Pesquisar este portal

05 maio, 2023

Embraer e Finep assinam acordo para desenvolvimento de plataformas demonstradoras de novas tecnologias aeronáuticas


*LRCA Defense Consulting - 05/05/2023

A Embraer e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram hoje um acordo para o desenvolvimento de plataformas demonstradoras de novas tecnologias aeronáuticas.

A oficialização da aplicação do recurso público voltado para compartilhar com as empresas os custos e riscos inerentes às pesquisas e desenvolvimentos de baixo e médio nível de maturidade tecnológica ocorreu durante cerimônia de comemoração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), em São José dos Campos, interior de São Paulo. A solenidade contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth e demais autoridades.

O projeto de inovação, que utiliza recursos não reembolsáveis, de subvenção econômica, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é avaliado em mais de R$ 180 milhões e terá o aporte de R$ 120 milhões da Finep ao longo dos próximos três anos. Os recursos complementares virão como contrapartida da empresa proponente, a Embraer, bem como de cinco coexecutores: Alltec, Equatorial, Eleb, Motora e TecCer. No contrato é previsto o desenvolvimento de bancadas de teste em solo (RIGs), softwares e uma aeronave modular remotamente operada para realização de ensaios em condição real de voo, com o objetivo de elevar o nível de maturidade destas novas tecnologias.

“Estamos muito felizes em dar continuidade à nossa longeva parceria com a Finep e poder contribuir com o avanço de tecnologias e transbordamento dos conhecimentos para outros setores da economia brasileira, avançar na agenda de descarbonização do planeta e gerar benefícios socioeconômicos ao Brasil, por meio da inovação, ciência e tecnologia”, disse Henrique Langenegger, Engenheiro-Chefe da Embraer.

“O projeto com a Embraer estabelece um tipo de arranjo, entre os executores, que oferece grande potencial de inovação, e é um modelo a ser seguido em várias áreas para solucionar encomendas tecnológicas lideradas por empresas âncora, e que envolvam parcerias com empresas de vários portes e ICTs”, afirmou o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza.

Para compor o projeto serão contratados Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Escola de Engenharia de São Carlos, que pertence à Universidade de São Paulo (USP), fortalecendo ainda mais a relação entre Governo, Academia e Indústria – a tríplice hélice que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico.

A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo amplamente utilizado em países desenvolvidos e operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC). O objetivo é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque