Pesquisar este portal

17 abril, 2023

Negócio de serviços da Embraer em pleno crescimento; visando expansão nos EUA


*Aviation Week, por Sean Broderick - 17/04/2023

A forte demanda por jatos regionais de duas classes tem as duas instalações de manutenção pesada da Embraer nos Estados Unidos praticamente esgotadas até 2024 e olhando para a expansão em sua base de revisão em Nashville, Tennessee.

"Sabemos que nossos clientes na América do Norte realmente gostam de nossa instalação em Nashville", disse o VP global de MRO Frank Stevens à Inside MRO da Aviation Week. "Estamos olhando para a expansão lá porque estamos em nove linhas e estamos esgotados até 2024."

O apelo da instalação da Embraer Aircraft Maintenance Services em Nashville se deve a vários fatores, explicou Stevens durante um evento recente com a imprensa na oficina. O aeroporto é um ponto natural de término para vários clientes que atendem a cidade. Ele também possui uma variedade de oficinas e uma oficina de componentes de 50.000 pés quadrados na cidade vizinha de LaVergne, que lida com grandes estruturas compostas, controles de voo e uma variedade de outras peças.

Nashville possui nove baias, todas dedicadas ao trabalho de verificação pesada. Uma baia havia sido reservada para trabalhos eventuais ou não programados, como o recente avião para reparo do revestimento após uma colisão com um veículo de serviço terrestre. Mas a demanda por trabalho pesado, incluindo a transição de aeronaves arrendadas para novos operadores, convenceu a Embraer a usar todas as baias disponíveis. Sua produção atual é de cerca de 170 verificações pesadas por ano.

A outra oficina de verificação pesada da Embraer nos Estados Unidos, em Macon, Geórgia, possui seis linhas e está quase tão ocupada.

"Poderíamos colocar um ou dois aviões lá e depois estaríamos cheios até 2024", disse Stevens.

Depois de alguns anos tumultuados que incluíram uma quase fusão com a Boeing, atrasos em seu programa E175-E2 e, é claro, a pandemia, a Embraer está buscando um terreno mais sólido. Um plano de cinco anos se concentra no crescimento de produtos e capacidades principais, enquanto aposta fortemente na mobilidade aérea urbana (UAM) com sua afiliada Eve.

Seu negócio de serviços, criado em 2016, faz parte do núcleo da empresa - e é um de seus pontos brilhantes.

Serviços cresceram 12% em 2022
O negócio de serviços da Embraer - que atende clientes de aviação comercial, executiva e militar - cresceu 12% em 2022, chegando a cerca de US$ 1,3 bilhão. O número representa 28% das receitas da empresa. Os serviços fizeram o trabalho com apenas cerca de 2.300 funcionários, ou 13% da força de trabalho de 18.000 pessoas da empresa.

"E estamos crescendo", disse Danielle Vardaro, vice-presidente de suporte ao cliente em todo o mundo e vendas de pós-venda da Embraer.

A demanda por manutenção de estrutura de aeronaves é limitada pela capacidade. Mas o trabalho de componentes e serviços relacionados, como acordos de "power-by-the-hour", nos quais os operadores compartilham pools de peças sobressalentes, estão contribuindo para o aumento dos serviços. Apenas cerca de 10% do trabalho em LaVergne suporta o negócio de manutenção pesada da Embraer - o restante é para clientes externos.

A demanda por mais trabalho de manutenção pesada está lá, e a Embraer planeja aproveitá-la. A Embraer diz ter capturado cerca de 70% do mercado norte-americano para trabalho de séries E170 e E190. Outros 15% são feitos pelos próprios clientes. Isso deixa 15% que é atualmente contratado para instalações não pertencentes à Embraer.

"Sabemos exatamente qual é nosso objetivo", disse Neal Reagor, diretor comercial da EAMS.

"Mesmo que tivéssemos três hangares a mais hoje, provavelmente estaríamos cheios", acrescentou Stevens. "O mercado está nos impulsionando."

"Estamos adicionando eficiência à operação"
Enquanto isso, a Embraer está se apoiando fortemente em ser mais eficiente para ajudar a criar capacidade. Nashville está prestes a se tornar completamente digital na oficina, desde a importação fácil de documentos em papel e PDFs fornecidos pelos clientes até a assinatura eletrônica.

Todo o trabalho não rotineiro já é todo digital; um teste nas próximas semanas validará o processo para trabalho rotineiro, disse Jason Grafton, COO comercial de MRO da Embraer.

"Estamos fazendo a prova de conceito em abril e esperamos ter o rollout completo em julho", disse ele.

A Embraer usa o software FleetCycle da EmpowerMX.

Os processos digitais ajudaram a Embraer a reduzir os tempos de entrega geral e aumentar a previsibilidade. Nashville costumava precisar de cerca de 25 dias para uma verificação básica do E175 - agora a figura é de 19 a 21 dias, disse Stevens.

Há seis anos, a taxa de pontualidade de Nashville para inspeções pesadas era de cerca de 50%. Agora, ela está acima de 90% e tem sido de 95% ou mais há três meses seguidos, acrescentou ele.

"Estamos fazendo as vezes de retorno mais rapidamente", disse Stevens. "Estamos adicionando eficiência à operação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque