Pesquisar este portal

10 abril, 2023

Embraer quer E195-2 maior, Índia e China

A Embraer e seus E-Jets consolidaram-se como a terceira maior força mundial no mercado de aviação comercial – e agora a fabricante brasileira quer mais.


*Airline Rating, por Andreas Spaeth - 10/04/2023

Mais vendas de seus aviões E2 e discutindo possíveis linhas de montagem final na Índia e/ou China, bem como ponderando um trecho adicional da variante E195-E2 mais longa. Deixando para trás as nuvens negras da fracassada aquisição da Boeing em 2020, e voltando ao modo de crescimento, a Embraer já se tornou líder mundial no mercado de aeronaves abaixo de 150 assentos – com 29% do total de entregas neste segmento, contando desde turboélices para os menores tipos de Airbus e Boeing.

Atualmente, tem pedidos firmes para 1.747 E-Jets da primeira geração do E1, com o E175 ainda em produção, e 270 compromissos firmes para a nova geração do E2, com mais de 1.350 atualmente em serviço em mais de 80 companhias aéreas em 50 países. No final de 2022, a carteira de pedidos de E2s era de 201 aeronaves – para 194 E195-E2s e apenas sete E190-E2s.

Mas em comparação com os atuais 785 pedidos firmes para o A220, o E2 da Embraer ainda está um pouco à frente – e os brasileiros estão tentando aproveitar o momento da constelação de mercado se alinhando a seu favor.

A Bombardier vendeu recentemente seu negócio Regional Jet para a Mitsubishi e o fabricante japonês jogou a toalha por conta própria, o Space Jet, há muito atrasado. Devido à guerra russa na Ucrânia, nem o Irkut MC-21 nem o Sukhoi Superjet iriam atrapalhar, deixando principalmente o Airbus A220 (anteriormente C-Series da Bombardier) como o único oponente sério.

Em 2022, um total de 57 E-Jets foram entregues, 13% a mais do que no ano anterior – “apesar dos problemas da cadeia de suprimentos”, disse o CEO do grupo Embraer, Francisco Gomes Neto, em conversa com a Airlineratings.com durante uma recente visita da mídia ao Brasil . Isso fica claro ao passar pela fábrica de São José dos Campos, com um número considerável de E195-E2s sem motor estacionados e prontos para entrega. “E queremos voltar a produzir cem E-Jets por ano rapidamente, devemos chegar a esse número provavelmente daqui a quatro anos”, afirma Gomes Neto. Dos 60 E-Jets vendidos no ano passado, 48 eram do tipo maior E195-E2, mostrando claramente a tendência para aeronaves maiores, observadas tanto no Airbus A220-300, quanto nas vendas do A321neo, ao invés de variantes menores da família .

Com meta de 60 a 70 entregas comerciais para 2023, a Embraer está em modo de expansão. “O foco em 2023 é o crescimento”, insiste o otimista CEO do grupo. Literalmente, isso também pode ser uma opção para a aeronave atualmente mais longa da Embraer, o E195-E2. Sua fuselagem longa e fina já mede 41,5 metros de comprimento, quase quatro metros a mais que o A320neo, mas apenas para 132 passageiros em um típico, ou máximo de 146 clientes em um layout de cabine de alta densidade, devido ao seu diâmetro de fuselagem mais estreito. Embora a Embraer tenha abandonado os estudos iniciais por mais um período em 2011, citando problemas com o retorno esperado do investimento, isso agora parece ter mudado. “Temos o know-how para o fazer, mas ainda não está nada decidido e há outras prioridades a curto prazo”, diz Gomes Neto.

A Embraer faz um forte argumento de como prevê o E2 deixando uma marca ainda maior no mercado: Um argumento é a próxima substituição de jatos E1 com doze anos em média e outros jatos regionais antigos. Até 2041, a empresa vê a necessidade de um volume total de 8.670 jatos abaixo de 150 assentos, dos quais 43% serão para crescimento, com o restante para reposição. Isso também afeta os modelos mais antigos do Airbus A319 e Boeing 737-700 e, claro, a Embraer quer uma boa parte dessa demanda por seus produtos. “Obter um quarto disso é o nosso objetivo”, sublinha o CEO do grupo, Francisco Gomes Neto. Seu colega CEO comercial, Arjan Meijer, menciona “um grande número de discussões atuais sobre E2”, na esperança de produzir pedidos de “vários números de três dígitos de E2s”.

Atualmente, a empresa impulsiona as vendas na Europa com dois clientes particularmente lucrativos que ainda não deram nenhum passo para encomendar E2s. Um deles é o Grupo Lufthansa (atualmente voando 34 E195 e 16 E190, além de 119 A319 e 28 CRJ900). A outra, a LOT Polish Airlines, opera 44 jatos Embraer no total, ficando em segundo lugar na Europa, atrás apenas da KLM, com atualmente 49 e em breve 65 E-Jets. “A LOT e a Lufthansa são extremamente importantes para nós, pois utilizam os jatos da Embraer há décadas”, enfatiza o CEO Francisco Gomes Neto. Mas é claro que o alcance da Embraer é global. A China é um alvo significativo, pois o país concedeu recentemente a certificação do tipo E2, alimentando as esperanças de vendas. A Índia é outro foco. “Os E-Jets podem complementar aeronaves maiores, estamos muito próximos das companhias aéreas indianas”, diz Gomes Neto.

Como o E2 pode atrair novos clientes, complementando os jatos maiores existentes com os menores do Brasil, foi recentemente ilustrado pela transportadora de baixo custo Scoot de Cingapura, uma subsidiária da Singapore Airlines (SIA). Em fevereiro, a transportadora que opera Airbus A320 e Boeing 787 anunciou um contrato de leasing para nove E190-E2. A companhia aérea disse que usaria o menor jato do grupo SIA em rotas mais finas e não metropolitanas de curta e média distância de até cinco horas de duração fora de seu hub de Changi a partir de 2024. Se isso for bem-sucedido, o CEO da Soot vê potencial para mais E2s.

Enquanto isso, o avião turboélice que a Embraer se preparava para lançar foi adiado. Apesar disso, a empresa já havia recebido cartas de intenção para 520 pedidos, com a Air Sérvia manifestando interesse publicamente. “Existe uma demanda potencial por turboélices, mas atualmente não há motores apropriados, então precisamos trabalhar um pouco mais”, disse o CEO do grupo ao Airlineratings.com. Ele ainda vê como uma boa oportunidade, mas destaca que o novo conceito sustentável da família de aeronaves Energia é outra, sugerindo uma possível fusão dos dois projetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque