Pesquisar este portal

01 maio, 2023

Embraer impulsiona fortemente seu C-390 Millenium no mercado internacional


*EDR - European Defence Review - 28/04/2023

Após o anúncio na LAAD 2023 do acordo com a Saab, empresa sueca agora envolvida no marketing do C-390 Millenium na Europa e primeiramente na Suécia, a Embraer forneceu um briefing completo sobre as novidades sobre sua aeronave de transporte/tanque Millenium.

Com uma frota envelhecida de C-130H ainda em serviço ao redor do mundo, cerca de 22 aeronaves têm entre 32 e 42 anos, a empresa campeã do espaço aéreo brasileiro olha com interesse para substituí-los por seus aviões bijato.

Em operação com a Força Aérea Brasileira (FAB) desde setembro de 2019, o serviço já conta com cinco aeronaves em serviço e declarou a plena capacidade operacional em março de 2023. A nova aeronave comprovou sua eficácia em diversas missões humanitárias e exercícios militares. A primeira missão internacional do C-390 foi a entrega ao Líbano de 6.000 kg de suprimentos médicos após a explosão no porto de Beirute. Entre os dias 12 e 13 de agosto de 2020 um C-390 voou de São Paulo para Fortaleza, depois para Cabo Verde, Valência e finalmente Beirute, totalizando 15:51 horas de voo, 34 contando com o voo de volta.

Em 2020/21, a aeronave apoiou o combate à COVID no Brasil transportando cerca de 1.800 toneladas de insumos para um total de 600 horas de voo, conectando diversas localidades dentro do país, decolando das três principais cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As cargas incluíam vacinas, oxigênio líquido, equipamentos médicos, ambulâncias e até um hospital de campanha. Em agosto de 2021, o C-390 estava mais uma vez no ar para transportar ajuda humanitária após o terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti. Ao todo, 10.500 kg de material e 32 bombeiros brasileiros foram transportados de Brasília para Porto Príncipe.

Essas missões não impediram o desenvolvimento das capacidades da aeronave. Airdrop em baixa e alta altitude foi certificado, incluindo o sistema de cálculo de ponto de queda computadorizado contínuo integrado nos aviônicos do avião. Vinte e quatro CDS (Sistema de Entrega de Contêineres) de 48 × 48 polegadas foram lançados em sequência em uma única passagem, bem como uma carga única de 19 toneladas em baixa altitude e baixa velocidade, essa capacidade subindo para 24 toneladas.

Em março de 2022 um C-390 da FAB voou de Brasília para Varsóvia na rota Recife, Cabo Verde, Lisboa, levando no voo de volta 68 civis, 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, dos quais 14 crianças, que escaparam do conflito na Ucrânia. No caminho, a aeronave carregava 11.000 kg de suprimentos, toda a missão durando 30 horas de vôo. Em 2023, as aeronaves de transporte da FAB estão entregando rotineiramente suprimentos por via aérea para os povos indígenas Yanomami que vivem entre os rios Orinoco e Amazonas. Essas entregas diárias consistem em lançamentos simultâneos de 10 CDS, com erro circular padrão inferior a 50 metros, segundo dados fornecidos pela FAB.

As atividades militares viram um C-390 participando do US Culminating Exercise 2021; isso aconteceu na Louisiana em janeiro e viu um lançamento aéreo combinado de pára-quedistas americanos-brasileiros liderados por 9 USAF C-17 que sobrevoaram a zona de lançamento em 2 minutos de intervalo, seguido após um intervalo de 5 minutos por seis USAF C-130J lançando suas cargas em 30 intervalo de segundos e, finalmente, 5 minutos depois pelo C-390 da FAB.

Em setembro do mesmo ano, os C-390 da FAB participaram da Operação Cooperação VII na Colômbia, operando em pistas de até 2.100 metros de altitude, realizando missões simuladas de assistência humanitária, incluindo lançamentos aéreos de paraquedistas, dentro do esquema SICOFAA (Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas ).

Em junho de 2022, foi realizado o primeiro lançamento aéreo de reabastecimento da estação de pesquisa brasileira na Antártida; 10 cargas contendo 2.500 kg de alimentos e suprimentos foram lançados em uma zona de queda de 400 × 200 metros. Nenhum pouso está previsto por enquanto, o que requer uma necessidade operacional e condições climáticas favoráveis, operações realizadas em conjunto pela FAB e Embraer.

As capacidades de reabastecimento ar-ar foram certificadas, dia e noite, com o F-5M e A-1M em velocidades entre 180 e 300 nós e altitudes de até 32.000 pés, com um fluxo de transferência de combustível de até 1.800 litros por minuto. Sistemas de proteção balística, autoproteção e geração de gás inerte também foram qualificados. Isso levou a FAB a participar do exercício Salitre IV, no Chile, que contou com a redistribuição de um KC-390 e seis F-5. Foram realizadas 50 missões de combate com 100% de disponibilidade do avião-tanque que realizou o primeiro reabastecimento em combate em missão internacional.

Outra capacidade certificada é o uso de tanques de combustível auxiliares roll-on/roll-off, cada um carregando 4.000 kg de combustível extra. Estes são usados ​​principalmente em missões de Busca e Resgate, o kit SAR incluindo dois desses tanques, bem como portas com janelas de bolhas para observadores, um radar SAR, além de sensores infravermelhos. Na configuração SAR, o C-390 é certificado para operar até o meio do Atlântico. Quanto às operações não pavimentadas/despreparadas, o C-390 provou ser capaz de operar em CBR (California Bearing Ratio) 4 a 8. Para missões de combate a incêndio, o C-390 emprega o MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System), com portas sendo substituídas para permitir as mangueiras que pulverizam o retardante hospedado no tanque de 11.000 litros.

Nos primeiros 3,5 anos de operação, o C-390 da FAB totalizou mais de 8.200 horas de voo com 6.000 ciclos de voo, com disponibilidade técnica de 80% e taxa de conclusão de missão de 99,5%, segundo dados da Embraer e da FAB. Mais quatorze aeronaves devem ser entregues ao Brasil, sendo que a número 6 está sendo aguardada para o final de abril deste ano, a sétima está na linha de montagem enquanto as submontagens das oito estão sendo preparadas.

Portugal recebeu o seu primeiro avião no final de outubro de 2022, estando ele atualmente adaptado à configuração da NATO. Isso inclui o MIDS JTRS Link-16 da Viasat, um GPS militar fornecido pela Thales, um modo IFF/Transponder 4/5 com criptografia KIV-77, um rádio HF com um terminal leve KY-100 para comunicações de voz seguras e um V/UHF AN/ARC-210 Sistema Integrado de Comunicações. Também será instalado um recurso de lançamento aéreo JPADS com antenas GPS fornecendo sinal de localização para o cockpit e compartimentos de carga para programar tablets e unidades de orientação automatizadas. A Hungria assinou por duas aeronaves e a Holanda por cinco, todas entregues de acordo com o padrão da OTAN.

Novos módulos estão sendo desenvolvidos, entre os quais um biocontainer aeromédico roll-on/roll-off disponível em diferentes layouts, sala limpa, unidade de terapia intensiva (UTI), ambulatório de assentos ou MEDEVAC. Uma configuração apresentada no LAAD foi baseada em sete módulos; movendo-se do módulo frontal n.1 acomodava quatro passageiros e o banheiro, n.2 e n.4 hospedavam dois leitos de UTI, n.3 e n.5 uma cama de UTI e dois assentos para pessoal médico, enquanto n.6 e n.7 eram contêineres de carga útil. Na configuração do MEDEVAC, podem ser instalados dois contêineres maiores com 36 macas cada, seguidos pelos habituais dois contêineres de carga.

No entanto, um dos desenvolvimentos mais interessantes, realizado em cooperação com a L3Harris, é o navio-tanque KC-390 Agile, que será equipado com uma lança voadora que permitirá ampliar consideravelmente o tipo de aeronave que pode ser reabastecida pelos Millenium, com os F-16s e F-35s sendo parte deles. O KC-390 Agile será o primeiro avião com rampa a ser equipado com sistema de reabastecimento de boom, o que traz consigo alguma complexidade que a Embraer admite, mas a empresa também destacou que o sistema será modular, portanto a aeronave será reconfigurável em seu padrão papel.

Cabe ressaltar que os Gripens da FAB ainda não iniciaram as missões de reabastecimento aéreo com o C-390; eles vão explorar sistemas de mangueiras e drogue de ponta de asa. Porém, de acordo com a Embraer, esses testes não faziam parte do contrato original, portanto estão planejados para 2024. A abertura dessa capacidade será fundamental não apenas para o Brasil, mas também para a Hungria, que também voa o caça de origem sueca, bem como para a própria Suécia, sendo um plus na campanha de marketing naquele país, cuja frota de Gripen está destinada a aumentar ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque