Pesquisar este portal

24 setembro, 2022

Controlador da Taurus zera os bônus de subscrição que detinha desde 2018


*LRCA Defense Consulting - 23/09/2022

No dia 16 deste mês, em Comunicado ao Mercado enviado à Comissão de Valores Mobiliários e à B3, a Taurus Armas S.A. informou que a CBC Brasil Comércio e Distribuição Ltda., na qualidade de acionista coligada à BYK Participações S.A., controladora da empresa, dirigiu correspondência a esta informando que, no dia 15 de setembro deste ano, converteu cinco milhões de Bônus de Subscrição da Série D (TASA17) em ações preferenciais, adquirindo, em consequência, cinco milhões de novas ações preferenciais, representativas de aproximadamente 6,68% das ações preferenciais e 4,12%  do capital social total da Taurus.

Como restaram dúvidas sobre o real significado dessa aquisição, torna-se importante esclarecer, pois, que esse foi apenas o último lote dos bônus de subscrição que a CBC detinha, de um grande lote que adquiriu em outubro de 2018, quando a Taurus lançou 74 milhões de bônus em três séries.

Além da correspondência da CBC e do comunicado oficial da Taurus, a operação poderá ser confirmada no Formulário Consolidado (FC) relativo ao mês de setembro, que deverá ser divulgado pela Taurus no início de outubro, haja vista que no FC de agosto ainda constava um total de 5.010.329 de Bônus de Subscrição (TASA17) em poder do representante do Acionista Controlador no Conselho de Administração da empresa.

Na prática, essa operação traz apenas três consequências, sendo possível constatar que o Acionista Controlador:
- aumentou sua participação no capital da Taurus, como mencionado no primeiro parágrafo;
- não possui mais Bônus de Subscrição a subscrever;
- não necessitará mais vender ações PN para exercer os bônus de subscrição, como vinha fazendo desde 2021.

O lançamento das três séries de bônus de subscrição em 2018 foi feito com a finalidade de capitalizar a Taurus e diminuir o grande endividamento que possuía na época, quando recém estava iniciando o turnaround que viria a transformá-la completamente nos anos seguintes.

O encerramento desse ciclo, a acontecer no dia 05 de outubro com o fim do prazo de subscrição dos bônus da série D (TASA17), mostra que a iniciativa tomada há quatro anos foi coroada de sucessos, haja vista ter sido um dos pilares que, no bojo do turnaround realizado, possibilitaram à Taurus se tornar uma empresa lucrativa, pagadora de altos dividendos, com uma dívida totalmente equacionada e que entrega produtos com alta qualidade e tecnologias de ponta, fatos estes que a levaram a se tornar a maior vendedora de armas leves do mundo neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque