![]() |
Imagem meramente ilustrativa |
*LRCA Defense Consulting - 21/10/2025
A controladora da Gol, o Grupo Abra, está em plena expansão estratégica, com planos de modernizar e ampliar significativamente a frota das companhias aéreas sob seu comando. Em meio a esse movimento, o CEO da Gol, Celso Ferrer, revelou durante um evento em Lima que a empresa está avaliando a incorporação de aeronaves da Embraer, fabricante brasileira de aviação, às suas operações. A declaração abre espaço para uma possível retomada de parceria histórica entre a Gol e a Embraer, que já operou modelos como o E195 em sua frota no passado.
Expansão com Airbus
Paralelamente, o Grupo Abra já confirmou grandes
movimentações com a Airbus. Em outubro de 2025, a holding exerceu opções para
adquirir mais 50 aeronaves A320neo, elevando o total de encomendas para 138
unidades do modelo narrowbody, que serão entregues até 2032. A primeira
aeronave com cabine Airspace já está prevista para chegar no final de 2025 e
será incorporada à frota da Avianca.
Além disso, o grupo assinou acordos de leasing com a Avolon para cinco Airbus A330-900neo, com possibilidade de mais duas unidades, totalizando até sete widebodies. As entregas estão programadas para 2026, e a decisão sobre qual companhia aérea, Gol, Avianca ou até mesmo a espanhola Wamos Air, da qual o grupo é investidor estratégico, operará esses aviões será definida pela própria holding, com base em oportunidades de mercado, capacidade e condições financeiras.
Estratégia de crescimento e mercado
A estratégia do Grupo Abra é clara: consolidar-se como um
dos principais players da aviação na América Latina, com frota moderna,
eficiente e sustentável. Os novos modelos da Airbus prometem redução de até 14%
no consumo de combustível por assento e até 60% menos ruído em relação às
gerações anteriores, alinhando-se a metas ambientais e operacionais.
A holding também anunciou planos de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos, o que pode injetar recursos significativos para financiar essa expansão. O pedido confidencial já foi enviado à SEC, e a expectativa é de que o movimento fortaleça ainda mais a posição do grupo no mercado internacional.
Futuro das frotas
Embora o foco imediato esteja nos modelos da Airbus, a
avaliação de aeronaves da Embraer indica que o Grupo Abra mantém um leque de
opções aberto. A inclusão de aviões brasileiros poderia fortalecer a presença
regional da Gol, especialmente em rotas de média capacidade, onde os modelos
E-Jets ou até o novo E2 seriam competitivos.
Com uma frota em constante renovação, sinergias entre Gol e Avianca sendo exploradas e planos ambiciosos de expansão, o Grupo Abra está moldando um novo capítulo para a aviação latino-americana, com eficiência, sustentabilidade e crescimento como pilares centrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).