Pesquisar este portal

17 abril, 2023

Drones militares da Akaer levam o Brasil ao nível das grandes potências nesse segmento

Albatross (direita) e Osprey (esquerda) formam a nova família de UAVs da  Akaer


*LRCA Defense Consulting - 17/04/2023

A empresa brasileira Akaer expôs, durante a LAAD, uma nova família de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (ou UAS - Unmanned Aerial System), que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento e maturidade conceitual. A novidade é um dos trunfos da Akaer durante sua participação na mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro.

Desde 2019, a Akaer vem desenvolvendo soluções de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas, conforme requisito de clientes internacionais. Um exemplo é o Albatross, sistema composto por uma aeronave classe 3 de 1000 kg de peso básico, centro de controle de terra e sistema de comunicação. O Albatross foi concebido para missão de patrulha marítima e reconhecimento aéreo. No entanto, em decorrência da demanda de mercado, o modelo foi recentemente ajustado para uma carga paga de armamentos de até 320 Kg.

“Osprey”, o novo UAV da Akaer
Em decorrência de vários contatos com as Forças Armadas, usuárias deste tipo de sistema, a Akaer desenvolveu a concepção de uma versão de um sistema UAS monomotor chamado de “Osprey” (Águia pesqueira). Esta aeronave monomotor apresenta um perfil de missão muito parecido com seu irmão maior, o Albatross.

O Osprey foi concebido para a missão de reconhecimento aéreo marítimo ou terrestre, e ataque leve ao solo. A Aeronave apresenta alta comunalidade com o Albatross o que permite a otimização de missões e do custo operacional da frota.

Tanto o Albatross como o Osprey compartilham os mesmos sistemas de terra e de comunicação.

AKR-HA, o novo conceito da Akaer para missões na estratosfera
Sempre com um olhar apurado para as demandas futuras do mercado, a Akaer está mirando um novo passo: criar uma aeronave capaz de voar acima de 50 mil pés (15 Km) de altitude com a capacidade de executar missões de sensoriamento e possivelmente relay de comunicações.

Este tipo de aeronave é particularmente importante em missões militares para suporte de operações de UAVs além do horizonte. Com o custo muito menor do que um satélite e com uma latência de sinais eletromagnéticos muito melhor, o HAPS (High Altitude – Pseudo Satellite) é uma necessidade para um país com a superfície terrestre e oceânica do Brasil.

AKR-HA é o primeiro projeto conceitual de um HAPS Brasileiro

UAV híbrido à hidrogênio e nova família de drones de Carga
A Akaer, sempre buscando novos conhecimentos e tecnologias, obteve junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a aprovação de uma subvenção para o desenvolvimento de uma aeronave não tripulada (UAV) de propulsão híbrida à base de hidrogênio. No momento o projeto foi nomeado AKR-H2.

Akar-H2 pousando na Esplanada em Brasília

O projeto inovador e único no país permitirá que a Akaer trabalhe em um protótipo para desenvolvimento de um UAV de pequeno porte eVTOL. O objetivo é demonstrar a viabilidade técnica de uma aeronave de transporte de cargas utilizando propulsão de energia limpa. É também foco da Akaer avaliar a alternativa de propulsão híbrida através de um gerador a etanol. Esta parte do projeto, entretanto, aguarda uma fonte de financiamento.

Com base na tecnologia que será desenvolvida com o projeto AKR-H2, a Akaer pretende desenvolver uma família de aeronaves não tripuladas para transporte de carga, focada no uso civil, mas que poderá servir também para outras aplicações como humanitárias e militares.

Outras novidades na LAAD
Entre os produtos apresentados na LAAD estão o programa de modernização de veículos de combate blindados “Cascavel”; a modernização das asas da aeronave “P3-A Orion” da Força Aérea Brasileira (FAB), e a câmara “3UCAM” para nanosatélites que está instalada no satélite VCUB e tem lançamento previsto para os próximos meses. A empresa também pretende apresentar o monóculo de imagem termal OLHAR; o IRSA, que trata-se do conjunto sensor infra-vermelho que equipa o míssil Ar-Ar A-DARTER, além de outros produtos importantes para o setor de defesa.  

Sobre a Akaer
A Akaer possui 31 anos de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0, com clientes no Brasil e no exterior. A empresa fica sediada no município de São José dos Campos (SP/Brasil), e tem escritórios comerciais em outros dois países – Turquia e Portugal.

A empresa levou novidades exclusivas para a LAAD, como baterias, UAVs híbridos, câmeras de satélite e anúncio de novas parcerias. O evento ocorreu no RioCentro e reuniu grandes empresas e organizações do setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque