Pesquisar este portal

24 dezembro, 2020

Mirando o futuro, Taurus está conquistando alguns dos países que mais crescem no mundo

Fabricante brasileira de armas amplia sua presença em um novo e promissor cenário de países asiáticos como Bangladesh, Índia e Filipinas


*LRCA Defense Consulting - 24/12/2020

Na mira, países com expressivo crescimento e grande potencial
Seguindo firme com a estratégia de avançar no mercado internacional, principalmente em países com expressivo crescimento, a Taurus Armas S.A. está ampliando a diversificação geográfica de suas vendas e passando a ter uma posição de proeminência em mercados com grande potencial, onde seu diferencial é oferecer soluções completas de alta tecnologia.

Bangladesh
A República Popular do Bangladesh (localizada na fronteira Leste da Índia) tem registrado um enorme crescimento nos últimos anos, mesmo num momento em que as economias dos gigantes asiáticos estão estagnadas ou perdendo força. O país deve registrar neste ano uma taxa de crescimento em torno de 8% e superar a China, que prevê um crescimento de quase 6%. Ainda segundo um relatório de competitividade do Fórum Econômico Mundial de 2019, Bangladesh foi o segundo país asiático que mais subiu nesse ranking.

Desde 2017, período em que a Taurus passou por uma forte transformação e iniciou seu turnaround, motivado pelo processo de reestruturação e reengenharia iniciado pela nova administração, a fabricante brasileira vem conquistando este importante mercado e fornecendo milhares de produtos, entre pistolas, espingardas e submetralhadoras, para a Polícia Nacional, para as Forças Auxiliares de Segurança e para as Forças Armadas de Bangladesh. O país asiático é um dos com maior adensamento populacional do mundo, com 162 milhões de habitantes em 147.570 quilômetros quadrados, o que evidencia também o potencial mercado consumidor.

Índia
Outro país promissor e que está entre os que mais crescem mundialmente é a Índia, onde a Taurus assinou no início deste ano uma joint venture dentro do programa do governo local na área de defesa “Make in Índia”, que permitirá a fabricação e comercialização de armas no país. Existe uma expectativa de o governo indiano adquirir, em cinco anos, meio milhão de fuzis CQB (armas menores, para o combate aproximado, como o Taurus T4). A poderosa parceria com o Jindal Group, maior fabricante de aço da Índia e um dos dez maiores do mundo, abrirá o grande mercado indiano aos produtos da Taurus.

De acordo com relatório do Fundo Monetário Internacional, a perspectiva de crescimento econômico da Índia é de 7,1%, superior ao da China que é de 5,9%. O segundo país mais populoso do mundo (1,37 bilhão de pessoas), que deve ultrapassar a China nos próximos 10 anos, é considerado também uma das maiores potências militares do planeta, atrás apenas dos EUA, Rússia e China.

Com mais de 1,3 milhão de homens e mulheres a serviço da nação, a Índia possui a quarta maior força militar do mundo em termos de efetivo, segundo levantamento da Global Firepower. Na área de segurança pública, o número de agentes e policiais armados impressiona. A Índia possui 1,4 milhão de policiais e cerca de 7 milhões de agentes de segurança particulares.

O governo e empresários brasileiros, inclusive, realizaram uma visita diplomática ao país asiático, no mesmo período da assinatura da joint venture pela Taurus. A aproximação brasileira se deve ao fato da Índia ter um forte apelo comercial e oferecer oportunidade para impulsionar objetivos estratégicos do Brasil na relação bilateral, tais como a ampliação e diversificação da pauta exportadora para o mercado indiano, a atração de investimentos indianos e o melhor aproveitamento das potencialidades da cooperação bilateral em defesa, entre outras áreas.

Filipinas
A Taurus também vem conquistando o exigente mercado filipino, comprovando a qualidade, a confiabilidade e a resistência de seus produtos. Recentemente, a empresa recebeu a confirmação de que seu fuzil T4 calibre 5.56 foi vitorioso em todas as fases da licitação internacional para o fornecimento de 12.412 dessas armas ao Exército das Filipinas. Segundo a Taurus, a confirmação oficial e a assinatura do contrato deverão acontecer ainda neste ano.

Em 2018, a companhia venceu um grande contrato para o fornecimento de pistolas striker modelo TS9 para Polícia Nacional das Filipinas. As armas passaram por um dos mais rigorosos testes de avaliação, incluindo teste de resistência de 20.000 disparos, onde as amostras foram plenamente aprovadas sem nenhuma falha. Os testes aplicados superaram em vários requisitos os testes da Norma NATO AC-225. Os lotes foram entregues à corporação em 2019.

Assim como Bangladesh e Índia, as Filipinas possuem uma economia dinâmica e também em rápida expansão. Projeta-se que a economia desse país seja a 5ª maior da Ásia e a 16ª maior do mundo até 2050. Sendo um país densamente povoado, com mais de 108 milhões de habitantes em 300.000 quilômetros quadrados de área (um pouco maior que o estado brasileiro do Rio Grande do Sul), seu grande mercado interno tem potencial para se expandir ainda mais.

Rumo a se tornar a maior empresa de armamento leve do mundo
As profundas transformações efetuadas na empresa, a operação e o ramp-up da nova fábrica nos Estados Unidos, a ampliação e modernização da unidade brasileira, o estabelecimento de uma fábrica na Índia e a agressiva conquista de alguns dos mais importantes e promissores mercados internacionais são fatores que evidenciam o excepcional turnaround da Taurus Armas.

Tais fatores têm tudo para proporcionar um futuro de expressivas vitórias para a companhia e para seus acionistas, tornando cada vez mais possível a concretização de seu objetivo maior: tornar-se a maior e mais poderosa empresa de armamento leve do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque