Pesquisar este portal

08 dezembro, 2022

Força Aérea Australiana seleciona o C-130J-30 Hercules, mas há controvérsias relativas ao Embraer C-390 Millennium

Lockheed C-130J-30 Hércules (Nigel Pittaway)

*Australian Defence Magazine - 08/12/2022

Na audiência de estimativas de Defesa, Relações Exteriores e Comércio do Senado, em 9 de novembro, o chefe da Força Aérea Air Marshal Robert Chipman defendeu a seleção do Lockheed C-130J-30 Hercules como a futura Aeronave de Mobilidade Aérea Média (MAMA) da RAAF.

Em resposta a perguntas sobre por que o C-130J foi selecionado com o que o comunicado de imprensa do ministro da Defesa, Richard Marles, chamou de “a única opção que atende a todos os requisitos de capacidade da Austrália”, AM Chipman reiterou que o Hercules foi o vencedor claro.

AM Chipman também afirmou que o Airbus A400M, o Embraer C-390 Millennium e o Kawasaki C-2 também foram avaliados.

“Observamos essas quatro aeronaves em 22 requisitos diferentes. Eles estão relacionados ao desempenho da aeronave, certificação nas funções em que esperamos utilizar a aeronave e a facilidade com que podemos fazer a transição da aeronave para o serviço”, testemunhou.

No entanto, AM Chipman não forneceu detalhes sobre quais eram os 22 requisitos e, conforme relatado pela ADM , a Defesa não abordou questões específicas sobre como a análise foi conduzida.

Em um briefing da indústria para manutenção de aeronaves sob o programa MAMA (Air 7404 Fase 1) realizado em Canberra em 2 de dezembro, a Defesa revelou que um “número de fabricantes” foi abordado por meio de uma Solicitação de Informações (RFI) em 2021 e os méritos de cada uma das aeronaves foram avaliados de acordo com os requisitos de capacidade da Austrália.

Como a Austrália esteve em confinamento do COVID durante grande parte de 2021 e as viagens ao exterior extremamente restritas, a avaliação parece ter sido - na melhor das hipóteses - um exercício de papel. Embora a Força Aérea tenha, sem dúvida, uma boa compreensão do desempenho do C-130J, tendo-o operado desde 1999, os outros três competidores parecem ter sido julgados apenas por um exercício teórico. A ADM não tem conhecimento de nenhuma visita oficial à Espanha, Brasil ou Japão durante o período de avaliação.

Embora o Air Marshal Chipman tenha reconhecido no Senado que estima que uma decisão final será tomada como parte do próximo processo de Revisão Estratégica de Defesa, parece justo perguntar por que a Defesa está com tanta pressa para substituir a frota C-130J existente por mais do mesmo?

A Data de Retirada Planejada para a aeronave atual não é até o prazo de 2030, mesmo sem uma extensão de vida, então parece haver tempo para conduzir uma avaliação completa das alternativas.

Embora o Kawasaki C-2 esteja apenas entrando em serviço com a Força Aérea de Autodefesa do Japão - até agora, o único cliente - tanto o A400M quanto o C-390 já estão em serviço e foram selecionados por várias nações. É importante notar também que tanto o A400M quanto o C-390 já são certificados como navios-tanque, capazes de reabastecer com mangueira e drogue helicópteros e jatos rápidos, com equipamento de função removível.

Embora se possa argumentar que o A400M e o C-2 são muito grandes para um requisito de transporte aéreo médio, o C-390 foi projetado desde o início para ser um substituto do C-130 e agora está em serviço na Força Aérea Brasileira e foi selecionado por Portugal, Hungria e Holanda.

Portugal e a Holanda substituirão os C-130 existentes (embora modelos mais antigos) pelos C-390 e, na recente audiência de estimativas do Senado, o senador liberal David Fawcett apontou que este último decidiu que a aeronave brasileira era superior ao C-130J em vários de critérios.

“Percebi que o ministro da Defesa holandês, ao falar ao seu parlamento e explicar por que eles haviam comprado a aeronave da Embraer, disse, essencialmente, que custava menos, era mais fácil de manter e tinha mais capacidade e mais disponibilidade do que o C-130J.” disse o senador Fawcett.

Embraer C-390 Millennium (Embraer)

O C-390 alavanca a família de aeronaves comerciais E190 da Embraer, centenas das quais estão em serviço em todo o mundo e contam com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo OEM. Ele é alimentado por motores IAE V2500, que são turbofans comerciais modernos também em serviço em grande número em todo o mundo, inclusive com Jetstar e Qantas Link na Austrália.

Durante o briefing da indústria do Air 7404 mencionado acima, as empresas locais foram informadas de que era um momento emocionante para a mobilidade aérea média, com um funcionário afirmando que a Austrália está “à beira de uma recapitalização única em muitas gerações” e eles foram instados a contribuir para a cadeia de suprimentos global do C-130J. A Lockheed Martin tem uma cadeia de suprimentos madura e, na Austrália, a Quickstep é uma grande história de sucesso, construindo conjuntos de flaps. Mas, como uma compra de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), a manutenção será contratada pelo líder de serviço dos EUA (neste caso, a Força Aérea dos EUA) e isso provou ser um osso particularmente difícil para as empresas australianas quebrarem até o momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque