurança do município, cuja gestão está sob responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Políticas de Segurança. Entre as ações previstas, está a instalação de mais de 500 câmeras de videomonitoramento de espaços públicos e veículos, além das 365 já existentes no cercamento eletrônico da cidade, assim como implementação de softwares de inteligência artificial e sistemas de informação.
 
Além do investimento na Guarda Municipal, a Defesa Civil, Centro Integrado de Comando (Ceic) e Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) também serão qualificados e ampliados. O financiamento tomado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o POA Segura já teve 23% dos recursos aplicados em tecnologia e compra de equipamentos para a Guarda Municipal.
 
Sede - A sede própria da Guarda Municipal será localizada no Parque Marinha do Brasil. O prédio será reformado e ocupado com previsão para 2023. Com a conclusão do projeto arquitetônico, a redação do edital para contratação de uma nova empresa - que será responsável pela execução da obra - está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrtura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque