Pesquisar este portal

15 janeiro, 2023

Avibras receberá aporte da Finep para desenvolver sistema inovador de navegação para mísseis balísticos

Lançamento Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300 a partir do Sistema Astros

*LRCA Defense Consulting - 15/01/2023

Recentemente a Avibras foi classificada em terceiro lugar para obtenção de recursos de subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) através do edital à inovação para a Base Industrial de Defesa (BID), que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de Defesa. Foram apresentados 42 projetos de diversas empresas da BID, sendo que oito foram classificados dentro do limite de recursos disponibilizados.

O projeto da Avibras está relacionado à área temática do edital de guiamento, controle e navegação para aplicações em mísseis e foguetes com a proposta de desenvolver a Unidade de Auxílio à Navegação para Mísseis Balísticos. “O objetivo é criar um sistema capaz de guiar o míssil balístico em sua trajetória até o alvo através de Sensores Micro Electro Mechanical Systems (MEMs) e Algoritmos não Lineares, que são inovadores”, explicou Mário Corrêa, responsável técnico e idealizador da proposta da unidade de auxílio.  

Para o desenvolvimento do projeto, a Avibras receberá como aporte da Finep, R$ 14.935.529,92 ao longo de três anos. Os trabalhos iniciam no primeiro semestre de 2023.

“A proposta do projeto foi construída dentro do propósito do Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), de ser a embaixada de tecnologia e inovação da empresa e de acordo com a estratégia de negócios da empresa. Também terá a participação do Centro de Pesquisa Von Braun, importante instituto de parceria do relacionamento com o EATI”, destacou Luiz Gentil, gerente do EATI.     

Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300

Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300
O Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300 é uma nova munição em estágio de pesquisa e desenvolvimento, com o propósito de ser lançado a partir da plataforma do Sistema ASTROS em uso pelo Exército Brasileiro. 

O míssil está sendo concebido para levar 200 kg de carga bélica convencional a uma distância de até 300 km com precisão em Círculo de Erro Provável (CEP) menor ou igual a 30 m, produzindo o mínimo de dano colateral.

O principal objetivo do Míssil Tático de  Cruzeiro AV-TM 300, dado ao poder dissuasório do armamento, é desencorajar eventuais ameaças externas, pois poderá atingir alvos estratégicos de eventuais oponentes muito além dos alvos táticos atualmente batidos pelos foguetes do Sistema ASTROS, conferindo ao Exército Brasileiro uma maior capacidade de dissuasão extrarregional. Atualmente, a família de foguetes Astros compreende quatro modelos com menor alcance, que variam entre 30 e 80 quilômetros.

Interesse internacional
De acordo com o portal especializado Tactical Report, em publicação de 02/06/2022, o Egito estaria próximo de adquirir mísseis AV-TM 300 junto com sua plataforma de lançamento, o sistema Avibras ASTROS II MK6, observando ainda que este acordo faria parte de uma série mais ampla de acordos que foram recentemente assinados entre o Egito e empresas de defesa brasileiras.

A mesma fonte, em publicação de 27/06/2022, divulgou que o Egito estaria interessado em adquirir o Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (ASTROS 2020), fabricado pela empresa brasileira de defesa Avibras. O Ministério da Produção Militar do Egito (MoMP) estaria considerando assinar o contrato do acordo, juntamente com a transferência de tecnologias (ToT) e acordos de coprodução.

Há indícios que outros países também estariam interessados no novo míssil de cruzeiro e no Sistema ASTROS. O jornalista e pesquisador de defesa Roberto Caiafa, um dos maiores experts brasileiros nesse tema, poderá divulgar em breve novidades em seu canal Caiafa Master.

O lançador ASTROS, ao contrário do seu principal concorrente - o norte-americano MLRS HIMARS, é o único sistema de artilharia de foguetes com lançador modular, fato esse que permite o disparo de munições de diferentes calibres, tais como foguetes balísticos, munições guiadas e mísseis de cruzeiro com a simples troca de recipientes do foguete.

Caso seja confirmada a venda de mísseis de cruzeiro AV-TM 300 e os seus sistemas de lançamento ASTROS II MK6 para o Egito ou para outro país, o negócio poderá representar um bem-vindo fôlego para a combalida Avibras, que enfrenta um difícil período de recuperação judicial devido ao grande endividamento que tem e ao encolhimento de suas vendas internacionais.

A sobrevivência da Avibras é fundamental para a estratégia nacional de defesa do Brasil. No entanto, o desenvolvimento da altíssima tecnologia que a caracteriza, faz com que necessite de pesados investimentos, que só poderão ser sustentados com a firme exportação de seus produtos, haja vista que o fornecimento de unidades do armamento para as Forças Armadas brasileiras é pontual, pequeno e insuficiente para esse propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque