Pesquisar este portal

16 agosto, 2022

Empresa brasileira cria telha à base de grafeno que transforma luz solar em energia elétrica

 

*Pensamento Verde - 15/08/2022

A Telite, empresa carioca que atua na indústria plástica, está propondo a reciclagem de plástico para a produção de telhas solares. Especialista em telhas, a empresa desenvolveu um modelo utilizando grafeno, que pode gerar energia solar.

A empresa tem como objetivo devolver à cadeia produtiva um novo produto desenvolvido a partir de resíduos gerados por residências, comércios e indústrias. Através de processos inteligentes, eles garantem que cada novo produto tenha uma vida útil sustentável, econômica e limpa.

Para fabricar as telhas, a empresa utiliza cerca de 150 toneladas de plástico reciclado por mês – retirado do meio ambiente por meio do seu programa de logística reversa. O material usado é o polietileno de alta densidade, que é impermeável, atóxico, resistente a altas temperaturas e não agride o meio ambiente.

A tecnologia aplicada para captação de luz solar permite que cada placa de telha, cujo tamanho é de 1,90m x 1,10m, tenha capacidade para gerar até 150 Kwh por mês. De acordo com a média nacional de consumo de energia, com apenas duas telhas será possível abastecer uma residência com energia elétrica pelo período de 30 dias.

Segundo a Telite, apenas quatro telhas podem gerar cerca de 30 quilowatts de eletricidade por mês, o suficiente para um mês para uma casa com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. A vida útil do equipamento é de até 80 anos.

Pesando 7kg e medindo pouco mais de 2m de comprimento, as placas possuem camadas que podem ser aplicadas em qualquer tipo e tamanho de telha, facilitando a instalação e cobrindo áreas maiores.


Elas também são capazes de absorver a energia solar em dias nublados e chuvosos sem afetar sua capacidade fotovoltaica. Os primeiros testes das telhas aconteceram em duas casas, uma no sudeste e outra no sul do país. Porém, a tecnologia ainda está em fase de certificação pelo Inmetro e continua sendo testada em diferentes regiões do país.

Os resultados da empresa são animadores: mais de 2.345 toneladas de materiais recicláveis foram coletados para a criação de produtos sustentáveis. Cerca de 25600 telhas foram produzidas a partir da reciclagem de plásticos e houve redução de 1.065.000,00 quilos de CO2 no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque