Pesquisar este portal

15 agosto, 2022

Dia da Independência: revelado o design do caça avançado de 5ª geração para tornar a Índia uma potência global


*Zee News - 15/08/2022

À medida que a Índia comemora 75 anos de independência, a IAF [Indian Air Force] em breve terá o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) multifuncional supersônico para todos os ambientes, que está sendo desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) e pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

A Força Aérea Indiana é uma das forças de defesa mais avançadas do mundo, com uma frota que pode envergonhar qualquer país. A IAF possui a frota de caças mais avançada da região e também do mundo. No entanto, a Índia ainda carece de um caça de 5ª geração, que é considerado o caça mais avançado do mundo e apenas alguns países do mundo possuem esse tipo de aeronave. Para dar uma ideia, os Estados Unidos têm o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II da Lockheed Martin, enquanto a China tem o Chengdu J-20 e a Rússia tem o Sukhoi Su-57. Esses são os únicos três países com o avançado caça de 5ª geração. Por outro lado, a Índia está preparando seu programa Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) para rivalizar com essas nações.

O ex-chefe do Estado-Maior da Força Aérea Marechal Rakesh Kumar Singh Bhadauria anunciou que foi lançado o desenvolvimento de aeronaves de combate multifunção avançadas de 5ª geração. Recentemente um tweet revelou o modelo de túnel de vento do AMCA, destacando o design do caça. Como visto na imagem, o jato terá uma configuração de motor duplo.

O caça mais avançado da IAF
Se virmos a frota atual da Força Aérea Indiana, a Índia tem principalmente caças de origem estrangeira, deixando de lado o Tejas LCA fabricado pela HAL, que servirá como a primeira linha de defesa para a Índia e substituirá o antigo MiG-21 Bison. No entanto, entre os aviões mais avançados da IAF está o Dassault Rafale, de fabricação francesa, que é, na melhor das hipóteses, um avião de 4,5 Gen. Enquanto a Índia pode obter o Sukhoi Su-57, fabricado na Rússia, como seu caça mais avançado, a IAF aposta fortemente em plataformas de armas nativas e contará com o supersônico AMCA, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) e Hindustan Aeronautics Limited. (HAL).

Modelo de túnel de vento AMCA
Como visto na imagem do Twitter, os principais recursos são o Diverterless Supersonic Inlet (DSI) e um 'bump' 3D que impede que as ondas de radar saltem das pás/turbinas do motor, tornando-o um jato Stealth. O jato é visto ostentando um Infrared Search and Track (IRST) acima do cone do nariz, juntamente com um radar Active Electronically Scanned Array (AESA), usado para aprimorar a detecção de alvos de médio e longo alcance.

Jato de caça de 5ª geração fabricado na Índia
O AMCA será a espinha dorsal da IAF nas próximas décadas, e a Força Aérea Indiana não pretende introduzir um jato de 5ª geração de fabricação estrangeira até que o AMCA seja fabricado. Uma versão naval do caça de 5ª geração também será desenvolvida para a Marinha da Índia. A aeronave terá um alto grau de furtividade, capacidade de transportar armas tanto interna quanto externamente, capacidade interna de combustível, supercruzeiro e desempenhará o papel de ataques ar-ar e ar-solo. Com o AMCA engajando principalmente alvos além do alcance visual, ele também terá um poderoso motor de vetor de empuxo para proporcionar super manobrabilidade para melhores capacidades de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque