Pesquisar este portal

29 setembro, 2022

C-390 Millennium – Criando uma nova filosofia global em manutenção e desempenho


*Aviation Week - 26/09/2022

O Embraer C-390 Millennium já está estabelecendo novos padrões no mercado de transporte aéreo tático, tendo os projetistas criado uma nova geração de aeronaves com capacidade multimissão. Ele fornece a combinação perfeita de tecnologia madura e comprovada com pensamento de última geração para garantir o melhor dos dois mundos – confiabilidade e uma nova experiência em desempenho.

A Força Aérea Brasileira (FAB) opera o C-390 desde 2019, e a aeronave já está comprovada e em serviço em missões de alto nível. Há dois anos, por exemplo, a aeronave provou ser fundamental na resposta à crise da COVID no país, trazendo esperança e alívio prático aos mais necessitados. 

Em termos de crises globais, também completou missões de apoio humanitário em Beirute para apoiar as vítimas de uma explosão devastadora no porto, no Haiti para apoiar as vítimas de um terremoto mortal e, mais recentemente, ajudando na repatriação de brasileiros e outros nacionais que fogem do conflito na Ucrânia.

Em 2021, a aeronave impressionou durante a Operação Culminante, um exercício de treinamento conjunto inédito entre a BAF, o Exército dos Estados Unidos e o Exército Brasileiro, para preparar paraquedistas e tripulações para desdobramento em operações aereoterrestres. Ao longo do exercício, o C-390 Millennium demonstrou com sucesso sua excelente interoperabilidade com outras aeronaves e forças armadas realizando missões de Ataque Aéreo, Infiltração Aérea e Evacuação Médica.


Mais recentemente, o Millennium fez parte de um exercício combinado de ajuda humanitária (Operação 'Cooperación VII') envolvendo um componente aéreo combinado com aeronaves dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Honduras, Colômbia e Brasil, além de contingentes militares de outras oito países. Um total de 36 missões foram realizadas pelo C-390, desde missões de transporte aerologístico até lançamentos aéreos, com 100% de disponibilidade da aeronave em todos os momentos. Também foi capaz de demonstrar sua versatilidade, operando a partir de aeródromos com elevações muito diferentes, de 570 pés a 8.400 pés.

O C-390 Millennium é uma aeronave verdadeiramente notável que rapidamente ganha reputação por sua confiabilidade e desempenho. Tal confiabilidade e desempenho, no entanto, não acontecem por acaso. Eles são o resultado de uma estratégia comercial claramente pensada que permite que a resiliência seja 'embutida' no projeto e na operação da aeronave.

A Embraer trabalha com mais de uma dezena de parceiros globais que, entre eles, entregam cerca de 60% das peças, equipamentos e sistemas do Millennium. Também possui licenças de exportação para mais 11 países, o que garante uma disseminação global de expertise, incluindo o conhecimento e a capacidade de dar suporte às aeronaves C-390 Millennium onde quer que estejam operando. Essa experiência, juntamente com uma rede de suporte de mais de 80 MROs, mais de 10 centros de serviços próprios, mais 80 ou mais centros de serviços autorizados e mais de 200 representantes de suporte de campo, demonstram a profundidade e amplitude do compromisso da Embraer com a plataforma C-390.

Embora o Millennium possa ser fabricado localmente no Brasil, o negócio de Soluções de Materiais da Embraer suporta uma frota global de mais de 4.000 aeronaves. Possui uma rede de nove centros de distribuição de peças e sobressalentes e mais de 70 locais de armazenamento, interligados para garantir que as peças essenciais estejam sempre disponíveis, onde e quando forem necessárias.

Filosofia de manutenção essencial
A manutenção é, obviamente, uma parte essencial para manter uma aeronave operacional por mais tempo. Mas a manutenção desnecessária pode criar mais problemas do que soluções. A Embraer usa a filosofia do Grupo de Direção de Manutenção 3 (MSG-3) para planejar a manutenção em intervalos que reconhecem a confiabilidade inerente dos sistemas e componentes da aeronave.

Funciona com base em quatro princípios orientadores: que a manutenção só é eficaz se a tarefa for aplicável; manutenção excessiva não oferece confiabilidade aprimorada; tarefas desnecessárias podem introduzir erro humano, criando um problema que não existia anteriormente; e que o monitoramento rigoroso de peças e sistemas é geralmente mais eficaz do que revisões em tempo difícil.

A filosofia MSG-3, preferida por muitas aeronaves modernas, é complementada pelo AHEAD – Diagnóstico de Análise de Saúde da Aeronave da Embraer. Ele coleta e interpreta os dados dos sistemas integrados, permitindo que os operadores solucionem rapidamente os problemas quando ocorrem, para evitar que um problema menor se torne um incidente potencialmente grave. Os sistemas da aeronave e os dados de desempenho do motor podem ser transmitidos ao vivo para qualquer lugar do mundo, permitindo que ações corretivas sejam tomadas antes mesmo de a aeronave tocar o solo.

Ao adotar esta filosofia, o C-390 pode ir para intervalos maiores entre cada visita de manutenção. O plano também reflete a simplicidade dos operadores comerciais ao ser dividido em três fluxos específicos:

• Verificações de linha – compreendendo aquelas verificações que podem ser realizadas durante a noite ou durante uma pausa no trânsito, incluindo drenagem e reabastecimento dos sistemas de óleo, troca de freios ou pneus, reabastecimento de lubrificantes e verificações visuais de flaps e slats.

• Verificações intermediárias – compostas pelas verificações necessárias a cada 600 horas de voo, que são classificadas como de baixa complexidade e podem ser feitas fora do hangar.

• Verificações de base – verificações previstas para serem realizadas a cada cinco anos, que vão desde as simples verificações visuais e operacionais até as tarefas mais detalhadas, incluindo inspeções estruturais.

A essas três atividades principais, cada operador pode adicionar suas próprias verificações ao programa de manutenção conforme e quando julgar necessário. A chave é adaptar o programa de manutenção aos requisitos do operador, manter a confiabilidade de despacho técnico da aeronave (TDR) e manter um alto padrão tanto no interior quanto no exterior. O MSG-3 aliado a um programa de manutenção enxuto e inteligente reflete em mais disponibilidade e menor custo de operação.

A confiabilidade é essencial e é resultado das pessoas, infraestrutura, filosofia e experiência da Embraer. É também fruto dos parceiros da Embraer, escolhidos para trabalhar com a organização e entregar muitos de seus principais componentes.

Tecnologia e suporte comprovados
Por exemplo, O C-390 usa o Pro Line Fusion da Rockwell Collins, um sistema de aviônicos integrado. Possui arquitetura escalável, conectividade total, ferramentas intuitivas de tomada de decisão e recursos avançados de conscientização situacional para aprimorar a segurança e a eficiência de cada missão. O C-390 usa Unidades de Potência Auxiliares (APUs) da Hamilton, amplamente adquiridas por outros OEMs em todo o mundo e, portanto, de fácil suporte com peças e sobressalentes prontamente disponíveis. E aproveita os motores V2500-E5 do consórcio International Aero Engines, que consiste na Pratt & Whitney, Japanese Aero Engine Corporation e MTU Aero Engines.

O motor V2500 agora é usado em três fuselagens separadas: a Família Airbus A320; o Boeing MD-90; e o Embraer C-390 Millennium. Para colocar isso em contexto, aproximadamente 190 companhias aéreas e locadoras de cerca de 70 países diferentes operam o motor V2500, o que demonstra como eles são comprovados em campo, altamente confiáveis ​​e fáceis de suportar. Eles são projetados para operar por 30 anos sem a necessidade de grandes revisões, reduzindo os custos de vida útil em até 30% em relação a aeronaves comparáveis.

Esses e outros fatores, como a capacidade total fly-by-wire do C-390, que elimina a necessidade de quaisquer inspeções e ajustes de cabos de controle, e um trem de pouso com mais de 30 milhões de horas de voo de experiência em engenharia por trás dele, ajudam a suportar a confiabilidade de uma aeronave já incrivelmente confiável.

Quando todos os fatores são levados em consideração, os custos operacionais do C-390 são, em média, 30% menores por missão do que outros aviões de transporte aéreo táticos típicos. Ele vem entregando uma disponibilidade operacional acima de 80% e uma taxa de conclusão (confiabilidade operacional) de 99% na Força Aérea Brasileira - uma estatística realmente notável.

Ao escolher o C-390 Millennium, portanto, as operadoras estão comprando um fabricante local com uma visão verdadeiramente global e capacidade comprovada, desde as peças e equipamentos que usa até a infraestrutura que implanta para manter essas aeronaves no ar. E respalda sua filosofia de fabricação e manutenção com uma abordagem similarmente global de suporte, dando aos operadores acesso a ferramentas e dispositivos de treinamento de ponta e treinamento no mundo real para preparar os pilotos para os desafios do mundo real que estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque