Pesquisar este portal

01 dezembro, 2020

Empresas do Setor de Defesa prospectam negócios em missão oficial na Ucrânia


*LRCA Defense Consulting - 01/12/2020

Representantes de 13 das maiores empresas brasileiras do Setor de Defesa se encontram na Ucrânia prospectando oportunidades de negócios: Akaer, Atech, Avibrás, Condor, Embraer, Imbel, Inspirar, Kryptus, Nanonib, Nitroquímica, Senai Simatec, SLO3 e Taurus Armas.

As empresas estão integradas na delegação da Missão Técnica Brasil-Ucrânia e no Diálogo da Indústria de Defesa (DID), liderada pelo Ministério da Defesa brasileiro, em eventos ocorrendo no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020, sob a chefia do Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes. Os representantes brasileiros visitarão fábricas e locais de teste da Ucrânia.

O Vice-primeiro-ministro e Ministro de Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Oleg Urusky, observou que considera a cooperação entre a Ucrânia e o Brasil uma complementaridade, pois os dois países têm algo a oferecer um ao outro.

“Será uma via de mão dupla. Nossos países estão iniciando uma nova área de cooperação com grandes perspectivas. Já temos experiência de cooperação, em particular durante a implementação do projeto internacional Cyclone -4. Nos encontramos e entendemos que agora nossa cooperação atingirá um novo patamar ", disse Urusky.

O Vice-primeiro-ministro também expressou a esperança de que a cooperação com parceiros brasileiros da indústria de defesa ajude a dar um maior suporte à indústria de defesa ucraniana, que tem sofrido perdas devido à pandemia global.

"O diálogo de defesa entre a Ucrânia e o Brasil abre novas oportunidades para o comércio e as exportações e deve incluir planos ambiciosos para entrar em conjunto nos mercados de terceiros". A afirmação foi do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytró Kuleba, em seu discurso na abertura do Primeiro Diálogo da Indústria de Defesa entre Ucrânia e Brasil em Kiev, informa Ukrinform com referência à assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia .

“Hoje iniciamos uma nova página de cooperação entre a Ucrânia e o Brasil na indústria de defesa. Estas são novas oportunidades para as exportações e comércio da Ucrânia ”, disse Kuleba.

De acordo com o ministro, a cooperação entre a Ucrânia e o Brasil não deve se limitar ao comércio bilateral, mas também incluir planos ambiciosos de entrar em conjunto em mercados de terceiros países, especialmente na América Latina, Ásia, África e Europa.

“Este diálogo estabelece uma base sólida para uma cooperação mutuamente benéfica de longo prazo entre representantes de agências de defesa e empresas de nossos dois países”, disse o ministro.

Kuleba disse que as consultas ao lado brasileiro já demonstraram o interesse das empresas brasileiras da área da indústria de defesa em estabelecer um diálogo com a Ucrânia. “O Brasil tem esse diálogo com apenas cinco países: Argentina, Estados Unidos, Portugal, França e Índia”, disse o diplomata.

Segundo ele, a visita do presidente do Brasil à Ucrânia, prevista para o próximo ano, deve servir como um poderoso impulso para o desenvolvimento da parceria entre Ucrânia e Brasil.


Histórico
O Ministro da Defesa brasileiro assinou, em 19 de novembro, autorização para que o Secretário de Produtos de Defesa fechasse um Memorando de Entendimento relativo à Cooperação Mutuamente Benéfica no Campo da Cooperação Científica e Tecnológica e Comercialização de Produtos de Defesa entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e o Ministério das Indústrias Estratégicas da Ucrânia

Anteriormente, em setembro, representantes do Brasil e da Ucrânia se reuniram por videoconferência. A reunião teve a participação do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko; do Adido de Defesa da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Savchenko; do Primeiro- Ministro Adjunto para Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Valery Ivashchenko; do Diretor Geral Adjunto de Marketing e Vendas, Ukroboronprom Mykhail Morozov; do Vice-presidente da Agência Espacial Estatal da Ucrânia, Volodymyr Mikheyev; de representantes do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia; de representantes da Empresa Estatal SPZ “SpetsTechnoExport” e de outras empresas do complexo industrial de defesa daquele país.

Durante a conferência, foi discutido o estado atual da cooperação entre as indústrias de defesa e as formas de intensificá-la. Cada lado apresentou sua visão de possíveis tópicos para um diálogo posterior. O diretor da empresa SpetsTechnoExport, para além das propostas para o fornecimento de armas modernas e equipamento militar, falou sobre as perspectivas de cooperação no domínio dos desenvolvimentos conjuntos e expressou propostas do lado ucraniano sobre possíveis áreas dessa cooperação.

As partes concordaram em assinar dois memorandos: entendimento mútuo sobre o desenvolvimento da produção e uso comercial da produção de defesa e entendimento mútuo sobre cooperação científica e técnica no setor de defesa. A assinatura está prevista como parte da próxima etapa do diálogo, que está ocorrendo durante a visita da delegação brasileira à Ucrânia.  

*Com informações do Ministério da Defesa e da UKRINFORM - Plataforma Multimídia Estrangeira da Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque