Pesquisar este portal

04 dezembro, 2020

Presidente da Embraer Defesa & Segurança vê oportunidades no KC-390 e no Super Tucano

Embraer Jackson Schneider

Fonte: Embraer

Jackson Schneider, chefe de defesa da Embraer

*Fligth Global, por Greg Waldron - 02/12/2020

A Embraer Defesa e Segurança viu sua parcela de desafios e sucessos em 2020, e o presidente-executivo da unidade, Jackson Schneider, está otimista com o crescimento na próxima década.

Como acontece com todas as empresas aeroespaciais, a Embraer foi afetada pela pandemia do coronavírus. 
Somando-se a isso, a empresa também viu o colapso dos planos de joint venture com a Boeing em abril. Há alguns anos, a Embraer esperava alavancar a rede de vendas da gigante americana para vender internacionalmente seu transporte tático e petroleiro KC-390.

No segundo semestre do ano, entretanto, a Embraer obteve alguns sucessos notáveis, incluindo a notícia de novembro de que a Hungria encomendaria um par de KC-390 para substituir um trio de Antonov An-26 aposentados.

Isso ocorreu após a entrega de seis aeronaves A-29 Super Tucano de apoio aéreo aproximado às Filipinas. Uma longa jornada para um turboélice nos melhores momentos, a pandemia do coronavírus conferiu ao voo de entrega uma qualidade épica, com escalas nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Emirados Árabes Unidos, Índia, Bangladesh, Tailândia e Vietnã.

Em conversa com a FlightGlobal via Microsoft Teams, o orgulho de Schneider pela entrega nas Filipinas é claro.

“Foi um esforço realmente grande, porque você tem que cruzar o mundo com muitos países afetados [pelo coronavírus]”, diz ele. “Alguns foram fechados, exigiram autorizações especiais, licenças especiais. Mas foi um grande esforço de equipe ... claro, custou mais em termos de energia e em termos de recursos, mas estávamos lá. ”

Manila parecia apreciar o esforço. De acordo com a cobertura do Philippine Daily Enquirer sobre a entrega, o secretário de defesa Delfin Lorenzana cogitou a idéia de adquirir mais seis exemplares.

Entregas à parte, Schneider diz que o maior impacto do Covid-19 foi sentido nas campanhas de vendas, muitas das quais foram suspensas enquanto os governos lutam com a pandemia. Embora seja possível, até certo ponto, discutir produtos avançados de defesa em vez de videoconferência, os clientes preferem falar pessoalmente sobre os inúmeros detalhes dos contratos de defesa.

Filipinas Super Tucano

Fonte: Departamento de Relações Exteriores das Filipinas

Um Super Tucano da Embraer com as cores da Força Aérea das Filipinas

“Não perdemos nenhuma campanha”, diz Schneider. “Apenas suspendemos alguns deles e atrasamos outros. Mas agora estamos retomando-os. Acreditamos que teremos o mesmo ímpeto que tínhamos antes do surto ... e então seguiremos em frente e seguiremos em frente. ”

Schneider, no entanto, se recusa a discutir campanhas individuais para aeronaves carro-chefe, como o KC-390 e o Super Tucano.

“Não comentamos sobre campanhas específicas, porque a concorrência está muito interessada em saber delas”, afirma. Além disso, os clientes governamentais geralmente preferem um certo grau de confidencialidade sobre os negócios de defesa. Ele acrescenta que a Embraer tem “campanhas em todos os cantos do mundo”.

Em relação às perspectivas do KC-390, Schneider está confiante de que a capacidade de carga, velocidade, facilidade de manutenção e flexibilidade da aeronave conquistarão os clientes. Em suma, o tipo é muito promissor internacionalmente - mesmo sem a Boeing.

“A Boeing pode ter adicionado algumas possibilidades em termos de vendas, mas acho que podemos fazer isso sozinhos”, diz ele. Ele aponta o pedido da Hungria e acrescenta que a Embraer espera fechar no ano que vem mais um pedido internacional do tipo. Demonstrando confiança no KC-390, a Força Aérea brasileira já o operou em missões internacionais.

“Tenho quase certeza de que o avião terá sucesso e com ou sem Boeing podemos administrá-lo muito bem e ir em frente e vender o avião em todos os continentes. O avião vai voar em todos os continentes, é uma questão de tempo ”.

Os dados das frotas da Cirium mostram que a Força Aérea brasileira opera três KC-390, com mais 25 encomendados. Além dos dois jatos húngaros, Portugal tem cinco exemplares encomendados. Há também um total de 33 cartas de intenção para o tipo da Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca, Portugal e da empresa de serviços de aviação SkyTech.

KC-390 Embraer

Fonte: Greg Waldron / FlightGlobal

O KC-390 no show aéreo de Paris 2019

Em relação ao Super Tucano, Schneider observa que apesar do ressurgimento de grandes rivalidades de poder, que enfatizarão áreas como inteligência artificial e ciberguerra, permanecerão conflitos não convencionais que requerem um recurso de ataque ao solo como o A-29. Ele observa que o tipo também é um excelente treinador e pode ser eficaz em outras missões, como busca e resgate. Ele tem grandes esperanças em relação ao tipo no sudeste da Ásia, onde também é usado pela Indonésia.

Mais acima no espectro de capacidade, a Embraer está preparando a capacidade de produzir o Saab Gripen E em sua fábrica em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo. Brasília tem 36 encomendas do Gripen E / F, denominado F-39 no Brasil, que envolve uma substancial transferência de tecnologia para o Brasil. Técnicos da Embraer estão na Suécia para aprender as nuances da produção do tipo monomotor. Os Gripens brasileiros serão produzidos inicialmente na Suécia, com produção para transição para o Brasil.

Schneider se esquiva das perspectivas de um segundo lote de Gripens brasileiros, apenas informa que o foco está na construção e entrega do primeiro lote, processo que levará alguns anos.

“Claro, mais tarde eu acho que [um segundo lote] é uma decisão da Força Aérea Brasileira e estaremos lá para apoiar tudo o que eles quiserem em relação ao primeiro lote, segundo lote ou nenhum lote”, diz ele. “O que quer que eles decidam, vamos ajudá-los e apoiá-los.”

Saab F-39E Gripen Brasília

Fonte: Força Aérea Brasileira

Um primeiro F-39E Gripen chegou recentemente ao Brasil

Schneider acrescenta que a Embraer está apoiando os esforços da Saab para comercializar o Gripen para a Colômbia, que busca substituir seus Cessna A-37 e os Kfirs construídos pela Israel Aircraft Industries.

“A Saab está à frente desta campanha e estamos ajudando no que for preciso, mas o líder desta campanha é a Saab. Assim que tivermos a linha de montagem final em Gavião Peixoto, ela poderá ser usada não só para aviões brasileiros, mas para aviões de outros países ... ficaremos mais que felizes em ajudar a Saab a montar aviões não só para a Colômbia, mas para outros países como bem."

Como o KC-390 foi desenvolvido em parceria com Argentina, Chile e Portugal, a Embraer também espera conquistar parceiros internacionais para seu projeto mais recente, um novo projeto de aeronave híbrida elétrica denominado Short Take Off Utility Transport (STOUT). A aeronave resultante do STOUT substituirá o 64 Embraer EMB-110 Bandirantes da Força Aérea Brasileira (designado C-95As).

De acordo com a publicação de aviação brasileira Poder Aero , STOUT será capaz de operar em pistas de pouso acidentadas e não pavimentadas. Terá capacidade para transportar até 30 soldados ou quantidade equivalente de carga. Ao contrário do EMB-110, ele terá uma rampa de carga traseira.

Schneider não se baseará em cronogramas e outros detalhes sobre STOUT. Por enquanto, diz ele, o foco está em investigar as especificidades da aeronave. A Embraer está, no entanto, aberta a trabalhar com parceiros internacionais, chegando a citar a experiência do KC-390 como modelo. Ele acredita que o STOUT oferece uma oportunidade para os países interessados ​​em desenvolver suas próprias indústrias aeroespaciais entrarem no rés-do-chão e diz que tem havido consultas internacionais sobre o projeto.

“Isso é muito bom para países que querem dominar o processo de engenharia aeronáutica, porque você vai desenvolver um avião do zero”, afirma. “E a melhor forma de aprender é aprendendo do início ao fim, cruzando todas as etapas, e entendendo todas as etapas e fases do processo de engenharia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque