Pesquisar este portal

19 setembro, 2020

Embraer A-29 Super Tucano: testado e aprovado em combate no Afeganistão

 


*LRCA Defense Consulting - 19/09/2020

Além de armamento capaz, a aeronave de ataque ao solo Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã possui um painel adicional na lateral sob o vidro da cabine como escudo para resistir aos disparos de canhões antiaéreos.

A Força Aérea Afegã recebeu recentemente mais quatro A-29 Super Tucano dos EUA, totalizando 18 unidades recebidas desde 2016. Está previsto que, no próximo ano, mais seis Super Tucanos lhe serão doados.

O A-29 Super Tucano estreou na Força Aérea do Afeganistão em janeiro de 2016 e, desde então, passou a ser empregado em atividades de contraguerrilha com muito sucesso.

Os A-29 operados no Afeganistão foram montados pela Sierra Nevada Corporation (SNC), nos Estados Unidos. A empresa é parceira da Embraer na área militar desde 2013. O Super Tucanos afegãos têm partes fabricadas no Brasil e os componentes importados são enviados diretamentea fábrica da SNC, em Jacksonville, onde a versão americana é finalizada.

O Super Tucano é considerado atualmente uma das aeronaves leves mais e avançadas para missões de ataque ao solo e pode ser empregado até como caça. O modelo pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou sensores, em operações de reconhecimento. Também pode levar mísseis orientados por calor, capazes de perseguir e abater helicópteros ou aviões de baixa performance.

O motor turbo-hélice do Super Tucano gera até 1.600 hp, o suficiente para levar à aeronave a velocidade máxima de 590 km/h e até 10,6 mil metros de altitude. Se voar com tanques de combustível externos, pode realizar viagens de até 2.800 km ou permanecer voando por quase nove horas sem interrupções.

Cada Super Tucano custa cerca de US$ 14 milhões e o custo de manutenção do avião é considerado baixo: cada hora de voo com a aeronave militar da Embraer custa cerca de US$ 400.


*Com informações de Airspace Review e Airway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque