Pesquisar este portal

11 junho, 2022

Ministério da Defesa do Brasil e do Egito debatem plano de cooperação militar


*Ministério da Defesa e LRCA Defense Consulting - 11/06/2022

Representantes do Ministério da Defesa (MD) do Brasil e do Egito promoveram, entre os dias 5 e 8 de junho, a I Reunião do Comitê de Cooperação Militar Egito-Brasil. No encontro, realizado na sede do Ministério da Defesa egípcio, foram debatidas as diretrizes do “Plano de Cooperação Bilateral entre as Forças Armadas do Brasil e do Egito para o período de 2022 a 2023”.

No âmbito da cooperação militar, os países firmaram entendimentos nas áreas de ensino militar, treinamento conjunto, engenharia militar, saúde, manutenção de equipamentos, produtos de defesa, entre outros.

O Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, ressaltou a importância de fortalecer relações com países como o Egito: “Essa reunião ajudou na discussão de temas estratégicos na área de Defesa, que representam interesses comuns de cooperação entre as Forças Armadas de ambos países, proporcionando incremento na parceria com esta nação amiga e troca de experiências em diversas áreas militares, intensificando, ainda mais, as relações entre Brasil e Egito”, enfatizou.

A comitiva brasileira foi recepcionada pelo Chefe da Seção de Planejamento Estratégico do Ministério da Defesa do Egito, General de Brigada Yasser Abdel Moez Al-Khatib. A delegação teve a oportunidade, ainda, de visitar complexos industriais da área de Defesa e a Organização Árabe para Industrialização.

Coincidências?
No dia 24 de maio, o site libanês Tactical Report, especializado em relatórios de inteligência, divulgou que o Egito teria assinado um contrato de licença com a multinacional brasileira Taurus Armas para o estabelecimento de uma filial no país para produção de armamento leve.
Consultada, a empresa brasileira negou a afirmação.

Já no dia 08 de junho, a mesma fonte publicou que Egito estaria atualmente em negociações com o Brasil para a aquisição do radar de defesa aérea Embraer SABER, sem especificar o modelo (a foto publicada foi a do M60). Negociações seriam muito promissoras e estariam progredindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque