Pesquisar este portal

18 abril, 2023

Honeywell certificará alterações em aviônicos para conversões de cargueiros E-Jets da Embraer


*Aviationline, por Pablo Diaz - 17/04/2023

Com o lançamento da nova versão cargueira dos E-Jets da Embraer, a Honeywell terá que adaptar e modificar o sistema aviônico para suportar a operação cargueira da nova aeronave. “O sistema de cabine de pilotagem da aeronave já é da Honeywell, mas teremos que reconfigurá-lo para voar operações de carga, pois o perfil de uso e operação de uma aeronave de carga é diferente de uma aeronave de passageiros”, explica Rogério Botelho, Diretor de Desenvolvimento de Programas na Honeywell Aerospace.

A Honeywell, aliada de longa data da Embraer, está envolvida em diversos projetos com a gigante brasileira da aviação. A assinatura deste novo contrato representa não apenas a ampliação da colaboração entre as duas empresas, mas também o desenvolvimento de um novo cenário no mercado de aviação latino-americano. “Este novo acordo é outro exemplo da força da nossa colaboração. É também uma prova da força do setor de aviação de carga, que cresceu significativamente durante a pandemia e manteve o ritmo no último ano. A Embraer percebeu esse movimento no mercado e lançou o projeto de conversão”, explica Botelho.

O E-Freighter, uma oportunidade para Embraer e Honeywell
Para Botelho, as empresas de leasing de aeronaves também podem ser potenciais clientes desse processo de conversão. “Nossa expectativa é que essas empresas se beneficiem da crescente demanda por aeronaves cargueiras, aliada à recuperação do mercado de passageiros. Como os E-Jets de primeira geração estão no mercado desde o início dos anos 2000, muitas empresas de leasing confiam nessa aeronave, que pode atender às necessidades de carga ao se tornar parte da frota”, acrescentou.

A conversão de carga total está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, que devem entrar em serviço em 2024. A Embraer estima um mercado para aeronaves desse porte de aproximadamente 700 aviões nos próximos 20 anos. “Temos uma equipe na sede da Embraer em São José dos Campos totalmente focada neste projeto. A Embraer está fazendo as mudanças necessárias na estrutura da aeronave e outros sistemas, enquanto na Honeywell estamos trabalhando no sistema aviônico. É um momento de crescimento orgânico muito importante para nossa colaboração e negócios na América Latina”, conclui Rogério Botelho.

Em resumo, a Honeywell e a Embraer assinaram um novo contrato para a Honeywell configurar e certificar alterações no sistema aviônico dos E-Jets de primeira geração da Embraer para dar suporte às operações de carga. Este acordo marca a expansão da colaboração entre as duas empresas e destaca o crescimento do setor de aviação de carga. Espera-se também que o processo de conversão atraia potenciais clientes, incluindo empresas de leasing de aeronaves. O projeto está em andamento e a conversão de carga completa estará disponível para todas as aeronaves E190 e E195 programadas para entrar em serviço em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque